Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, agradeço muito se conseguirem "decifrar" esse problema pra mim.

De uns dias pra cá, o Facebook parou de abrir qualquer página de Reels. Os vídeos e demais páginas, carregam normalmente. 

O mesmo problema ocorre em todos os navegadores. Cheguei a remover alguns e reinstalar outros, e dá o mesmo problema.

Não página principal do Facebook, eu vejo a prévia do Reel, mas quando clico nele, aparece o erro abaixo:

image.png.9fa681aa67e665d1e734f6271d083600.png

Eu já limpei o cache, deletei cookies, troquei o DNS, renovei IP, atualizei o Windows, rodei o sw da Microsoft, para reparo do Windows  enfim, uma infinidade de coisas que achei pela Internet.

Tenho outros computadores na mesma rede, e funcionam normalmente

Desconectei o Pc com problema da rede, e coloquei em outra rede (compartilhada do celular) e continuou com problema.

Agora achei uma maneira alternativa de funcionar, que deu certo, e foi usando VPN ( Touch VPN).

Com ele ativado, funciona. Sem ele, o problema volta 

Alguém saberia dizer o que pode estar errado com esse PC? Não quer o ter que ficar ligando/desligando o VPN a todo momento. 

Postado

Aqui está igual. Só consigo assistir os reels do Face (via pc) usando a internet do meu vizinho. Me logando na minha internet (Claro) aparece a mesma tela do 1º post do tópico. Já todo e qq outro conteúdo de qq site abre normal.

• Membro VIP
Postado

Pode estar ocorrendo algum problema na rede da Claro com acesso especificamente à este site (Instagram), grandes operadoras ainda fazem "cache" de sites muito visitados, mas isso também trás muitos problemas como o descrito por você. Não apenas o "cache" mas também roteamento internet pode interferir neste sentido.

À esta altura o seu caso precisa ser levado ao suporte da própria operadora.

Postado

Estou com o mesmo problema e minha operadora é a Oi Fibra, então creio não tratar-se de problema com provedor. Só conseguindo assistir o reels no celular, no Facebook no PC não abre de jeito nenhum, apenas aquela visualização prévia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá @JulioM bem-vindo ao Fórum!

Bom na verdade o autor deste tópico apontou que está funcionando perfeitamente PORÉM somente com VPN habilitada na conexão da operadora, este teste por si só elimina de vez alguma possiblidade de ser algo local e confirma indiretamente ser uma falha de rede.

É o seu caso também? Chegou tentar acessar os sites com problema usando uma VPN no seu computador pelo link da Oi?

Postado

@Linio AlanConsigo pela internet do meu vizinho, que tb é da Claro porém residencial. A internet do meu celular é da Claro, o plano de dados é gigante, mas os reels do face aparecem só a miniatura, mas não rodam. Ja no Insta é tudo 100% normal. Tem algo no Facebook via pc que está dando conflito. Já abri chamado no Face mas como sempre não estão nem ai.

• Curtir 1
Postado

@Linio Alan nunca usei VPN e os Reels abriam e rodavam normalmente no PC até poucos dias atrás e do nada o problema surgiu, ficando visíveis as miniaturas mas ao clicar para visualizar, aparece a tela de erro sinalizada pelo autor do post. Assim como também relatou a @CarolineCarol o conflito é apenas no Facebook, no Instagram funciona e também já abri chamado (aparentemente ignorado) no Face.

• Curtir 1
Postado

Também estou com esse problema. Começou mais ou mesno a uma semana. Só acontece com o Facebook web pelo computador. Já conecetei através da TIM, Claro, roteando pelo celular e sempre dá o mesmo erro.

• Curtir 1
Postado

@Bydec Existe alguma forma de remover o trecho "web" do cabeçalho de acesso/link do face via pc? Fiz um teste, na rede onde funciona os reels, não aparece como "web.facebook" no cabeçalho. Já na minha rede (Claro alimentada por celular), sim, aparece "web.facebook" e então não abre mais os reels.

Postado

A questão é:

- porque o navegador muda para "web" mesmo sendo via pc apesar de a conexão ser do celular? Antes tb fazia isso mas os reels abriam normal. Agora só abrem se for via conexão residencial.

- Como remover esse "web" de forma definitiva?

@JulioM Pior que não tem nada no google a respeito desse erro.

• Membro VIP
Postado

Me parece que em algum momento a URL está usando dados armazenados em Cache, seja da sua operadora ou localmente no próprio navegador/sistema operacional.

- Se for cache na rede da operadora, aí somente eles mesmos para resolver, mas aí nesse caso se você usar algum webproxy ou VPN provavelmente esse problema não irá ocorrer já que não haverá consulta ao cache na rede da operadora (cas seja esse de fato o problema)

- Se for cache local no Windows/navegador, a limpeza TOTAL de cache e quaisquer outras informações podem e precisam ser limpas (neste caso webproxy ou VPNs não tem efeito).

Limpezas feitas, atualizem os navegadores para a última versão, configurem servidor DNS para algum outro diferente do da operadora, como do Google por exemplo (8.8.8.8 / 8.8.4.4), reiniciem o PC e teste novamente.

Obs.: podem se perguntar: por que a operadora teria interesse em fazer cache de Reels etc etc..? Bem isso porque as operadoras mapeiam o comportamento dos usuários na internet afim de otimização de tráfego e possiblidades de barateamento do MB consumido etc etc.. então fazer o armazenamento local dos dados mais acessados por uma determinada região dentro da rede da operadora podem, em tese, trazer benefícios para a própria operadora, pois evita que os dados armazenados em outras localidades sejam transportados por dentro da rede da operadora diversas e diversas vezes, consumindo uma banda que poderia ser econimizada. O problema é quando esse cache armezenado na rede da operadora expira e começa à apontar para conteúdo que não responde mais à mesma URL, trazendo então aquela tela de "esta pagina não esta disponivel".

E embora as operadoras possam fazer isso, o próprio Facebook também tem essa mesma estrutura ao redor do mundo, conhecido como FBCDN, que salvo engano são servidores que podem ou não ficar armazenados dentro da rede das próprias operadoras de internet ou em datacenters mais próximos dos usuários.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se é PC de trabalho (da empresa) seria bom se eles te dessem uma VPN para trabalhar, e isso iria "driblar" a sua operadora, mas no seu caso, VPNs gratuitas te colocam em uma "zona cinzenta" e eu não recomendaria uma gratuita, mas uma VPN privada tem lá uma maior credibilidade, tipo NordVPN.

• Membro VIP
Postado

Se o problema com o Reels do Facebook impacta no seu negócio/trabalho, talvez valha à pena sim pensar em adquirir o NordVPN. Na internet tem muitos criadores de conteúdo de renome que o recomendam e inclusive tem 'promocodes' para desconto na aquisição da assinatura.

Mas se seu negócio/trabalho não dependem do Reels, fica ao seu critério pesar o custo/benefício antes de adquirir uma VPN, você ainda poderá fazer uso de soluções gratuitas apenas para a questão do Reels, e desligar a VPN quando não for mais utilizar isso.

PS.: Se você tem Kaspersky Antivírus muito provavelmente sua assinatura lhe dê entre 300MB à 500MB ou às vezes até tráfego ilimitado de dados (como é o meu caso aqui no meu PC) para trafegar na Kaspersky VPN, apenas uma dica.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...