Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Estou passando por um problema bem chato, porém não sei a causa exata. De ontem para hoje estava usando o computador normalmente. Hoje, na parte da tarde, quando tentei ligar computador não apresentou nenhum sinal de funcionamento. Zero ruídos, bips ou rotações de ventoinhas. De início observei que o led de força da placa de vídeo estava acesso, logo a GPU estava recebendo energia da fonte. Também vi que os leds de alguns dongles USB que tenho no meu PC também estavam ligados. Usei uma daquelas chaves que tem teste e passei nas portas traseiras da placa-mãe e aparentemente estava recebendo corrente.

Após isso comecei a testar a minha fonte: primeiro fiz o teste com um jumper na própria fonte e ela ligou normalmente, logo em seguida usei a minha fonte para ligar outro computador aqui em casa e o computador ligou normalmente.(a única diferença nesse outro PC é que a alimentação do processador é de 4 pinos)

Com isso, removi minha placa-mãe do gabinete e coloquei em uma caixa. A única coisa que deixei conectado na placa foram as memórias, o processador e o Cooler. Usei uma chave de fenda para fechar o curto no power sw para tentar ligar o computador e nada. Tentei usar a chave que tem o teste para ver se os pinos do gabinete estavam recendo corrente, mas o teste não acendeu. Também verifiquei que neste mesmo cenário, o comportamento das portas USB se manteve igual. (conectei um dos dongles para testar e o led dele acendeu)

Sinceramente eu não sei exatamente qual pode ser o problema. Por um momento achei que pudesse ser o processador, mas se fosse o caso, haveria algum bip de erro. Acho que possa ser a placa-mãe, mas é estranho pensar nisso porque a mesma está recebendo energia da fonte. O que vocês acham que pode ser? (Detalhe: Minha placa-mãe tem um RGB, mas este não acende quando ligo a fonte)

Minhas peças:

- Fonte: Corsair CV550;
 - placa-mãe: B450 Aorus m;
 - Processador: Ryzen 5 1600AF;
 - memória RAM: Corsair vengeance LPX 32GB 3200 MHz (2x16);
 - Placa de vídeo: GTX 1650 ASUS TUF;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...