Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sempre desliguei meu PC pelo painel do Windows e depois a opção desligar, mas vejo muita gente dizer que isso não é desligar e sim que entra em modo hibernação, alguém me tira essa dúvida? Uso Windows 10.

Postado

Isso depende das configurações de seu BIOS ou o próprio sistema.

O desligamento com fast boot realmente é basicamente uma hibernação.

image.png.36775c36eb88b1a761fa613e92e42fe7.png

No Windows 10 existe as opções:

• Desligar
  • Desligar com fast boot
  • Reiniciar
  • Suspender
  • Suspensão híbrida
  • Hibernação

Cada uma tem suas características específicas. 

Na dúvida, reinicie o computador e depois desligue ou simplesmente desative o fast boot no BIOS e no próprio Windows.

Seu PC é Legacy ou Uefi?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim, desde o Windows 8, é um tipo de hibernação.

https://web.archive.org/web/20120103212231/http://blogs.msdn.com/b/b8/archive/2011/09/08/delivering-fast-boot-times-in-windows-8.aspx

Pode deixar assim... antigamente, às vezes, dava problema com hardware porcaria, porém hoje é raro. Se quiser voltar para o desligamento "completo", como era até o Windows 7: desmarque "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle -> Opções de Energia -> Escolher a função do botão de energia". 🍺

Edit:

14 minutos atrás, Necklace disse:

desative o fast boot no BIOS

O "Fast Boot" do BIOS é independente da inicialização rápida do Windows.

Sobre a suspensão híbrida, cabe notar que é habilitada por padrão em desktops, porém não em notebooks. Sua vantagem é que o sistema suspende e hiberna ao mesmo tempo, de forma que, se acabar a energia, o estado anterior é retomado igual. Costumo habilitar mesmo em notebooks, pois acho bastante útil.

A Microsoft tem uma explicação do porquê não ativar em notebooks em algum lugar. Se não me engano, a teoria é que o pessoal simplesmente fecha a tela do notebook e atira dentro da mochila e, dependendo da quantidade de memória RAM em uso no momento, jogar seu conteúdo para o disco (na época dos discos rígidos 🤢, quando a política foi definida), poderia demorar vários segundos, o que seria prejudicial para a saúde dos discos. Como disco rígido é peça de museu com que ninguém mais se importa, eu ativo aqui. 😅

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Sobre a suspensão híbrida, cabe notar que é habilitada por padrão em desktops, porém não em notebooks. Sua vantagem é que o sistema suspende e hiberna ao mesmo tempo, de forma que, se acabar a energia, o estado anterior é retomado igual. Costumo habilitar mesmo em notebooks, pois acho bastante útil.

Tive alguns problemas de tela azul quando fazia uso da suspensão híbrida no PC. Muitos Kernel Heap Corruption ocasionados basicamente por cortar totalmente a energia do PC quando suspenso.

Na teoria, os dados ficam abertos tanto na RAM quanto no disco como backup, mas os do disco sempre acabavam com alguma corrupção, comigo nunca funcionou direito.

Só consegui resolver aderindo totalmente à hibernação e reiniciando todo começo de semana para limpar a RAM do sistema.

Para minha rotina, que mexo com muita criptografia, não ficaria nada conveniente ter que descriptografar vários volumes diariamente/a cada inicialização.

Nota: Uso SSD no PC.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...