Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera.

Tenho um PC com a seguinte configuração:

Gigabyte A520M DS3H

AMD Ryzen 5 5600G

GPU GALAX RTX 3060 12gb

2x XPG Gaming D10 8gb 3200Mhz

XPG Core Reactor 650w

Quando montei o hardware, era iniciante e não conhecia o XMP, acreditava que as memórias rodavam na frequência máxima logo de cara...

Esses dias, estava um pouco incomodado com a performance do PC em jogos que, teoricamente, eram para rodar melhor, e por isso suspeitei que poderia haver algum problema de hardware e rodei um teste no UserBenchmark.

Com isso, descobri que minhas memórias estavam funcionando abaixo do potencial delas, ou seja, sem o XMP ativado, e aí descobri que era necessário ativá-lo para elas funcionarem a 3200Mhz.

Fui na BIOS, selecionei a opção de ativar o XMP e fui conferir se a ativação funcionou.

Então, entrei no gerenciador de tarefas e vi que a frequência que constava ainda era a de 2400Mhz!

Minha BIOS não está atualizada, sendo ainda a versão F10 - bastante antiga, diga-se de passagem. Acredito que este seja o problema.

Nesse sentido, tenho uma dúvida: vale a pena atualizar a BIOS para tentar ativar o XMP? Nunca fiz o procedimento, e, segundo ouvi dizer, há riscos envolvidos, especialmente quando falamos de queda de luz, coisa muito frequente aqui em casa.

Mais: o XMP ativado terá um aumento de performance significativo? Por exemplo, tenho testado Elden Ring no meu setup, e vejo muita gente com a mesma configuração rodar o game a 60fps na maior parte do tempo, com relativa estabilidade, experienciando quedas somente em áreas mais exigentes. No meu caso, tenho visto muitas quedas, inclusive em Boss, com uma instabilidade bem grande de performance, o que tem incomodado.

Também observo isso em outros jogos, em que meu PC roda com menos performance e estabilidade do que o pessoal que testou a mesma configuração no YouTube (RTX 3060 + Ryzen 5600G).

Que benefícios e problemas podem surgir da ativação do XMP?

No mais, agradeço muito pela atenção!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!