Ir ao conteúdo

Conectores de energia na RTX 3080

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos. Eu estava querendo fazer um upgrade na placa de vídeo adquirindo uma RTX 3080 modelo da MSI. Mas eu notei que esse modelo em especifico tem 3 entradas de energia de 8 pinos cada. Eu já li aqui no fórum que o cenário ideal, é que seja conectado cada cabo da fonte na placa, evitando utilizar a outra extensão(o conector) que vem no próprio cabo pci-e da fonte. Eu tenho uma fonte 750w gold modular, e ela só tem duas saídas pci-e, faltaria a terceira entrada de energia da placa. Eu gostaria de saber se eu enfrentaria algum problema utilizando a extensão do cabo da fonte para está conectando nessa terceira entrada de energia da placa. Minha configuração atual: Processador Ryzen 7 5700x, memória ram 16GB 3200mhz, fonte 750w gold.

Postado

Realmente não é o ideal, mas vai depender muito da qualidade da fonte e até mesmo do cabo. Já vi testes em que um único cabo PCI-e (Mini-Fit Plus) suportou algo em torno de 300w sem problemas, operando em uma temperatura segura.

A indústria diz que esses cabos são classificados para 150w, e por isso uma placa de vídeo que chega em 400w vai precisar de três. Mas, na prática, dois cabos aguentariam essa potência sem problemas em diversos cenários.

Como você disse, fontes modulares geralmente também vem com cabos PCI-e que na ponta tem duas saídas. Acaba que muita gente usa e dificilmente se vê algum problema.

Mas eu não posso deixar de dizer que utilizar os três cabos de forma separada é realmente a forma mais eficiente e segura. Mas, também não é como se usar os cabos duplos fossem fazer o cabo derreter ou sua placa explodir. Acredito que nessa situação o que vai ditar a regra, é se a fonte é de qualidade ou não. 

Eu apenas queria saber o modelo da sua fonte, pois para ter apenas dois conectores PCI-e sendo uma modular Gold, pode se tratar de um projeto mais antigo e assim acaba não sendo seguro usá-la em uma 3080.

Postado

Bom dia. Eu comprei a minha fonte atual com base nos testes feitos pelo teclab onde eles recomendaram a fonte, é uma gamemax gx750 gold. Nesse caso na sua opinião, eu não teria problema em usar os dois cabos pci-e da fonte e no terceiro conector da placa usar o segundo conector do cabo ?. Obrigado

• Solução
Postado

@lucas_lima Eu usaria ela com o cabo duplo, levando em consideração que é um projeto recente e tem a aprovação do TecLab.

Eu apenas acho que para uma fonte Gold, deveria ter as três saídas devido a procura para se usar em placas com três conectores. Talvez, tomaram essa decisão tendo em mente um projeto com dimensões menores priorizando o baixo custo.

Pode ir sem medo e bom proveito!!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...