Ir ao conteúdo

Gigabyte B550M DS3H é boa?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

A diferença entre as duas é uns R$ 100,00. Agora se presta depende de qual CPU vai usar, e qual uso vai fazer dele, dependendo pode não ser adequada.

Postado
Em 12/06/2024 às 23:09, RonaldoXbox disse:

Caso necessite tanto das vantagens do chipset B550 acredito que valha mais a pena apostar numa placa de menor custo.

Maxsun B550 Terminator

Ela é decente, mas pelo menos sincera (coisa que as placas da Gigabyte raramente são) você sabe que ela não suportará processadores muito exigentes mas para um simples 5600 já estará perfeito.

Review Guiga Games 

Caraca velho, achava que essa Maxsun era uma porcaria... Vou dar uma olhada nela, mas por serem placas chinesas, não ofereceriam uma baixa confiabilidade? Ela tem suporte para PCIe 4.0? 

Em 12/06/2024 às 22:56, 1lokos disse:

A diferença entre as duas é uns R$ 100,00. Agora se presta depende de qual CPU vai usar, e qual uso vai fazer dele, dependendo pode não ser adequada.

Entendo, o @RonaldoXbox me propôs B550M-MS Terminator da Maxsun, que é uma placa chinesa, e disse que seria perfeita para segurar o Ryzen 5 5600.

• Solução
Postado

Uma opção na faixa de preço da Gigabyte B550M DS3H V2 é a ASUS B550M-A - R$ 670,00.

O VRM tem dissipador. E tem até um conector de LED A-RGB, que a DS3H V2 não tem - não que isso vá fazer diferença no desempenho. 😜 

53 minutos atrás, Katorzzu disse:

B550M-MS Terminator da Maxsun, que é uma placa chinesa, e disse que seria perfeita para segurar o Ryzen 5 5600.

Em termos de VRM a MaxSun segura até um 5800X3D na sua função básica - PC Gamer; o que não se sabe muito destas placas Chinesas é a durabilidade, bom tem 1 ano de garantia. As MSI tem 3 anos.

Postado
5 horas atrás, Katorzzu disse:

Caraca velho, achava que essa Maxsun era uma porcaria

E em geral realmente é, mas como toda marca no mercado, ela oferece bons e maus produtos.

5 horas atrás, Katorzzu disse:

Vou dar uma olhada nela, mas por serem placas chinesas, não ofereceriam uma baixa confiabilidade? Ela tem suporte para PCIe 4.0? 

Possui todas as features das placas B550 (embora hajam alguns modelos que mintam na cara do consumidor e não ofereçam ele) mas por um valor bastante reduzido, isso não é por nada. É possível que tenha uma durabilidade menor que uma MSI ou TUF da vida, mas para um simples 5600 duvido que ela acabe "morrendo" do nada. Por exemplo, tem muita gente que usa placa-mãe da Biostar (no nível da maioria das Maxsun, em alguns casos pior) ou white label, que literalmente possuem sucata em sua construção, e está usando a máquina sem problema algum, já que não colocaram um 5900X e sim uma CPU simples.

Caso não tenha confiança nela, vale mais a pena pegar uma placa como a A520M A Pro, a não ser que as vantagens do PCIe 4.0 sejam vitais para você.

4 horas atrás, 1lokos disse:

o que não se sabe muito destas placas Chinesas é a durabilidade, bom tem 1 ano de garantia. As MSI tem 3 anos.

Interessante como até marcas mais renomadas como ASUS e Gigabyte só dão um ano, MSI em geral é bem "bondosa" com o consumidor, já que (na grande maioria das vezes) promete pouco e entrega muito mais que suas concorrentes.

Postado
18 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

E em geral realmente é, mas como toda marca no mercado, ela oferece bons e maus produtos.

Possui todas as features das placas B550 (embora hajam alguns modelos que mintam na cara do consumidor e não ofereçam ele) mas por um valor bastante reduzido, isso não é por nada. É possível que tenha uma durabilidade menor que uma MSI ou TUF da vida, mas para um simples 5600 duvido que ela acabe "morrendo" do nada. Por exemplo, tem muita gente que usa placa-mãe da Biostar (no nível da maioria das Maxsun, em alguns casos pior) ou white label, que literalmente possuem sucata em sua construção, e está usando a máquina sem problema algum, já que não colocaram um 5900X e sim uma CPU simples.

Caso não tenha confiança nela, vale mais a pena pegar uma placa como a A520M A Pro, a não ser que as vantagens do PCIe 4.0 sejam vitais para você.

Interessante como até marcas mais renomadas como ASUS e Gigabyte só dão um ano, MSI em geral é bem "bondosa" com o consumidor, já que (na grande maioria das vezes) promete pouco e entrega muito mais que suas concorrentes.

Sim mano, eu ia na B550M-A da ASUS, porque além de ter um chipset mais avançado, eu gostei da cor do dissipador kkkkkkk, mas acho que vou nessa A520M-A PRO da MSI mesmo, na minha opinião, a melhor custo-benefício. Obrigado amigo, mais uma dúvida, pra mudar a cor dos RGB do meu gabinete, a placa-mãe tem influência nessa aí?

Postado
2 horas atrás, Katorzzu disse:

Obrigado amigo, mais uma dúvida, pra mudar a cor dos RGB do meu gabinete, a placa-mãe tem influência nessa aí?

Influenciar não influência, porque a A520M A-PRO não tem conector de LED.  😜 

Então tem que usar controladora de LED externa para gerenciar LEDs. Falando nisso, não compre nada com LED RGB12 v - é padrão obsoleto, tem pouca oferta de controladoras. Compre só A-RGB 5v o padrão moderno. Nem fan e controladora com conector de 6 pinos, isso é lixo.

Kit PCYes Sangue Frio 3 com três fans com LED ARGB + controladora/HUB PWM com 9 portas por R$ 199,90

Os fans tem bom fluxo de ar: 60 CFM e pressão estática: 2,47 mmH2O, tem avulso na Pichau pro R$ 49,90.

Tem esse kit da Aigo Darkflash Ininity 8 com 3 fans mais controladora/HUB PWM por R$ 120,00

É barato, mas aparentemente a controladora não vem com controle remoto - pergunte para a loja; nesse caso ficará bem limitado o controle de LEDs, só apertando o botão LED ou Reset do gabinete.

As fans Aigo prometem Fluxo de ar:62,18 CFM - Pressão estática:1,82 mm H2O mas estes dados são fake, se quiser entender porque veja esse vídeo, em todo caso melhor que as populares "50 CFM" da Rize Mode.

Postado
12 horas atrás, 1lokos disse:

.

12 horas atrás, 1lokos disse:

Influenciar não influência, porque a A520M A-PRO não tem conector de LED.  😜 

Então tem que usar controladora de LED externa para gerenciar LEDs. Falando nisso, não compre nada com LED RGB12 v - é padrão obsoleto, tem pouca oferta de controladoras. Compre só A-RGB 5v o padrão moderno. Nem fan e controladora com conector de 6 pinos, isso é lixo.

Kit PCYes Sangue Frio 3 com três fans com LED ARGB + controladora/HUB PWM com 9 portas por R$ 199,90

Os fans tem bom fluxo de ar: 60 CFM e pressão estática: 2,47 mmH2O, tem avulso na Pichau pro R$ 49,90.

Tem esse kit da Aigo Darkflash Ininity 8 com 3 fans mais controladora/HUB PWM por R$ 120,00

É barato, mas aparentemente a controladora não vem com controle remoto - pergunte para a loja; nesse caso ficará bem limitado o controle de LEDs, só apertando o botão LED ou Reset do gabinete.

As fans Aigo prometem Fluxo de ar:62,18 CFM - Pressão estática:1,82 mm H2O mas estes dados são fake, se quiser entender porque veja esse vídeo, em todo caso melhor que as populares "50 CFM" da Rize Mode.

Entendi mano, então nem o RGB da fans acenderiam por causa da placa-mãe? Se for, a ASUS Prime B550M-A, tem conector RGB? E falando desse RGB 12V, é horrível mesmo, e essas fans da Aigo muitos dizem ser ruim, mas vindo de você, que provavelmente entende do assunto, possa mudar meus pensamentos, também estava dando uma olhada nessas fans da PCYes, acho que vou pegar um kit desse, e mais uma pra colocar no meu gabinete mancer goblin.

Postado
21 minutos atrás, Katorzzu disse:

Valeu mano, então não teria como eu mudar a cor do RGB das fans do gabinete pelo botão de reset do meu gabinete? Só pela controladora?

O botão Reset ou LED do gabinete é ligado na controladora, ou seja é usado para controlar a controladora.

Só que esse controle é limitado: aperta o botão cor vermelha, aperta de novo cor verde, aperta de novo cor azul... quando acabar as opções de cores começa de efeitos, e o último da sequencia deve ser desligar os LEDs, e começa de novo nas cores.

Quando a controladora vem com controle remoto é mais fácil de controlar, pois escolhe de forma mais direta o que quer sem ter que apertar o botão 10 vezes ou mais.

Citação

...o RGB da fans acenderiam por causa da placa-mãe?

O "RGB" (seja o obsoleto RGB 12 ou o A-RGB 5v) não depende exclusivamente de placa-mãe, pois existem as controladoras.

Se placa-mãe tem conector de LED - ex. A-RGB 5v, conecta os cabos dos LEDs direto nela e controla via software. Se não tem usa controladora.

A controladora pode ser comandada só pelo botão LED ou Reset do gabinete ou também pelo controle remoto IR ou também por software de controle no Windows - nesse a caso a placa-mãe precisa de ter conector de LED (seja o obsoleto RGB 12v ou A-RGB 5v) para comunicar com a controladora, que no caso é usada como HUB, para expandir as portas da placa-mãe -em geral uma ou duas; para mais fans.

Resumindo: Tem 3 tipos possíveis de controle de LEDs.

Citação

...PCYes, acho que vou pegar um kit desse, e mais uma pra colocar no meu gabinete mancer goblin.

Esse kit da PCYes é perfeito para o Goblin, coloca duas fans do kit na frente, uma na traseira como exaustora e coloca a que veio no gabinete em cima - no fundo; extraindo ar quente da região do VRM.

Postado
27 minutos atrás, 1lokos disse:

O botão Reset ou LED do gabinete é ligado na controladora, ou seja é usado para controlar a controladora.

Só que esse controle é limitado: aperta o botão cor vermelha, aperta de novo cor verde, aperta de novo cor azul... quando acabar as opções de cores começa de efeitos, e o último da sequencia deve ser desligar os LEDs, e começa de novo nas cores.

Quando a controladora vem com controle remoto é mais fácil de controlar, pois escolhe de forma mais direta o que quer sem ter que apertar o botão 10 vezes ou mais.

O "RGB" (seja o obsoleto RGB 12 ou o A-RGB 5v) não depende exclusivamente de placa-mãe, pois existem as controladoras.

Se placa-mãe tem conector de LED - ex. A-RGB 5v, conecta os cabos dos LEDs direto nela e controla via software. Se não tem usa controladora.

A controladora pode ser comandada só pelo botão LED ou Reset do gabinete ou também pelo controle remoto IR ou também por software de controle no Windows - nesse a caso a placa-mãe precisa de ter conector de LED (seja o obsoleto RGB 12v ou A-RGB 5v) para comunicar com a controladora, que no caso é usada como HUB, para expandir as portas da placa-mãe -em geral uma ou duas; para mais fans.

Resumindo: Tem 3 tipos possíveis de controle de LEDs.

Esse kit da PCYes é perfeito para o Goblin, coloca duas fans do kit na frente, uma na traseira como exaustora e coloca a que veio no gabinete em cima - no fundo; extraindo ar quente da região do VRM.

Obrigado amigo, agora eu tenho um pouco de conhecimento sobre esse assunto. Então quer dizer que se as fans já viram com a controladora, eu não precisarei trocar a placa-mãe para mexer nas cores, né? Se for isso, já alivia um pouco, porque provavelmente vou comprar esse KIT Fan da PCYes que você recomendou, mas eu queria mais uma na Pichau, pra colocar 3 fans na frente, uma atrás, e a inclusa no gabinete, em cima, a controladora funcionaria igualmente, para todas as fans, tanto a do kit, quanto a separada?>

Postado

Mas qual Goblin você se refere?

O Mancer Goblin só tem duas posições para fans na frente, e já vem com um fan exaustor na traseira. Então kit com 3 fans é o ideal, quando usa air cooler não deve colocar mais do que um fan no topo.

E se usa WC tem que ser colocado na frente, então pode colocar 2 fans no topo. O airflow para Air Cooler é diferente do Airflow para WC.

mcr-gbn-bk012.jpg

Já o Mancer Goblin 2 tem 3 posições de fans na frente.

Mas este modelo já vem com 3 fans - fracas (Fluxo de ar: 34,65 ±10% CFM - Pressão do ar: 0,82 mmH2O) e com LED RGB Rainbow, que é com LED em cores fixas, não tem controle, nem efeitos, nem tem como ligar em controladora, pois só tem o conector Molex para ligar na fonte.

• Conectores: MOLEX 4 Pinos

mcr-gbnv2-wh3.jpg

Citação

PCYes...  a controladora funcionaria igualmente, para todas as fans, tanto a do kit, quanto a separada?

Sim, esta controladora PCYes  tem 9 conectores PWM e 9 conectores A-RGB 5v, pode conectar até 9 fans nela. 

Liga o cabo PWM da controladora num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe, assim o BIOS controla a rotação dos fans PWM conectados nela em função da temperatura do CPU - esquentou, aumenta a RPM, esfriou abaixa a RPM até o mínimo do fan, em torno de 700 RPM.

Liga os cabos dos LED A-RGB 5v dos fans nos conectores A_RGB 5v da controladora, e controla cores e efeitos pelo controle remoto e pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas qual Goblin você se refere?

O Mancer Goblin só tem duas posições para fans na frente, e já vem com um fan exaustor na traseira. Então kit com 3 fans é o ideal, quando usa air cooler não deve colocar mais do que um fan no topo.

E se usa WC tem que ser colocado na frente, então pode colocar 2 fans no topo. O airflow para Air Cooler é diferente do Airflow para WC.

mcr-gbn-bk012.jpg

Já o Mancer Goblin 2 tem 3 posições de fans na frente.

Mas este modelo já vem com 3 fans - fracas (Fluxo de ar: 34,65 ±10% CFM - Pressão do ar: 0,82 mmH2O) e com LED RGB Rainbow, que é com LED em cores fixas, não tem controle, nem efeitos, nem tem como ligar em controladora, pois só tem o conector Molex para ligar na fonte.

• Conectores: MOLEX 4 Pinos

mcr-gbnv2-wh3.jpg

Sim, esta controladora PCYes  tem 9 conectores PWM e 9 conectores A-RGB 5v, pode conectar até 9 fans nela. 

Liga o cabo PWM da controladora num conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe, assim o BIOS controla a rotação dos fans PWM conectados nela em função da temperatura do CPU - esquentou, aumenta a RPM, esfriou abaixa a RPM até o mínimo do fan, em torno de 700 RPM.

Liga os cabos dos LED A-RGB 5v dos fans nos conectores A_RGB 5v da controladora, e controla cores e efeitos pelo controle remoto e pelo botão LED ou Reset do gabinete.

O primeiro modelo kkkkk, não sabia que só tinha suporte para duas fans 😛 fui meio leigo ali mesmo. Achei q a medida dos dois (Goblin e Goblin V2) eram iguais 💀, mas valeu pela orientação aí.

Postado

O Goblin V2 é mais alto - por isso cabem 3 fans na frente;  mas é mais curto e mais estreito.

Embora pareça menor o Goblin tem mais espaço interno - 30,53 litros contra os 27,06 litros do V2.

Postado
40 minutos atrás, 1lokos disse:

O Goblin V2 é mais alto - por isso cabem 3 fans na frente;  mas é mais curto e mais estreito.

Embora pareça menor o Goblin tem mais espaço interno - 30,53 litros contra os 27,06 litros do V2.

Entendi, acho que agora tenho meu setup definitivo.

-Ryzen 5 5600

-ASUS DUAL RX 7600

-MSI A520M-A PRO

-16GB RAM (8*2) Lexar Ares 3600mHz

-SSD NVMe 512GB ADATA Legenda 710

-Gabinete Mancer Goblin preto + Kit fan Pcyee Sangue Frio 3 ARGB

-Fonte Silverstone ET500 500W

Total: 3990 em média. (+Mouse VGN-VXE Dragonfly)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!