Ir ao conteúdo

Excel gerar uma lista de datas com macro

Ir à solução Resolvido por Nilton Cézar,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Estou trabalhando com datas em uma planilha do Excel.

Nesse projeto, eu considero duas datas. Sendo uma data anterior, que eu chamo de data inicial, e uma data posterior, que eu chamo de data final.

Pois bem, para obter algumas informações com base nessas datas, gostaria de uma macro para gerar uma lista de datas, desde a data inicial até a data final (na vertical, ou seja, em uma coluna), de modo a dispor todos os meses com os anos no período considerado.

Então, vejamos como funcionaria essa macro:

• A data inicial será inserida na célula D5; e a data final, na célula D6, ambas em uma guia que eu chamarei de “Data”.
  • Considerando essas datas, gostaria que a macro gerasse a lista de datas na própria guia “Data”, em ordem crescente, a partir da célula C10, no formato mês e ano, como, por exemplo, abr/22 ou abr/2022.
  • Sempre que for gerada uma nova lista de datas, a lista anterior deverá ser excluída, a fim de evitar sobreposição ou embaralhamento de datas, o que inevitavelmente ocasionará confusão na relação de datas geradas.
  • Gostaria que, quando a data inicial fosse posterior à data final, a macro tratasse esse erro e exibisse uma msgbox de advertência, informando, por exemplo: "A data inicial deve ser menor ou igual à data final."
  • Da mesma forma, quando fosse digitada uma data inexistente, como 10/15/2020222, ou, digitada uma data com letras, como 025ssss/mm etc, também fosse incluído um código para tratar o erro relacionado a datas inválidas, com uma msgbox com a informação, por exemplo: "A data inicial é inválida. Por favor, insira uma data válida."

Observação: como se pode notar, a macro irá atuar na guia “Data”, mas pretendo executá-la clicando em um botão presente em outra guia (chamada “Valor líquido”). Não sei se essa informação é importante, mas, na dúvida, resolvi relatar.

Desde já, agradeço quem puder me ajudar na elaboração dessa macro para gerar uma lista de datas de acordo com as orientações acima.

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!