Ir ao conteúdo

Dicas para undervolt em Ryzen 5 5600 com Ryzen Master

Ir à solução Resolvido por Nito,

Posts recomendados

Postado

Olá! Vou tentar realizar o undervolt na minha CPU, mas não queria ir testando que nem vi na maioria dos vídeos, então achei esse vídeo AQUI que usa um recurso chamado curve optimizer, o qual, pelo que entendi, busca os melhores valores automaticamente. Vocês recomendam? Posso seguir o que o cara fala no vídeo à risca? (selecionar per core, etc...)

Meu objetivo é baixar a temperatura da CPU.

Placa: ASUS b450m tuf gaming plus-ii

Postado

Eu fiz o CO. O Ryzen Master me deu x valores mas não foi preciso. Em 5 núcleos, eu consegui ir ao limite (-30) e em 1 núcleo, o valor que ele me deu foi demais e o núcleo falhava no prime95. Resumindo: UV e OC precisam de testes e paciência. 

Postado
7 minutos atrás, Nito disse:

Eu fiz o CO. O Ryzen Master me deu x valores mas não foi preciso. Em 5 núcleos, eu consegui ir ao limite (-30) e em 1 núcleo, o valor que ele me deu foi demais e o núcleo falhava no prime95. Resumindo: UV e OC precisam de testes e paciência. 

Como eu sei que tem algo falhado? Não pretendo fazer overclock, só queria diminuir a tensão pra baixar a temperatura.  

• Solução
Postado

Ou vai ser algo aparente, como o pc travando, arquivos sendo corrompidos etc. ou você usa o prime95. Ele avisa quando um núcleo não funciona perfeitamente. Mas aí entra a parte de testar.

Sinceramente, o ganho de temperatura provavelmente será muito pequeno. É bem mais vantajoso comprar um cooler bom e barato como o AG400 (no meu 5600GT, diminuiu 14°C em relação ao cooler padrão. CO diminuiu quase nada. Acho que em torno de 1°C. CO + UV manual resultou em -3°C em testes de estresse, mas eu fiz muitos testes.)

UV e OC são formas de ajustar o componente para trabalhar da melhor forma que ele consegue. Isso requer testes para você conhecer o limite da peça que você comprou. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...