Ir ao conteúdo

Notebook Lenovo Ideapad S145 possíveis upgrades

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, estou querendo melhorar meu notebook, ele já está um pouco velho, mas ainda tá inteiro(ou quase, a carcaça quebrou uma parte recentemente... mas ta funcionando k).

Mas sou meio leigo, como no título, o modelo é o Notebook Lenovo Ideapad S145 81WT0000BR, queria saber o que é possível melhorar nele. Acredito que seja só instalar mais RAM e um SSD certo?

Como saber se tanto a RAM quanto o SSD é compatível com o restante das peças? Vocês podem recomendar quais peças comprar?

Cheguei a pesquisar mas varia um pouco a informação de quanto suporta de RAM, eu vi que pode ser 16GB ou 20GB. Enquanto o SSD, ele é compatível com M.2.

Agradeço desde já a ajuda! 😁

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Pelo código de modelo que você indicou, presumo que seja o equipado com Intel Celeron N4000 e HD de 500GB. Se for esse mesmo, o seu processador suporta o máximo de 8GB RAM DDR4-2400MHz, ou seja, você pode comprar outro módulo de 4GB, de frequência 2400mhz (ou superior, sem problemas).

Menciono a possibilidade de comprar memória com frequência superior por conta da disponibilidade (geralmente, memórias DDR4 para notebook, de 2666mhz ou 3200mhz têm mais estoque disponível).

Quanto a armazenamento, de acordo com o guia Que Notebook Comprar (um dos mais confiáveis do Brasil quando o assunto é notebook), o modelo possui um slot M.2 livre, mas o protocolo (SATA ou NVMe) ou a geração PCIe (x3, x4, 3.0, 4.0) não é informada. Sugiro que procure se informar no YouTube.

No seu lugar, eu particularmente investiria nos upgrades (mas comprando dois pentes de RAM DDR4), formataria o notebook com Windows 10, venderia por volta de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 e, completando o orçamento com o necessário, compraria este notebook (e aí usaria o segundo pente de RAM comprado):

https://quenotebookcomprar.com.br/ASUS-vivobook-15-x1500ea-ej4239ws/

Essa opção considera o modelo mais barato possível, acima do seu notebook atual.

É claro que você pode pesquisar e achar os modelos com Intel Core i3, pelo menos, mais atraentes no custo-benefício. E faço essas sugestões adicionais considerando o desempenho do seu processador.

Assim, você fica com três opções:

1. Realizar os upgrades e manter seu notebook atual (opção mais barata)

2. Realizar os upgrades, vender o notebook, comprar um com Pentium Gold, e fazer upgrade de RAM nele (e instale Windows 10 também, porque o 11 não se dá bem com notebooks mais básicos), ou;

3. Pesquisar modelos mais potentes.

Espero que as sugestões lhe sejam úteis, e sinta-se à vontade para tirar quaisquer dúvidas adicionais.

OBS.: o Pentium Gold 7505 é um processador cujo desempenho fica pouca coisa abaixo de um Core i3 de 11ª Geração, e por isso, vale a indicação. O suporte máximo dele é de 64GB RAM (fonte: Intel), mas sugiro inserir no máximo um pente de 8GB RAM ou 16GB RAM (para evitar problemas de compatibilidade com o BIOS).

Postado

@Gabriel U Boa tarde, obrigado pelas informações.

Cara, pra conseguir fazer dual channel, a RAM que eu comprar precisa ser igual a outra?

Se ele suporta o máximo 8GB, vale a pena comprar um de 8GB, ou comprar o de 4GB pra fazer dual channel?

O SSD não faz diferença em desempenho em jogos né? Mas impacta no carregamento, é isso?

Cara, na real eu tô com esse note por enquanto, mas vou montar um Pc depois, então queria só deixar ele funcional. Que tipo, eu não sei porque, mas não roda nem LOL.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Magner disse:

@Gabriel U Boa tarde, obrigado pelas informações.

Cara, pra conseguir fazer dual channel, a RAM que eu comprar precisa ser igual a outra?

Se ele suporta o máximo 8GB, vale a pena comprar um de 8GB, ou comprar o de 4GB pra fazer dual channel?

O SSD não faz diferença em desempenho em jogos né? Mas impacta no carregamento, é isso?

Cara, na real eu tô com esse note por enquanto, mas vou montar um Pc depois, então queria só deixar ele funcional. Que tipo, eu não sei porque, mas não roda nem LOL.

Como eu disse antes, o limite é 8GB e você já tem 4GB soldados. Logo, você deve colocar um pente de apenas 4GB, de frequência igual ou maior do que 2400mhz.

O SSD deixa o sistema mais responsivo (torna o carregamento de arquivos mais rápido), mas não influencia a performance geral dos jogos.

Posso te ensinar a otimizar seu sistema melhor, se quiser...

Postado
21 horas atrás, Gabriel U disse:

Como eu disse antes, o limite é 8GB e você já tem 4GB soldados. Logo, você deve colocar um pente de apenas 4GB, de frequência igual ou maior do que 2400mhz.

entendi entendi, vou comprar uma aqui então.

21 horas atrás, Gabriel U disse:

Posso te ensinar a otimizar seu sistema melhor, se quiser...

Cara, eu agradeceria, eu cheguei a pesquisar uma coisa ou outra, mas não manjo muito. Ele já não fica 100% da CPU o tempo todo, porém se eu abrir qualquer coisa ele fica em seus 60%. Os jogos eu acho que a CPU que é fraca, já que qualquer jogo que seja, ela fica em 100%.

Sobre o SSD, vou ver se compro, porque demora muito no carregamento dos jogos. Acha que vale a pena comprar um M.2? Eu consigo vender ele usado depois né?

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, Magner disse:

Cara, eu agradeceria, eu cheguei a pesquisar uma coisa ou outra, mas não manjo muito. Ele já não fica 100% da CPU o tempo todo, porém se eu abrir qualquer coisa ele fica em seus 60%. Os jogos eu acho que a CPU que é fraca, já que qualquer jogo que seja, ela fica em 100%.

Sobre o SSD, vou ver se compro, porque demora muito no carregamento dos jogos. Acha que vale a pena comprar um M.2? Eu consigo vender ele usado depois né?

Eis algumas dicas úteis de otimização para você testar no seu sistema:

1. VERIFICANDO A INTEGRIDADE DO SISTEMA DE ARQUIVOS DO WINDOWS
1.1 Abra o CMD como administrador;
1.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.
1.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.

*Caso o script pareça congelado por muito tempo em uma das verificações, clique na parte preta da janela e pressione Enter mais uma vez (pode ser que a execução do script seja pausada de vez em quando).

2. VERIFIQUE SE O WINDOWS UPDATE NÃO ESTÁ DESATUALIZANDO SEUS DRIVERS ACIDENTALMENTE
2.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.
2.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.
2.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.
2.4 No Menu Iniciar, procure por Opções Avançadas do Windows Update.
2.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.
2.6 Reinicie o computador depois disso.

3. DESLIGANDO SERVIÇOS E RECURSOS INÚTEIS DO WINDOWS:
Pressione Windows + R > digite services.msc > Enter > Filtre os serviços por nome > Procure os seguintes, um por um, pressione Enter, e marque o tipo de inicialização como Desativado:

Controles dos Pais
Experiências do Usuário Conectado e Telemetria
Fax
Gerenciador de Autenticação Xbox Live
Gerenciador de Mapas Baixados
Gerenciador de NFC/SE e Pagamentos
GoogleUpdater InternalService 128.0.6597.0...
GoogleUpdater Service 128.0.6597.0...
Microsoft Edge Update Service (edgeupdate)
Microsoft Update Health Service
OpenSSH Authentication Agent
Registro remoto
Roteamento e Acesso Remoto
Salvar Jogos no Xbox Live
Serviço de Dados Espaciais
Serviço de Demonstração de Revenda
Serviço de Geolocalização
Serviço de Percepção do Windows
Serviço de Rede Xbox Live
Serviço de Sensor
Serviço de Simulação de Percepção do Windows
Serviço de Telefonia
Serviço do Brave Update (brave)
Serviço do Windows Insider
Shared PC Account Manager
Telefonia
WalletService
Windows Mixed Reality OpenXR Service
Xbox Accessory Management Service

Pressione Ok, depois da alteração em cada um deles.

4. AJUSTANDO A APARÊNCIA E A PERFORMANCE DO SISTEMA:
4.1 Pressione Botão do Windows e digite Desempenho, selecionando a opção que aparece: Ajustar a aparência e o desempenho...
4.2 Selecione e a opção "Ajustar para melhor desempenho" (desmarca todos os recursos abaixo) e marque novamente as seguintes caixas:
a. Mostrar conteúdo da janela ao arrastar
b. Mostrar miniaturas em vez de ícones
c. (e as três últimas caixas listadas).

4.3 Depois clique em aplicar, e na mesma janela, clique na aba Avançado (parte de cima da tela).

4.4 Clique no botão Memória Virtual;
4.5 Selecione Tamanho personalizado: Inicial 400, Máximo 1361.
4.6 Clique em Ok e reinicie o seu computador.

SOBRE A COMPRA DO SSD M.2, procure se informar antes sobre qual o protocolo e a geração de M.2 aceita pela sua placa-mãe, mas a compra com certeza fará muito bem ao notebook, visto que vai aumentar e muito a responsividade de todo o sistema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...