Ir ao conteúdo

Frequência mais que a especificação da placa

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, vou trocar dois pentes de memórias para memórias mais rápidas, atualmente estou com dois pentes 2666mhz e mais 2 de 3000mhz, quero trocar as duas de 2666mhz por duas 3600mhz, a minha dúvida é a seguinte, minha placa-mãe só aceita até 3400mhz com o máximo de 32gb, vou ter algum problema se colocar esses 2 pentes com a frequência mais alta que a minha placa "aceita"?

placa-mãe: MSI B450 GAMING PLUS

memória: XPG TUF GAMING ALLIANCE 

Postado

Não é a placa-mãe que aceita, a controladora de RAM fica no processador, as especificações da placa-mãe são só pra "cumprir tabela". O padrão dos processadores Ryzen 3000, 4000G, 5000 e 5000G é de 3200MHz para até 2 módulos de memória RAM. Claro que a maioria aceita memórias de frequência mais alta, eu por exemplo, uso um par 2x8GB 3600MHz com meu Ryzen 5 3600, mas a AMD só garante até 3200MHz.

• Solução
Postado

@Bruno romio primeiramente, para um PC focado em jogos, não tem muito motivo pra você investir em 32GB em um sistema DDR4 que já tem 16GB, pois a maioria dos jogos rodam sem problemas com 16GB. Segundo, a AMD só garante até 2933MHz se seus 4 módulos forem single-rank e até 2666MHz se seus 4 módulos forem dual-rank. Existem casos e casos, algumas pessoas conseguem usar 3200MHz com 4 módulos de RAM, mas nem todos tem essa sorte.

Mesmo na situação ideal onde você consiga ultrapassar o limite garantido pela AMD, como você tem 2 módulos aí que são 3000MHz, todos os 4 ficariam limitados a 3000MHz. E como são modulos que provavelmente dependem de perfil XMP para rodar nessa frequência, nada garante que o perfil XMP dos dois módulos 3000MHz funcione de forma estável nos outros dois módulos de 3200MHz.

Se o seu caso for que você realmente necessita de 32GB de RAM, a alternativamente mais segura para manter a alta frequência seria substituir os dois módulos por um par de 2x16GB 3200MHz.

OBS: Single-rank e dual-rank não é a mesma coisa que single-channel e dual-channel. Single-rank/dual-rank se refere a forma com que os chips DRAM estão instalados no seu módulo de memória.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Existem casos e casos, algumas pessoas conseguem usar 3200MHz com 4 módulos de RAM, mas nem todos tem essa sorte.

Tudo depende da "loteria do silício", assim como em processadores, há uma chance do seu chip alcançar altas frequências com tensões menores e não esquentar muito mais, mas exatamente por isso que têm loteria no nome, é ultra raro alguém ter um processador ou módulo de RAM destes e a grande maioria que os têm nem sabe o quanto algum overclocker extremo pagaria naquilo...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!