Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, desejo que todos estejam bem. Gostaria de lhes pedir ajuda acerca de uma situação peculiar que encontrei.

Bem, o contexto é o seguinte, estou atualmente estagiando na área de climatização/refrigeração e preciso utilizar alguns programas específicos para isso.

Esses softs fazem parte de um pacote de uma fabricante de equipamentos e se chama E20-II, eles são muito antigos, de 1993 mais especificamente e só funcionam em sistemas de 32 bits, como o win XP por exemplo. (Era onde estava funcionando bem, anteriormente)

Funcionam em DOS e apesar de serem antigos, são extremamente úteis para os cálculos dos projetos.

Já emulei um sistema usando Virtualbox e funcionam, mas não operam por um detalhe principal: Só operam com um componente chamado Sentinel (fotos abaixo) conectado na porta paralela da placa-mãe.

20240719_112943-min.thumb.jpg.5839c8620e82c037893cf1a42cfe5511.jpg     20240719_112950-min.thumb.jpg.3663c7b9fe20e5760a955f1d9a627b0d.jpg

(adiciono que tenho o sentinel e a licença, bem como um "backup" do pacote de programas)

Bem, o computador em que trabalhava está inoperante pois a memória ram DDR1 400 MHz danificou e não vejo opções confiáveis de comprar outra. (A não ser que vcs saibam e possam me dizer) 

Era uma máquina bem velinha, nem conexão sata ele tinha.

Seria seguro ou funcionaria usar adaptador de porta paralela para usb com o Sentinel, ou algo do tipo?

Existe algum tipo de set de hardware que posso adquirir para voltar a usá-lo?

Teria alguma maneira simular o uso do Sentinel, ou transmitir a conexão para dentro de um sistema no VirtualBox?

Desde já muito obrigado pelo seu tempo e sua atenção, se puder me ajudar, também sou muito grato!

• 2 semanas depois...
  • Administrador
Postado

@Arthur T.N. Isto daí é um "hardlock", um sistema de proteção contra pirataria. Eu realmente nunca pesquisei sobre como emular um desses, mas de repente pesquisando usando esta palavra  genérica (hardlock) você talvez tenha mais sucesso do que buscando pelo nome específico que o fabricante do software deu à sua implementação específica.

Outra solução é catar uma máquina bem antiga para rodar o software. Realmente não tenho recomendações de locais para comprar peças antigas, mas talvez se você perguntar no setor de recomendação de lojas o pessoal poderá ajudá-lo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!