Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

O escopo deste tópico é a iluminação LED predial. Lâmpadas de bulbo, luminárias de calha ou tartaruga, paflons e fitas. Sempre com o objetivo de iluminação com eficiência energética (e não uma decoração).

É sabido que substituir LED pontual pode ser empreendimento "caro". Requer ferramenta, tempo, técnica e sorte. Porém, tenho observado que vários produtos do mercado, aparentemente descartáveis, são viáveis de serem consertados, melhorados ou adaptados mediante uma abordagem modular. Isto significa a possibilidade de facilmente modificar associações de LED, o driver comercial ou o suporte.

Modificar a associação das séries de LED, eu tenho como tarefa eletrônica mais simples. Modificar o suporte gera tópicos à parte, com arte e cuidados.

O presente tópico quer abordar apenas os drivers. As plaquinhas incluídas no feijão-com-arroz comercial. Vamos descartar criações de novas "fontes". Penso que seja interessante AQUI somente a engenharia reversa dos vários drivers comerciais — e eles sempre usam chopper e um CI regulador de corrente.

Como o leque de produtos é muito vasto, iniciemos restritos a 18W. Parece-me um ponto médio, útil ao aprendizado.

O ESTÍMULO

Um driver alimentava originalmente uma "string" com 72 volts. O capacitor-filtro da saída era para 80V. Colocado para outra configuração de LEDs ele se elevou a 102 volts. Numa segunda vez, o circuito foi iniciado sem carga e o capacitor logo estufou.

PROPOSTA INICIAL

Entender o funcionamento desta categoria de projetos de driver LED.

METODOLOGIA

Registrar tensão e corrente DC dos produtos originais. Levantar esquemáticos: "string" e driver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...