Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sim, você não leu errado, eu tunei essa carcaça👍

Configurações:

Processador AMD Dual Core E-300 1,3 GHz

memória RAM DDR3 8GB (2X4GB) 1333MHz 

SSD 240GB

HD Toshiba 500GB (Via Caddy, leia a questão 5)

Windows 7 Starter Edition 32 Bits

Tirei todos os processos que podem ocasionar lentidão e ele está rodando em 15-22% da CPU - Rodando tranquilamente o sistema operacional.

Eis minha questão:

1- Qual seria o navegador mais leve para computadores fracos?

Atualmente estou utilizando um chamado Maxthon, existe outro mais fraco ainda?

2- Existe alguma versão do pacote Office que possa ser mais leve para esse PC?

Atualmente utilizando o Office 2019, posso utilizar até o 2010.

3- Existe mais alguma maneira além de reduzir todos os processos do computador? (colocando em modo de desempenho leve, retirando antivírus, quaisquer programa que abram em conjunto com o windows e gambiarras)

Além de tudo isso, existe mais alguma configuração para Windows Starter que deixa o PC mais leve?

4- Existe algum sistema operacional que funcione o pacote Office e seja mais leve do que o Windows Starter?

Se existe alguma versão de Linux/Windows gambiarrado que funcione esses programas e seja mais leve que o Windows Starter.

5- Queria colocar um Caddy (Caddy é um adaptador que substitui o leitor de DVD/CD, com uma conexão SATA diretamente com a placa-mãe, permitindo que o notebook comporte mais um HD externo ou SSD) nesse notebook, qual eu deveria colocar? Se possível, alguma que venda pelo mercado livre seria muito bom.

6- Outra pergunta, existe alguma diferença entre utilizar 32 Bits em 8GB RAM ou 64 Bits? Existe alguma perde de memória entre os dois?

Tá, eu sei que esse notebook poderia estar agora escorando minha bancada, mas estou arrumando ele para um amigo que irá somente abrir Office e plataforma ERP via navegador. Ele tem uma escola de artes marciais e ensina crianças carentes aqui na quebrada, queria poder fazer mais e tentar acelerar mais esse PC 🥲.

Sobre o sistema operacional:

Esse vídeo:

Esse aqui também:

Qual é a possibilidade desses sistemas operacionais rodarem algum pacote Office?

Queria realmente saber isso para tentar instalar um sistema operacional mais leve, assim eu consigo tirar alguns problemas crônicos do computador.

Postado

@Leobisgui , olá

Resp: Tem libreOffice e WPSoffice. (são opensource).

4- Existe algum sistema operacional que funcione o pacote Office e seja mais leve do que o Windows Starter? Se existe alguma versão de Linux/Windows gambiarrado que funcione esses programas e seja mais leve que o Windows Starter.

Resp: Tem ChromeOs, Lubuntu, Xubuntu, Linux Lite e Bodhi Linux.

• Curtir 1
Postado

@Kaze_jp Boa noite!

2- Fiz uma pesquisa rápido e observei que o WPS Office é mais rápido que o LibreOffice, ambos também tem compatibilidade com arquivos Office (docx/. xlsx/. pptx).

4- https://www.wps.com/academy/the-complete-guide-to-download-wps-office-for-chromebook-quick-tutorials-1877496/ - Existe maneiras que instalar o WPS Office em Chromebook, então eu achei uma boa utilizar ele.

Valeu, vou dar uma estudada nas possibilidades por aqui.

• Membro VIP
Postado
Em 23/07/2024 às 20:04, Leobisgui disse:

Configurações:

Processador AMD Dual Core E-300 1,3 GHz

memória RAM DDR3 8GB (2X4GB) 1333MHz 

SSD 240GB

HD Toshiba 500GB (Via Caddy, leia a questão 5)

Windows 7 Starter Edition 32 Bits

1- Qual seria o navegador mais leve para computadores fracos?

Atualmente estou utilizando um chamado Maxthon, existe outro mais fraco ainda?

Atualmente utilizando o Office 2019, posso utilizar até o 2010.

3- Existe mais alguma maneira além de reduzir todos os processos do computador? (colocando em modo de desempenho leve, retirando antivírus, quaisquer programa que abram em conjunto com o windows e gambiarras)

Além de tudo isso, existe mais alguma configuração para Windows Starter que deixa o PC mais leve?

4- Existe algum sistema operacional que funcione o pacote Office e seja mais leve do que o Windows Starter?

Se existe alguma versão de Linux/Windows gambiarrado que funcione esses programas e seja mais leve que o Windows Starter.

5- Queria colocar um Caddy (Caddy é um adaptador que substitui o leitor de DVD/CD, com uma conexão SATA diretamente com a placa-mãe, permitindo que o notebook comporte mais um HD externo ou SSD) nesse notebook, qual eu deveria colocar? Se possível, alguma que venda pelo mercado livre seria muito bom.

6- Outra pergunta, existe alguma diferença entre utilizar 32 Bits em 8GB RAM ou 64 Bits? Existe alguma perde de memória entre os dois?

Tá, eu sei que esse notebook poderia estar agora escorando minha bancada, mas estou arrumando ele para um amigo que irá somente abrir Office e plataforma ERP via navegador. Ele tem uma escola de artes marciais e ensina crianças carentes aqui na quebrada, queria poder fazer mais e tentar acelerar mais esse PC 🥲.

Tá legal. São muitas perguntas, mas tentarei ser o mais claro possível em todas:

1. As versões do pacote Office vão incorporando mais recursos conforme ficam mais recentes. No entanto, a performance delas também depende de qual versão do Windows você esteja utilizando. O Office 2013 funciona bem nos Windows 7 e 8. Dessa versão pra frente, o desempenho fica melhor em Windows 10.

2. Sim. Você pode desativar Serviços inúteis do Sistema, reduzir o tamanho do arquivo de paginação, ligar o modo de Inicialização Limpa, editar os Serviços essenciais que podem iniciar com o sistema e reduzir os recursos gráficos da interface do Windows.

3. Dificilmente um sistema operacional será mais leve do que o Windows 7 Starter (pelo menos, sem ter mais problemas de compatibilidade com outras ferramentas do que ele).

4. Nunca pesquisei sobre esse dispositivo.

5. Explicando de maneira não muito técnica, sistemas operacionais em 32-bit não conseguem alocar mais do que 4GB RAM. Ou seja, seu computador não está usando todos os 8GB instalados se o seu sistema operacional não é de 64-bit.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como indicação adicional, eu sugeriria a instalação do Windows 8.1 nesse notebook (levando em conta a performance do processador, a compatibilidade com ferramentas úteis, e a quantidade de RAM instalada no seu computador).

Creio que a versão mais recente, e ao mesmo tempo, mais otimizada possível do Windows para essa máquina, te dará bem menos dor de cabeça e precisará de menos tempo para configurar os componentes e ferramentas essenciais do sistema.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Em 23/07/2024 às 19:04, Leobisgui disse:

Tá, eu sei que esse notebook poderia estar agora escorando minha bancada, mas estou arrumando ele para um amigo que irá somente abrir Office e plataforma ERP via navegador. Ele tem uma escola de artes marciais e ensina crianças carentes aqui na quebrada, queria poder fazer mais e tentar acelerar mais esse PC

Ah, e meus parabéns por aceitar o desafio de otimizar um computador tão limitado em sua performance, e na ajuda de uma causa nobre. Realmente, meus parabéns. Desejo boas melhorias de performance (tente o Windows 10, versão 22H2, se o Windows 8.1 parecer complicado demais, ou me peça ajuda em mensagens diretas, se preferir, e te ajudo a configurar tudo).

2 horas atrás, Gabriel U disse:

Tá legal. São muitas perguntas, mas tentarei ser o mais claro possível em todas:

1. As versões do pacote Office vão incorporando mais recursos conforme ficam mais recentes. No entanto, a performance delas também depende de qual versão do Windows você esteja utilizando. O Office 2013 funciona bem nos Windows 7 e 8. Dessa versão pra frente, o desempenho fica melhor em Windows 10.

2. Sim. Você pode desativar Serviços inúteis do Sistema, reduzir o tamanho do arquivo de paginação, ligar o modo de Inicialização Limpa, editar os Serviços essenciais que podem iniciar com o sistema e reduzir os recursos gráficos da interface do Windows.

3. Dificilmente um sistema operacional será mais leve do que o Windows 7 Starter (pelo menos, sem ter mais problemas de compatibilidade com outras ferramentas do que ele).

4. Nunca pesquisei sobre esse dispositivo.

5. Explicando de maneira não muito técnica, sistemas operacionais em 32-bit não conseguem alocar mais do que 4GB RAM. Ou seja, seu computador não está usando todos os 8GB instalados se o seu sistema operacional não é de 64-bit.

1. Recomendação de navegador: Brave.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Em 26/07/2024 às 18:45, Gabriel U disse:

Ah, e meus parabéns por aceitar o desafio de otimizar um computador tão limitado em sua performance, e na ajuda de uma causa nobre. Realmente, meus parabéns. Desejo boas melhorias de performance (tente o Windows 10, versão 22H2, se o Windows 8.1 parecer complicado demais, ou me peça ajuda em mensagens diretas, se preferir, e te ajudo a configurar tudo).

1. Recomendação de navegador: Brave.

Bom, eu vou finalizar esse post respondendo as perguntas para ajudar futuros confrades nessa nobre jornada que eu estou tendo.

Primeiramente, obrigado pela ajuda e pela dedicação em suas respostas, eu levei todas elas em consideração e fiz diversos testes de performance, vou explicar o que eu fiz:

1- Qual seria o navegador mais leve para computadores fracos?

R: Maxthon.

Instalei todos os navegadores mais fracos do mercado: Brave, OperaGX, Mozilla Firefox. Todos eles puxaram muito processamento e acabaram falhando nos testes.

- Existe alguma versão do pacote Office que possa ser mais leve para esse PC?

R: Qualquer um funciona bem utilizando um SSD. Literalmente, instalei todos eles e a performance continuou a mesma. 

3- Existe mais alguma maneira além de reduzir todos os processos do computador? 

R: Não existe nenhuma outra maneira de acelerar o processamento de dados, além do conhecido.

- Configuração do Sistema/Gerenciador de Tarefas: Nenhum processo de software ativo.

- Windows Defender/Security:  Nenhuma configuração/processo ativo.

- SSD/Sistema Operacional/memória RAM: SSD 120GB com Windows 7 Starter 32bits. memória RAM DDR3 8GB ou 4GB (2x4GB 1333MHz ou 2x2GB 1333MHz ou 1x2GB 1333MHz) - (Disponível somente 2GB)

Sobre a memória RAM: Windows Starter comporta somente 2GB RAM. O Processador é muito fraco para um sistema operacional 64 Bits ou qualquer outra variação 34/64 Bits do Windows 7/8.1/10.

Sobre o sistema operacional: Qualquer variação do Windows 7 além do Starter já deixa o notebook devagar. Eu instalei diversos sistemas operacionais (não instalei Linux ou variações dele) e o único que realmente desempenhou bem foi o Windows 7 Starter com o uso do SSD.

- Configuração do Sistema Operacional: Propriedades do sistema em "Desempenho" e todos os processos "Windows" que não impactam no funcionamento do sistema desativados.

Não foi utilizado nenhum software para melhor desempenho do computador ou similares.

Não recomendado:

- Overclock: Isso reduz a vida útil do processador e não tem efeito permanente em alguns casos, além de sérios causar danos que podem levar o notebook pros quiabo.

P: Além de tudo isso, existe mais alguma configuração para Windows Starter que deixa o PC mais leve?

R: Não existe nenhuma configuração além dessas. Recomendo esse vídeo para quem ainda estiver com dúvida.

4 - Existe algum sistema operacional que funcione o pacote Office e seja mais leve do que o Windows Starter?

Em 23/07/2024 às 20:20, Kaze_jp disse:

@Leobisgui , olá

Resp: Tem libreOffice e WPSoffice. (são opensource).

4- Existe algum sistema operacional que funcione o pacote Office e seja mais leve do que o Windows Starter? Se existe alguma versão de Linux/Windows gambiarrado que funcione esses programas e seja mais leve que o Windows Starter.

Resp: Tem ChromeOs, Lubuntu, Xubuntu, Linux Lite e Bodhi Linux.

R@Kaze_jp Respondeu essa pergunta logo acima, isso é assunto para outro tópico. Não testei outros sistemas operacionais além do Windows, então não posso responder, mas no caso, provavelmente existem outros sistemas operacionais mais leves e rápidos para esse caso,

Queria colocar um Caddy (Caddy é um adaptador que substitui o leitor de DVD/CD, com uma conexão SATA diretamente com a placa-mãe, permitindo que o notebook comporte mais um HD externo ou SSD) nesse notebook, qual eu deveria colocar?

R: Caddy 12.7mm.

Quem estiver com dúvidas ainda ou quiser alguma ajuda é só pedir pelos comentários. Agradecimento especial ao @Gabriel U por ter me ajudado nessa pesquisa.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Agradeço pela menção honrosa ao fim dos resultados da pesquisa.
Eu não me lembrei antes para mencionar durante o processo, mas outro sistema operacional cujos testes também podem ser feitos no futuro é o ZorinOS Lite.
A indicação pode ser útil a quem mais se interessar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!