Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Queria pedir uma ajuda. Hoje possuo as seguintes configurações no meu computador.

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD, mATX, DDR4
Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo)

Placa de vídeo GeForce GTX 1060 3GB
memória RAM Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 2400MHz
Monitor Gamer, 144Hz, 1ms, 1080p

Eu queria trocar apenas a placa de vídeo, estava pensando em uma 4070 Super, mas estou com medo de gerar gargalo. Dai que mora minha dúvida, eu só quero que melhore meu fps nos jogos que uso, queria pegar 144fps ao menos para ficar bom de jogar, principalmente no Sea of Thieves. Por isso queria ajuda nesse assunto, compro outra placa? Alguém me recomendaria uma mais ideal? Ou vendo o PC, troco processador e placa, etc. Enfim, quem puder me ajudar tem minha eterna gratidão.

• Solução
Postado

Sea of Thieves não é desafio para nenhum PC com placa de vídeo mais potente. Pra você que não tem monitor Quad HD, eu acho um pouco exagerado investir numa RTX 4070 Super, principalmente considerando o restante do seu PC. Com uma placa de R$1.500, que seria uma RX 6650 XT, já consegue rodar esse game a 150+ FPS em qualidade máxima na resolução 1080p.

Apesar do seu processador estar longe de ser o mais rápido para jogos, ainda consegue rodar bastante coisa. Se seu objetivo principal é Sea of Thieves, esse processador não será problema. Só que tem algo aí que acaba prejudicando o desempenho do seu Ryzen 5 em jogos, que é a memória RAM. Em situações que dependem mais do processador, deve perder uns 10% de desempenho em relação a um mesmo PC com memórias decentes de 3200MHz.

• Curtir 2
Postado

@Farabello , bom dia.

Como mencionado pelo GuilhermeGB, uma placa de vídeo RX 6650 XT é uma boa opção.

Segue minha sugestão, trocando o processador, memória RAM e placa de vídeo.

Processador: AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core
Cooler do Processador: Deepcool AG400
Placa de vídeo: XFX Radeon RX 6650 XT 8 GB Speedster SWFT 210
Memória: 16GB (Corsair VENGEANCE LPX (Preto) 16 GB (2x8 GB) DDR4-3200)
Armazenamento: Kingston SSD Nv2 500 GB M.2-2280
Total = R$ 3.520,73
Total no boleto = R$ 3.148,17
https://meupc.net/build/CVdd69

A placa de vídeo XFX Radeon RX 6650 XT 8 GB Speedster SWFT 210 sai por R$ 1.498,99, outra opção é a XFX Radeon RX 6600 Speedster SWFT 210 8GB por R$ 1.359,99, ou o processador Ryzen 5 5600 por R$ 715,00.

Espero ter ajudado!

Diego

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @Diego Mendes Rodrigues Obrigado pelas sugestões e respostas, só uma dúvida que ficou pra mim, eu não conheço essas placas de Vídeo Radeon, da pra comprar de olhos fechados? Não tem problema de aquecimento, etc? Outra dúvida, com essa placa XFX Radeon RX 6650 XT 8 GB daria pra rodar um Fortnite bem à 144fps com a troca da memória RAM pela de 3200 tb?

Postado

@Farabello cara, é um assunto que divide opiniões. Com relação a contrução física da placa, você não tem com que se preocupar, a XFX é uma excelente marca de placas de vídeo, e esse modelo ainda tem 2 anos de garantia. Mas placas da AMD, para algumas pessoas, costuma dar um pouco de dor de cabeça com drivers, mas a grande maioria acaba não tendo nenhum problema tão grave. Eu não posso te dizer nada em primeira mão a respeito disso, porque uso NVIDIA. A questão é que placas equivalentes da NVIDIA são muito mais caras.

Com relação ao Fortnite, se você configurar certinho e tiver paciência, não deverá ter problemas para ter uma média de 144 FPS, fazendo as configurações corretas. Mas pode ser que as memórias ajudem a dar um boost de desempenho, e já que é pra trocar de RAM, sugiro ir logo de 3600MHz. O problema com Fortnite é só a otimização, o jogo não roda bem até você ter uma boa quantidade de shader cache compilada já salva em disco.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Entendi, obrigado pelas informações! Acho que acabarei pegando essas memórias de 3600 e a placa de Vídeo AMD mesmo. Só resta uma dúvida, você acha que essa seria a melhor placa pra esse processador que eu tenho? Caso eu trocasse ele pelo AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core, compensaria eu pegar alguma mais potente?

Postado

@Farabello esse upgrade de processador não vale muito a pena, na maioria dos games o ganho seria pequeno em vista do valor que você precisaria investir. Considerando que você esteja enfrentando um gargalo de processador e precise de um CPU mais potente, o que você ganharia trocando seu 3600X por um 5600 seria 20%, as vezes até menos. E nem considere também o 5600X, pois o 5600 é praticamente o mesmo CPU e custa bem menos. 

O nível de CPU que você precisa depende muito mais dos jogos que você joga do que da placa de vídeo. O Ryzen 5 3600X ainda roda bem a maioria dos lançamentos pra quem curte uma gameplay de 60+ FPS na maior parte do tempo. Mas tem aqueles jogadores do cenário competitivo que sacrificam tudo para ter o melhor FPS possível, e nessas situações é necessário investir um pouco pesado em processador e nem tanto na placa de vídeo.

O Ryzen 5 3600X consegue entregar um resultado razoável na maioria dos games competitivos, mas ainda não suficiente para algumas pessoas, e pra esses casos, um dos melhores upgrades seria o Ryzen 7 5700X3D, um CPU feito para jogos mesmo, e entre acima de 40% de desempenho a mais em jogos em relação a um R5 3600. Até para quem nem joga muito jogo competitivo, o 5700X3D conseguirá envelhecer melhor com o passar dos anos, conforme os games forem ficando mais pesados. Se precisar de ainda mais desempenho, então o negócio é ir para o Ryzen 7 7800X3D, trocando a plataforma inteira junto (placa-mãe e memória RAM), mas vai custar muito dinheiro.

Com relação a placa de vídeo, é a mesma situação, vai depender mais do que você vai jogar e em que nível de qualidade. No caso da RTX 4070 Super, ela é uma placa para Quad HD em alta qualidade, até dá pra arriscar um 4K, mas não é tão interessante para 1080p por conta do preço.

• Curtir 1
Postado

@Farabello tem versão mínima de BIOS para o 5700X3D começar funcionar na placa-mãe, você vai ter que verificar em que versão sua placa-mãe está. O ideal seria você já atualizar para a última versão, já que os updates de BIOS costumam corrigir problemas de estabilidade e segurança. Sua placa-mãe começa a ter compatibilidade com o 5700X3D a partir da versão F60, mas já tem a versão F67b como a mais recente no momento.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...