Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
  • Pedroou alterou o título para Recomendação de ventoinhas 120mm
  • Membro VIP
Postado

Seu gabinete tem vidro na frente, primeiro escolha algum que tenha bom fluxo de ar antes que gastar um monte com fans.

Montech Air 903 Base custa o valor de 3 fans dessa que quer comprar, detalhe é que ele já vem com 3 boas fans.

Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Montech Air 903 Base custa o valor de 3 fans dessa que quer comprar, detalhe é que ele já vem com 3 boas fans.

Por serem fans de 140mm movimentam mais ar que as de 120mm, isso ocorre por serem maiores então necessitam de menos revoluções para mover uma boa quantia de ar, e segundo a própria Montech as fans são bastante silenciosas:

Maximum Noise (dBA) 29.1

Três delas e com a tampa lateral fechada você nem notará o ruído delas, é capaz que seu cooler do processador ou placa de vídeo sejam mais barulhentas que as fans.

Outro fator importante a considerar no fator do silêncio, quão perto o gabinete ficará de sua cabeça?

Caso o ponha no chão acredito que nem tenha o que se preocupar, o "barulho" gerado pelo computador acaba se dissipando no ambiente.

• TheDemonLena alterou o título para Recomendação de ventoinhas 120mm silenciosas
Postado
3 horas atrás, Tiago Alves114 disse:

Nível de ruído destas duas, a Cougar é 34,5 dB(A) (Máx.) - ruidosa.

O nível de ruído considerado agradável num PC é até 28 db(A), mas veja que se tem um Air Cooler ou WC com fans e bomba barulhentos não adiantará muito usar fans mais silenciosas.

Vento PRO

Fluxo de ar máximo da ventoinha:75 CFM

Nível de ruído da ventoinha:10 - 28dBA (máx.)

Mobius 120

Fluxo de ar da ventoinha:63,1 CFM

Nível de ruído da ventoinha: 22,6 dBA

A Mobius 120 é mais silenciosa, 5.4 db(A) a menos, o problema é o preço. Percebe o aumento do nível sonoro a cada  3db(A) a mais.

Porém como a Vento PRO tem mais CFM e é mais barata pode diminuir a RPM e consequentemente o ruído, mantendo a eficiência próxima da Mobius.

Considerando que se gabinete é ruim de airflow a compra do Air 903 se torna uma opção interessante, mesmo vendendo o seu barato gastará menos do que se comprar qualquer desta fans para o seu atual.

Postado

Não faz sentido gastar R$ 400,00 com Air Cooler para um Ryzen 5600X se um de uns R$ 150,00 resfria bem.

Em todo caso, como esse é superdimensionado e o fan já faz pouco ruído pode usar com a rotação limitada, ex. em 60% ou até 50% reduzindo mais o ruído.

THERMALRIGHT PHANTOM SPIRIT SE, ARGB - R$ 269,99

• Velocidade nominal: 1500 RPM ± 10% (MÁX)
  • Nível de ruído: 25,6 dBA <<<  baixo
  • Fluxo de ar: 66,17 CFM (MÁX)
  • Pressão de ar: 1,53 mm H2O (MAX)
Postado

CM Mobius é um dos melhores fans de alta performance, entretanto, é meio inviável pega-lo para gabinete (pelo seu preço). 

O PS120 que o 1lokos mencionou é um dos melhores AC do mercado e vem com o TL-C12B v2, que é bem silencioso. Eu o tenho e gosto muito. Coloquei um TL-C14C-S na traseira do Montech 903 Max (porque o fan de trás não tem RGB) e manteve o desempenho com mais silêncio. Esses fans TL-C12/14 da Thermalright apresentem ótimo desempenho, sendo silenciosos e baratos.

2 minutos atrás, Tiago Alves114 disse:

@1lokos e qual ventoinha pra gabinte você recomenda sem ser RGB? tem como você achar uma p mim? preço de 100 a 200 por cada ventoinha, não quero kit e sim uma por uma

Eu recomendaria a Arctic P12 Max. Ela é mais barata do que Noctua A12x25, CM Mobius e demais, mantendo alta performance e baixo ruído (desde que você não a leve até rotação máxima - 3000 RPM). Eu acho exagero gastar num fan desse pra gabinete, mas é o mais econômico dos modelos de alta performance. 

• Obrigado 1
Postado
7 minutos atrás, Tiago Alves114 disse:

@1lokos e qual ventoinha pra gabinte você recomenda sem ser RGB? 

Fan sem LED, seja RGB, Rainbow ou A-RGB tem pouca opção aqui no BR:

Além dos que listou acima tem:

Cooler Master Sickleflow 120 - R$ 55,00

Não tem alto desempenho, mas para este hardware que usa atende, mas precisa de um gabinete menos restritivo do que esse FURIA.

• Velocidade do Fan: 650-1800 RPM ± 10%
  • Fluxo de Ar do Fan: 62 CFM ± 10%
  • Pressão do Ar do Fan: 2.5 mmH2O ± 10%
  • Nível de Ruído do Fan: 8 - 27 dBA

Compra o Thermalright TL-C14C-S no AliEx, mesmo com o novo imposto (taxa das blusinhas) fica nuns R$ 50,00.

• Obrigado 1
Postado
34 minutos atrás, Tiago Alves114 disse:

até uns dias atrás,  estava R$140. Na AliEx, costuma ficar em R$90-100 sem imposto, então esse preço está "bom". Eu ainda iria de TL-C12/14C. você vai pagar bem menos com pouca perda de performance. Aliás, tem o Noctua A12x25 mas esse eu não faço ideia do preço porque os produtos da Noctua estão além da minha realidade.

36 minutos atrás, 1lokos disse:

Compra o Thermalright TL-C14C-S no AliEx, mesmo com o novo imposto (taxa das blusinhas) fica nuns R$ 50,00.

Sem ARGB é sem -S.

• Obrigado 1
Postado

Como ele diz na descrição, os modelos pretos iniciais do P12 Max, eram mais barulhentos porque usavam ball bearing mas a Arctic mudou para serem fdb como na versão branca, que é mais silenciosa.

Nesse vídeo, ele faz um teste (breve) com a versão que tem FDB:

Mas ainda acho dinheiro jogado fora pra sua config. você tem tem um 5600 e uma 6600. Seria mais prudente usar o dinheiro para troca de gabinete ou GPU, por exemplo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

A Arctic parou de fazer o P12 Max com o rolamento mais barulhento, então qualquer P12 Max recente vai ser a versão com FDB. 

Aquele link da PC Cold tem uma imagem falando que dual ball bearing mas na descrição diz que é fluid dynamic bearing, então não dá pra saber. Ou entra em contato ou compra e se não for FDB, devolve.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...