Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia familia, to pensando em fazer um upgrade de processador e placa de Vídeo.

atualmente eu to com um Ryzen 5 2600x e GTX 1050 ti

queria ir pro Ryzen 5 5600 e uma GTX 4060 eu teria que mudar a placa-mãe tb?

desde já agradeço

• Pedroou alterou o título para ASUS TUF B450 pro gaming suporta o Ryzen 5 5600 e GeForce RTX 4060?
Postado
7 minutos atrás, lsz939 disse:

bom dia familia, to pensando em fazer um upgrade de processador e placa de Vídeo.

atualmente eu to com um Ryzen 5 2600x e GTX 1050 ti

queria ir pro Ryzen 5 5600 e uma GTX 4060 eu teria que mudar a placa-mãe tb?

desde já agradeço

Não precisa trocar a pIaca mãe, mas precisa trocar a GPU. Não pegue a 4060 que ela não vale o seu dinheiro, a 3060ti tem mesmo desempenho custando bem menos, ou a 3070 custa a mesma coisa e é bem melhor.

Ah, e claro, isso assumindo que sua fonte preste. Qual seria?

• Obrigado 1
Postado
17 minutos atrás, Imakuni disse:

a 3060ti tem mesmo desempenho custando bem menos, ou a 3070 custa a mesma coisa e é bem melhor.

As poucas novas que ainda existem a venda estão caríssimas, só se achar alguma usada valendo, de um modelo decente e com nota fiscal provando que já não esteja batida por 2, 3 anos de uso. Também são placas que tem quase o dobro de consumo, pra quem joga direto ou divide o PC a diferença na conta de luz deve chegar a uns R$ 100 por ano fácil. Na faixa dos 1700-1800 a 4060 fica num patamar parecido à RX 7600 e vale a pena, considerando RT, DLSS 3 e recursos de IA.

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

As poucas novas que ainda existem a venda estão caríssimas, só se achar alguma usada valendo, de um modelo decente e com nota fiscal provando que já não esteja batida por 2, 3 anos de uso.

Mas é claro. Não compre placa nova se você puder evitar.

8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Também são placas que tem quase o dobro de consumo, pra quem joga direto ou divide o PC a diferença na conta de luz deve chegar a uns R$ 100 por ano fácil.

Primeiro que não vai chegar em 100R$ ao ano, e segundo que mesmo que fosse, pagar um pouco mais para ter bem mais desempenho faz todo o sentido.

10 minutos atrás, Shaman93 disse:

Na faixa dos 1700-1800 a 4060 fica num patamar parecido à RX 7600 e vale a pena, considerando RT, DLSS 3 e recursos de IA.

Se é para ter desempenho de 4060, de novo, vá na 3060ti e economize uma boa grana. Nem a 4060, nem a 7600 valem.

Postado
41 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas é claro. Não compre placa nova se você puder evitar.

Placa nova tem as suas vantagens, por exemplo garantia que as vezes chega a 3-4 anos e a certeza de que não foi usada com uma fonte bomba numa rede elétrica do século XIX. Dependendo da diferença de preço, considero que vale a pena pagar. O que eu aconselho evitar mesmo são placas com vários anos de uso, solda BGA perdeu muita durabilidade pós-abolição do chumbo. Outro ponto é o valor de revenda, é muito mais fácil e vai recuperar mais grana vendendo uma placa que foi usada 1 ou 2 anos e que ainda tem +1 ou 2 de garantia, dono único, do que uma que já é de terceira ou quarta mão e já acumula seus 4, 5+, isso se não morrer na tua mão antes.

Primeiro que não vai chegar em 100R$ ao ano

O consumo da 3060Ti é 200, da 3070 é 220 W, enquanto da 4060 é 125 W, uma diferença de 75 e 95 W. Supondo 4 horas por dia de uso, são 108 e 137 kWh de diferença em 1 ano, R$ 70 e R$ 88 a mais na conta, isso se jogar 100% do tempo em momentos de bandeira verde e considerando a minha taxa aqui que é uma das menores do país. Em estados que a tarifa é mais alta ou pior, bandeira vermelha (considerando aí R$ 1,3 o kWh), essa diferença no limite vai pra 140-180. Pagar um pouco mais beleza, mas na prática é 60% e 76% mais consumo, pra entregar 7% e 16% mais desempenho...

Se é para ter desempenho de 4060, de novo, vá na 3060ti e economize uma boa grana. Nem a 4060, nem a 7600 valem.

Se achar alguma nesse preço de um modelo bem construído, sem muitos anos de uso (com nota fiscal) e que o vendedor tenha pelo menos uma fonte decente e não more no litoral, concordo. Aliás, tenho uma 3070 Ti que comprei usada e uma 4060 nova e considero que ambas tem o seu appeal. Ainda não tive a oportunidade de testar a 4060 no verão, mas uma coisa da 3070 Ti que me incomoda bastante é o calor excessivo que ela gera, o quarto já tá quente pra diabo e jogando o PC ainda vira um aquecedorzinho.

Postado
14 horas atrás, Imakuni disse:

Não precisa trocar a pIaca mãe, mas precisa trocar a GPU. Não pegue a 4060 que ela não vale o seu dinheiro, a 3060ti tem mesmo desempenho custando bem menos, ou a 3070 custa a mesma coisa e é bem melhor.

Ah, e claro, isso assumindo que sua fonte preste. Qual seria?

A fonte seria a que eu tenho cougar 550w

Uma rx 7600 por 1600$ valeria a pena?

Postado
7 horas atrás, lsz939 disse:

A fonte seria a que eu tenho cougar 550w

Certo, mas qual o modelo dela?

7 horas atrás, lsz939 disse:

Não. Por esse valor dá para pegar a 3060ti, que é um pouco melhor e mais barata.

Postado
10 horas atrás, lsz939 disse:

Vale. Obviamente comparando com qualquer placa usada vai conseguir pegar 'mais desempenho por menos dinheiro', só que na prática também tem muitos revezes: abre mão de toda e qualquer forma de garantia (então sim, é 1600 conto que se der um pé frio, de repente em 3 meses ou nem isso podem evaporar); não vai ter a menor noção de como a placa foi usada antes - tipo 16 horas por dia no limite, por 3 irmãos e com fonte bomba (pior cenário) - e o vendedor pode inventar qualquer história só pra vender; o valor e facilidade de revenda depois é pior que o de uma placa de primeira mão ou com menos uso; vai negociar com uma pessoa aleatória, em vez comprar seguramente de uma loja; vai ter pior eficiência energética/maior consumo elétrico pegando uma geração defasada (a 7600 não é tão eficiente quanto a 4060, mas ainda é menos gastona que a 3060 Ti)... E conforme for pensando, tem outros poréns de pegar placa usada. Componentes que considero serem muito seguros e valem a pena de pegar usado são memória RAM, SSD (com indicador de saúde alto) e processador. Placa de vídeo já entra numa área cinzenta que pode valer a pena, mas depende muito das circunstâncias. Que nem eu disse antes, pra mim, pra valer a pena tem que ser uma placa com preço muito baixo (e não, pagar o mesmo preço pra 7% mais desempenho, de uma placa usada de geração passada, não é muito baixo...), usada com uma fonte boa e por não muito tempo (máximo 1 ou 2 anos).

Em termos de desempenho, a 4060 fica mais ou menos entre a 7600 e a 7600 XT, mas é bem melhor em RT e tem DLSS, que é um recurso interessante.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 agora que você me atentou sobre o pcie 4.0 nisso, eu comprei um SSD Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Será que não vai caber?

O NV2 é PCIe 4.0 NVMe

Postado
10 horas atrás, lsz939 disse:

@Shaman93 agora que você me atentou sobre o pcie 4.0 nisso, eu comprei um SSD Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Será que não vai caber?

O NV2 é PCIe 4.0 NVMe

Vai sim, ele só vai funcionar em 3.0. Na prática, a diferença é praticamente imperceptível no uso cotidiano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...