Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera fiz uns upgrades no meu pc e agora não consigo jogar pois esquenta muito. As minhas cfg eram: Ryzen 3200g, placa-mãe A320M-HD, 2x8 2666mhz, placa de Vídeo 1660 super e fonte 500W.

Troquei a placa-mãe, processador e a memória RAM, e atualmente minhas cfg são:
Processador: Ryzen 5 5600X 
placa-mãe: B550M Aorus Elite

Placa de vídeo: NVIDIA 1660 Super

Memória: 2x16 3600mhz Fury
Fonte: 500W

Antes de trocar o processador, placa-mãe e memória, não tinha nenhum problema com esquentar o computador, porém com essas configurações, quando eu abro qualquer game o cabo da fonte fica extremamente quente, todo molenga e placa de vídeo fica extremamente quente também.

Postado

@Edgar Melo Está usando o cooler box que veio junto com o processador? se sim ai que está o problema, tive esse mesmo problema de aquecimento, só troquei o cooler box para um air cooler AG400 e resolveu.

o Air flow do seu gabinete como está? Qual o modelo exato da fonte?

• Curtir 1
Postado

@Edy Sim, o cooler box do processador. Obrigado pela dica!!

@RonaldoXbox Então eu não sei marca, mas é uma aleatória, pois comprei a uns 5 anos atrás na submarino o pc montado. To pensando em uma fonte de 750W da Corsair

Postado
1 minuto atrás, Edgar Melo disse:

Então eu não sei marca, mas é uma aleatória, pois comprei a uns 5 anos atrás na submarino o pc montado.

Consegue enviar umas fotos dela?

Com 90% de certeza, é bomba. Troque a imediatamente por uma decente que já acabará com dois problemas.

Quanto consegue gastar nela?

8 minutos atrás, Edy disse:

Está usando o cooler box que veio junto com o processador? se sim ai que está o problema, tive esse mesmo problema de aquecimento, só troquei o cooler box para um air cooler AG400 e resolveu.

Mas qual o nexo da temperatura e maleabilidade do cabo da fonte com o cooler do processador? 

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Infelizmente só consigo a noite, estou no trabalho agora, mas eu lembro de ter lido o nome da marca e nunca ouvi falar antes. E eu não estou querendo gastar muito mais... Sabe uma fonte que seria o suficiente pra ela? 

Então eu sou meio leigo e não fiz os testes de stress, eu vi só fisicamente a placa de Vídeo extremamente quente, eu não conseguia deixar 3 segundos o dedo em cima. e o cabo da fonte tava muito quente e o cabo todo mole de tão quente. So percebi pois sem querer chutei o cabo da fonte e queimei o pé.

Postado
4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Consegue enviar umas fotos dela?

Com 90% de certeza, é bomba. Troque a imediatamente por uma decente que já acabará com dois problemas.

Quanto consegue gastar nela?

Mas qual o nexo da temperatura e maleabilidade do cabo da fonte com o cooler do processador? 

Realmente, de uma maneira geral não tem conectivade nenhuma uma com a outra, mas pelo fato de tudo ser parte de um "unico sistema" é algo a se programar para corrigir, já que os cooler box dos Ryzen não são tão efetivos.

Postado

Qual o nome, modelo, versão e fabricante da fonte?

suas ram estão em 3600mhz xmp ou 3200mhz padrão?

Essa aorus elite é uma placa bem simples com carcaça "gamer" para enganar os outros, ela n vale o preço, deveria ter pego uma MSI b550 pro vdh wifi.

Postado

Cara eu não lembro a marca, mas ja tem mais 5 anos, comprei naqueles pc montados no site submarino.

Estava pesquisando, será que essa fonte (Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo) da conta? No site da kabum está R$290,00. Não estou podendo gastar muito agora.

Então quando eu vejo as configurações do PC está mostrando lá 3600mhz

• Membro VIP
Postado

Fonte via de regra não vai fazer seu PC esquentar assim.

O primeiro problema geralmente é gabinete sem fluxo de ar, qual modelo dele?

A segunda é o cooler box mal encaixado.

Você disse que esquenta muito, mas não informou nenhuma temperatura. Qual temperatura o processador e placa de vídeo chegam?

• Pedroou alterou o título para PC esquentando após upgrade do Ryzen 3 3200g para Ryzen 5 5600X
Postado

Então, vou ter que chegar em casa e ver as marcas que estão, comprei o pc pronto e não reparei nessas pcs, mas rodava super de boa no Ryzen 3200g.

Mandei pra um técnico ver pra mim, e ele disse que ficou de boa com o SSD dele, testou e tava normal. Ai eu relatei que pedi pra um rapaz montar pra mim. Então ele ligou depois dizendo que foi montado errado, me disse "onde era pra entrar ar, está saindo, está tudo errado aqui, e precisa de limpeza também".

Mas ai não acreditei nele, pois o técnico que montou fez uma limpeza também, isso 1 semana antes. Então deduzi que ele estava me passando a perna e peguei o computador de volta.

Como eu não manjo nada, não sei se está correta a montagem. Mas eu encaminhei o audio pro tecnico que montou e ele falou que nem mexeu nos cooler pra montar a placa-mãe e processador.

Resumo: TO PERDIDASSO! Não estou podendo gastar muito mais, pois gastei 2.4k nessas peças e quero resolver o problema, mas onde eu vou tentam me pegar dinheiro alegando algo diferente.

• Membro VIP
Postado

Olá, bom dia

É muito provável que a folga de energia que estava tendo com o Ryzen 3 3200G foi preenchida e até ultrapassada com o Ryzen 5 5600X, dando ao entender que sua fonte provavelmente não está suportando e não está desligando. Normalmente pode ocorrer com fontes de baixa qualidade, ela vai superaquecer ao tentar usar mais do que pode ser gerado. Minha recomendação seria fazer a troca assim que possível, uma vez que o derretimento do cabo principal da fonte pode causar um curto-circuito ou até começar um incêndio.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Pedroou disse:

Fonte via de regra não vai fazer seu PC esquentar assim.

Pelo menos o que interpretei é que os cabos da fonte estão quentes, não o gabinete, processador ou alguma peça.

É possível que o fluxo de ar da máquina influencie na temperatura dos cabos, mas não ao ponto de que eles conseguissem te queimar.

Quando chegar em casa, baixe o HWINFO64 e tire alguns prints em idle, jogos e testes de estresse.

42 minutos atrás, Edgar Melo disse:

site da kabum está R$290,00. Não estou podendo gastar muito agora.

Acha uma boa fonte por 200, Galax Omega GL500S atualmente em promoção.

Concordo com o que colega TheDemonLena disse, enfoque no final:

18 minutos atrás, TheDemonLena disse:

É muito provável que a folga de energia que estava tendo com o Ryzen 3 3200G foi preenchida e até ultrapassada com o Ryzen 5 5600X, dando ao entender que sua fonte provavelmente não está suportando e não está desligando. Normalmente pode ocorrer com fontes de baixa qualidade, ela vai superaquecer ao tentar usar mais do que pode ser gerado. Minha recomendação seria fazer a troca assim que possível, uma vez que o derretimento do cabo principal da fonte pode causar um curto-circuito ou até começar um incêndio.

Postado

@Pedroou Como estou no trabalho agora, só consegui essa foto do gabinete que estava no anúncio. Está em baixa qualidade pois o produto não está mais disponível. Mas é esse o modelo:

pc.webp

@RonaldoXbox A placa de vídeo também fica bem quente, não consegui deixar os dedos em cima por mais de 3s que ja começa a queimar, o processador pelo o que eu vi fica quente, mas não nesse ponto.

Achei o link disponível, foi esse computador: PC Gamer Explose Z6-1 AMD Ryzen 3 3200G 4.0GHZ (Placa de vídeo Radeon VEGA 8) 8GB BALLISTIX 2666MHZ DDR4 HD 1TB - 3GREEN - PC Gamer Completo - Magazine Luiza

• Membro VIP
Postado

Do meu ponto de vista, sua fonte não é boa, ela esquenta bastante o ar quente dela é jogado para cima nos cabos, placa de vídeo e processador. Como a placa de vídeo está logo acima das fans, ela recebe todo ar quente.

Gabinete ruim com fans mal colocadas, se estiver igual na foto.

Tira as fans de baixo e coloca em cima, veja se melhora.

• Curtir 1
Postado

Está idêntico a foto @Pedroou

Então eu deveria fazer o que? Trocar a fonte e pedir pra algum técnico reposicionar todas as fans? Estou pensando em gastar o menos possível mas que solucione e eu possa jogar.

Postado

Me parece que o problema realmente é um combo da desgraça:

Gabinete forno 

Fonte bomba

Você instalou mais algumas fans ou alterou a posição delas?

Retire o painel frontal, e ponha as duas fans de baixo puxando ar pra dentro do gabinete.

7 minutos atrás, Edgar Melo disse:

A placa de vídeo também fica bem quente, não consegui deixar os dedos em cima por mais de 3s que ja começa a queimar, o processador pelo o que eu vi fica quente, mas não nesse ponto.

Eletrônicos operam em temperaturas acima de 50 graus, o que pode parecer muito para a sensação humana é na verdade "baixo" para grande parte do hardware.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Se der, remove o painel frontal do gabinete e coloca as fans lá. O led fica virado para frente do gabinete.

Se colocar em cima, os leds ficam virados para cima (para fora).

Você mesmo consegue mudar as fans de lugar, é apenas remover o painel lateral dos dois lados, soltar 8 parafusos das fans (4 de cada) e depois parafusar no lugar que vai ficar.

• Membro VIP
Postado

Só troque as fans de posição primeiro. Um passo de cada vez, não adianta querer sair trocando tudo se nem saber exatamente o que é.

Postado
3 minutos atrás, Edgar Melo disse:

Então eu deveria fazer o que? Trocar a fonte e pedir pra algum técnico reposicionar todas as fans? Estou pensando em gastar o menos possível mas que solucione e eu possa jogar.

Tente pôr as fans como indicamos e troque a fonte, faça você mesmo, esses dois "técnicos" querem te passar a perna, eu evitaria eles daqui para frente.

1 minuto atrás, Edgar Melo disse:

Seria trocar gabinete e fonte?

Se ela for bomba, você está deixando que um custo de 200 reais possa se tornar em um prejuízo futuro que passe dos mil, troque ela para evitar causar mais algum estrago a sua máquina.

Postado

Vou ver uns tutoriais como eu troco a fonte e a fans eu eu mesmo vou tentar trocar. 

Vocês tem uma foto ilustrativa onde eu deveria colocar eles? E qual fonte eu deveria colocar para essa configuração?

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Edgar Melo disse:

Vocês tem uma foto ilustrativa onde eu deveria colocar eles?

25 minutos atrás, Pedroou disse:
28 minutos atrás, Pedroou disse:

Se der, remove o painel frontal do gabinete e coloca as fans lá. O led fica virado para frente do gabinete.

Se colocar em cima, os leds ficam virados para cima (para fora).

Você mesmo consegue mudar as fans de lugar, é apenas remover o painel lateral dos dois lados, soltar 8 parafusos das fans (4 de cada) e depois parafusar no lugar que vai ficar.

Na frente fica assim, no topo os leds ficam invertidos, você precisa virar eles para cima.

aigo-darkflash-pollux23128_1.jpg

18 minutos atrás, Edgar Melo disse:

E qual fonte eu deveria colocar para essa configuração?

Descubra primeiro qual é a sua fonte, você quer trocar algo que nem sabe o que é...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...