Ir ao conteúdo

CPU queda drástica após abrir jogos

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal acabei de montar uma máquina com a seguinte configuração:
RTX 3080TI
I9-12900KS
B660M
FONTE MSI 850W
16GB RAM
WATER COOLER 360MM RISEMODE

Estou tendo o seguinte problema:
A utilização da CPU fica em 1% sem nenhum aplicativo aberto, quando vou fazer o estresse da CPU, segundos depois todos os núcleos limitam em 399GHZ, e o computador fica todo travado.

A primeira imagem é antes de fazer o estresse e a segunda após 5 segundos de estresse

imagem_2024-07-22_122925420.png

imagem_2024-07-22_123119444.png

Postado
20 minutos atrás, RyanGomesz disse:

I9-12900KS
B660M

Dou 99% de certeza que seu problema é placa-mãe. Existem várias B660M de entrada no mercado, esse CPU puxa muita energia em estresse e parece que sua placa-mãe não está preparada pra isso. Qual é o modelo da sua placa-mãe?

Mais uma dúvida: você realmente precisa de um Core i9 no seu PC, ou tem ele só porque é "legal" ter um? Pois eu vejo que a sua placa-mãe e o tipo de WC que você tem não estão compatíveis com o nível do seu processador.

Postado

@GuilhermeGB

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Dou 99% de certeza que seu problema é placa-mãe. Existem várias B660M de entrada no mercado, esse CPU puxa muita energia em estresse e parece que sua placa-mãe não está preparada pra isso. Qual é o modelo da sua placa-mãe?

Mais uma dúvida: você realmente precisa de um Core i9 no seu PC, ou tem ele só porque é "legal" ter um? Pois eu vejo que a sua placa-mãe e o tipo de WC que você tem não estão compatíveis com o nível do seu processador.

Atualmente estou com essa placa-mãe 

placa-mãe Biostar B660M, DDR4, Socket LGA1700, M-ATX, Chipset Intel B660, B660MX-E

Na realidade eu comprei porque vi que formava um belo par com a RTX 3080TI, você me indicaria qual placa-mãe para essa configuração?

Postado

O VRM da placa-mãe Biostar esta aquecendo e causado "power throttling" no CPU - redução de clock por falta de alimentação.

Tente minimizar colocando um fan forte soprando sobre o VRM, se não melhorar só comprando uma placa melhor, que custa na faixa dos R$ 1.000,00+.

Além da placa-mãe errada comprou o CPU errado para o PC Gamer.

Postado
6 minutos atrás, RyanGomesz disse:

Atualmente estou com essa placa-mãe 

placa-mãe Biostar B660M, DDR4, Socket LGA1700, M-ATX, Chipset Intel B660, B660MX-E

É muito pior do que eu pensava. Achei que você teria alguma ASUS ou Gigabyte básica, mas você tem logo uma Biostar. Tem placada Biostar que dá problema até com Core i5...

6 minutos atrás, RyanGomesz disse:

Na realidade eu comprei porque vi que formava um belo par com a RTX 3080TI, você me indicaria qual placa-mãe para essa configuração?

A RTX 3080 Ti formaria um bom par até mesmo com um Core i5 12600K, mas se quisesse "exagerar" um pouco, um Core i7 12700K no máximo. Só precisaria investir mais pesado ainda se você for um cara hardcore dos jogos de FPS competitivos, aí eu já te indicaria direto um Ryzen 7 7800X3D.

Para garantir que um CPU do nível desse Core i9 fique tranquilo, precisaria de algo assim:

https://www.kabum.com.br/produto/404822/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b760m-plus-intel-LGA-1700-matx-d4-DDR4-90mb1di0-m0eay0

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

É muito pior do que eu pensava. Achei que você teria alguma ASUS ou Gigabyte básica, mas você tem logo uma Biostar. Tem placada Biostar que dá problema até com Core i5...

A RTX 3080 Ti formaria um bom par até mesmo com um Core i5 12600K, mas se quisesse "exagerar" um pouco, um Core i7 12700K no máximo. Só precisaria investir mais pesado ainda se você for um cara hardcore dos jogos de FPS competitivos, aí eu já te indicaria direto um Ryzen 7 7800X3D.

Para garantir que um CPU do nível desse Core i9 fique tranquilo, precisaria de algo assim:

https://www.kabum.com.br/produto/404822/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b760m-plus-intel-LGA-1700-matx-d4-DDR4-90mb1di0-m0eay0

Entendi, você acha viável trocar a CPU agora ou o i9-12900ks já suprirá as expectativas? E se puder me indicar um bom water cooler também ficaria muito grato

Qual sua opinião sobre essa placa-mãe?
Msi Pro Z690-p
https://www.kabum.com.br/produto/530962/placa-mãe-msi-pro-z690-p-atx-LGA-1700-DDR4-HDMI-displayport-m-2-usb-3-2?utm_id=21434223550&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwhvi0BhA4EiwAX25uj19HyLHygqUKwHzqEcGTx9ITC97RNt1Tm_Pnnp7OhsKOpyhD6fj99BoCAxQQAvD_BwE

Postado
agora, RyanGomesz disse:

Entendi, você acha viável trocar a CPU agora ou o i9-12900ks já suprirá as expectativas? E se puder me indicar um bom water cooler também ficaria muito grato

Acho que seria difícil achar um comprador para esse 12900KS, então você pode mantê-lo. Seu WC provavelmente não chega no nível de um WC de 240mm bom, mas se você for usar o PC apenas para jogar, não deve ter problemas. Isso, claro, desde que seu gabinete tenha boa ventilação.

agora, RyanGomesz disse:

Parece uma Z690 básica, talvez o VRM não esteja nem no mesmo patamar da B760 acima. Provavelmente já suficiente para uso leve do Core i9 12900KS, mas não consegui achar informações sobre ela.

Postado
10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que seria difícil achar um comprador para esse 12900KS, então você pode mantê-lo. Seu WC provavelmente não chega no nível de um WC de 240mm bom, mas se você for usar o PC apenas para jogar, não deve ter problemas. Isso, claro, desde que seu gabinete tenha boa ventilação.

Parece uma Z690 básica, talvez o VRM não esteja nem no mesmo patamar da B760 acima. Provavelmente já suficiente para uso leve do Core i9 12900KS, mas não consegui achar informações sobre ela.

O que eu encontrei sobre o VRM das duas placas:

ASUS Prime Z690-P: É uma placa-mãe ATX, geralmente possui mais espaço e potencial para dissipação de calor. O chipset Z690 é mais avançado, permitindo overclock de CPU e RAM. em um VRM robusto, adequado para overclocking moderado.

ASUS TUF Gaming B760M-PLUS: É uma placa-mãe Micro-ATX, mais compacta. O chipset B760 é mais novo, mas não permite overclock de CPU (apenas RAM). Tem um VRM sólido, mas não necessariamente tão avançado quanto o da série Z.

Qual das duas você escolheria? E qual modelo de WC você escolheria para segurar o i9?

Postado
1 minuto atrás, RyanGomesz disse:

ASUS Prime Z690-P:

A placa que você mandou antes não é uma ASUS, é uma MSI. 

Eu prefiro me basear em reviews, eu não achei review do modelo da MSI pra saber o desempenho do VRM dela, mas eu sei que a B760 da ASUS TUF tem um VRM bastante forte, como é dito no review abaixo. Conseguiu segurar o Core i9 13900KS consumindo mais de 300W sem esquentar.

https://hwbusters.com/mainboards/ASUS-tuf-gaming-b760-plus-wifi-d4-mainboard-review/13/

De qualquer forma, você provavelmente não vai estressar seu i9 a esse ponto, e também nem sugiro que mexa com overclock (se for pegar a Z690), principalmente por causa do seu cooler. As vantagens do chipset Z690 sobre o B760, além do suporte a overclock no processador, é nas conectividades, mas talvez você nem use. Essa da Z690 ASUS mesmo tem bastante coisa, mas não tem estoque a venda.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A placa que você mandou antes não é uma ASUS, é uma MSI. 

Eu prefiro me basear em reviews, eu não achei review do modelo da MSI pra saber o desempenho do VRM dela, mas eu sei que a B760 da ASUS TUF tem um VRM bastante forte, como é dito no review abaixo. Conseguiu segurar o Core i9 13900KS consumindo mais de 300W sem esquentar.

https://hwbusters.com/mainboards/ASUS-tuf-gaming-b760-plus-wifi-d4-mainboard-review/13/

De qualquer forma, você provavelmente não vai estressar seu i9 a esse ponto, e também nem sugiro que mexa com overclock (se for pegar a Z690), principalmente por causa do seu cooler. As vantagens do chipset Z690 sobre o B760, além do suporte a overclock no processador, é nas conectividades, mas talvez você nem use. Essa da Z690 ASUS mesmo tem bastante coisa, mas não tem estoque a venda.

Belezaaaa! Vou pegar essa então e vou ver se vai resolver meu problema, o processador com essa placa-mãe B660M da Biostar tá consumindo no máximo 20w, e o ideal é no mínimo em processos pesados 150w, vou alterar essa placa-mãe e torcer para que dê certo!

Consegue pra finalizar me indicar somente um WC bom?

• Solução
Postado

O @1lokos manja mais de coolers e refrigeração, talvez conheça uma opção melhor. Mas tem o MasterLiquid 360L Core ARGB e tem o DeepCool LS720S Zero Black (sem LED nem nada).

Se fosse você testava o que você tem agora pra ver como será o resultado com uma placa-mãe boa antes de decidir comprar outro e gastar ainda mais dinheiro. O negócio é pesquisar antes de comprar pra não ter que gastar duas vezes.

Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O @1lokos manja mais de coolers e refrigeração, talvez conheça uma opção melhor. Mas tem o MasterLiquid 360L Core ARGB e tem o DeepCool LS720S Zero Black (sem LED nem nada).

Se fosse você testava o que você tem agora pra ver como será o resultado com uma placa-mãe boa antes de decidir comprar outro e gastar ainda mais dinheiro. O negócio é pesquisar antes de comprar pra não ter que gastar duas vezes.

Beleza, obrigado Guilherme!

Postado
1 hora atrás, RyanGomesz disse:

ASUS Prime Z690-P: É uma placa-mãe ATX, geralmente possui mais espaço e potencial para dissipação de calor. 

O maior espaço de uma placa-mãe ATX não tem nada a ver com refrigeração, dissipação de calor, apenas com mais slots de expansão PCIe.

Citação

O chipset Z690 é mais avançado, permitindo overclock de CPU e RAM. em um VRM robusto, adequado para overclocking moderado.

Os modelos "PRO" da MSI são voltados ao mercado "professional" - coorporativo; não para PC Gamer, para este são as placas da linhas MPG, MAG que é o equivalente da TUF da ASUS. Esquece overclock em i9, já consome horrores com o clock base.

"PRO series motherboards provide not only optimized professional workflows but also less troubleshooting and longevity."

Citação

... um WC bom?

A principio não precisa trocar de WC, o problema não é de temperatura do CPU, é de VRM mal projetado. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!