Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola. Estou construindo e me bateu uma dúvida, posso colocar um disjuntor na rede relógio de leitura de 80A e no quadro geral 80 também ? Será um sobrado com dois chuveiro, até três as vezes ao mesmo tempo, além de ter em casa forno , microondas, fogão de indução, apesar de serem em disjuntores separados , como seria a melhor maneira de por um disjuntor no quadro da rede e no quadro geral da casa? Alguém pode ajudar nesta dúvida.

Postado

A fiação do poste até a sua residência deve suportar 80A (cabo de 25mm2 no mínimo, calcular distancia para evitar queda de tensão), geralmente cada fase trabalha com 50A (10mm2), salvo exceções como em prédios residenciais que cada fase pode ter até 800A, geralmente esses prédios possuem um próprio transformador.

 

MASSSS, o certo realmente seria contratar uma rede bifásica de 50A (10mm2, calcular distancia para evitar queda de tensão) e colocar cada chuveiro em uma fase.

 

Enfim, eu recomendaria você contratar um eletricista credenciado e evitar ficar mexendo no quadro do "relógio" devido aos riscos de choques elétricos graves.

Postado

O disjuntor deve proteger o cabo elétrico, e para isso, é essencial verificar a seção nominal do cabo entre o quadro do medidor e o quadro geral. Não é recomendado utilizar dois disjuntores com a mesma capacidade "em série", pois isso compromete a seletividade entre eles.

De acordo com a NBR 5410, é fundamental garantir que os dispositivos de proteção estejam corretamente dimensionados e posicionados para proteger adequadamente os cabos e evitar sobrecargas e curto-circuitos.
 

Além disso, é necessário realizar uma divisão adequada das cargas, identificando quantos circuitos haverá na instalação. A rede será monofásica, bifásica ou trifásica? Esse fator influencia diretamente no dimensionamento dos disjuntores e na distribuição das cargas.
 

O ideal é contratar um profissional habilitado, como um eletrotécnico, para realizar o dimensionamento e a instalação dos dispositivos de proteção de acordo com a NBR 5410. Esse profissional poderá garantir que a instalação esteja segura e em conformidade com as normas técnicas vigentes.

Preenche essas planilhas com o máximo de informações que você tiver que eu vou tentar lhe ajudar.

Quadro de Carga Geral.xlsx Quadro de Previsão de Cargas.xlsx

Postado

@Rodrigo alves1945 Antes de qualquer decisão, deves informar a carga para a concessionária e ler o regulamento de instalações dela. Pela descrição da carga, deves solicitar uma entrada trifásica e ela, a concessionária, irá lhe dar as coordenadas. Como sugerido pelos demais, consulte/contrate um eletricista profissional e, dependendo da região/concessionária, que seja credenciado por esta. O link leva ao regulamento da nossa concessionária, que pertence ao grupo CPFL. A partir da pg 40 informa o dimensionamento do padrão (item 6.22) e segue informando sobre demanda, como calcular e demais regras, desde tipos de postes, distancias, formas de instalação, enfim... tudo o resto em pormenores que devem ser feitos rigorosamente como descritos. Um parafuso 1 cm fora e já não rola a ligação até acertar. Na pg 102 discrimina o que disse acima sobre valores e limites para uso residencial (seu caso deve ser entre C1, C2 ou C3). Se não observar isso e simplesmente decidir instalar um DSJ maior do que deve, porá em risco o ramal de ligação e o medidor, podendo haver incêndio por superaquecimento e/ou curto circuito do medidor por sobrecarga, além do que, se a concessionária não souber que a demanda é maior, também pode haver sobrecarga do trafo de alta que alimenta o circuito da rua, ou seja: Pode derrubar tudo que ele alimenta, deixando a rua e a vizinhança no escuro. Sua concessionária deve ter um regulamento semelhante. Leia com muita atenção.

 

https://sites.cpfl.com.br/documentos-tecnicos/GED-13.pdf

 

Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...