Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, procurei no fórum e não achei a reposta que eu busco. Caso eu faça um sistema assim, o arduino é necessário, somente a placa vermelha (voz) não faria o processamento de ligar o relé?

vídeo para quem quiser ver o tutorial (essa parte do vídeo começa em 17:55) https://www.youtube.com/watch?v=wI3z1rhAGPw&list=PLE7cOjFmS69O1Wp2jfAj6kCB_zAAEhdTG&index=8

image.thumb.png.1053bd58458e4fb686453665d62ac54c.png

Postado

Olá, Rafael!

Para o seu sistema de controle de lâmpadas por comando de voz, o Arduino é necessário para processar os comandos de voz recebidos pela placa de reconhecimento de voz (a placa vermelha). A placa de voz por si só não possui a capacidade de controlar diretamente os relés ou as lâmpadas; ela apenas reconhece os comandos de voz e envia sinais ao Arduino.

O Arduino, então, interpreta esses sinais e aciona os relés que controlam as lâmpadas. Em resumo, a placa de reconhecimento de voz faz o reconhecimento dos comandos, mas é o Arduino que faz o processamento e controle das ações desejadas (ligar/desligar as lâmpadas).

Se precisar de mais alguma ajuda ou explicação detalhada sobre a montagem e programação, estou à disposição!

Abraço!

Postado
13 minutos atrás, Fábio Henrique013 disse:

Olá, Rafael!

Para o seu sistema de controle de lâmpadas por comando de voz, o Arduino é necessário para processar os comandos de voz recebidos pela placa de reconhecimento de voz (a placa vermelha). A placa de voz por si só não possui a capacidade de controlar diretamente os relés ou as lâmpadas; ela apenas reconhece os comandos de voz e envia sinais ao Arduino.

O Arduino, então, interpreta esses sinais e aciona os relés que controlam as lâmpadas. Em resumo, a placa de reconhecimento de voz faz o reconhecimento dos comandos, mas é o Arduino que faz o processamento e controle das ações desejadas (ligar/desligar as lâmpadas).

Se precisar de mais alguma ajuda ou explicação detalhada sobre a montagem e programação, estou à disposição!

Abraço!

Eu achei um vídeo onde o cara desconecta o arduino e aí funciona do mesmo jeito sem o arduino, porque ele fica salvo no controlador, como ele disse, a gente só precisa do arduino pra "treinar" o controlador de voz e depois não precisa mais, vou comprar para testar, porém o preço dele é um pouco salgado (R$ 120) e aí eu achei um paralelo Hi-Link AI Intelligence Voice e depois vou dar outra pesquisada pra ver se substitui bem também, porque se eu comprar o arduino uno + Hi-Link não dá o preço de 1 controlador de voz V3

• Membro VIP
Postado

Circuito bacaninha... Até senti vontade ter um. Bem... numa lida muuuito rápida no d.s. do módulo (clique) vi que ele trabalha sem arduino sim mas claro deve ser programado pra isso...

'Flip Mode: each time while the module recognizes voice command, it will change the state of the output
pin.
Down Mode: The output will become LOW from HIGH once it detects voice command. It will never
come back to HIGH again until the module receives output reset command (14).
Up Mode: The output will become HIGH from LOW once it detects voice command. It will never come
back to LOW again until the module receives output reset command (14).'

Sugiro dar uma lida menos rápida que a minha e encontrarás mais informações além deste...

14 horas atrás, Rafael Alessandro de Faria disse:

um vídeo onde o cara desconecta o arduino e aí funciona do mesmo jeito sem o arduino

... que acho que deves linkar pra comunidade também. Mas o mais importante é que você compartilhe tudo que fizer pra agregar valores ao forum.

Dica: antes de cortar o cordão umbilical dele com arduino(*), faça muitos e muitos testes pra você se familiarizar com a coisa bem como ter segurança em lançar o produto - mesmo que pra uso único. .. bacana p.ex. pra quem tem problema de mobilidade

(*) de fato penso que nem precisa do arduino mas sim de uma interface serial qualquer p.ex. um pc, um terminal qualquer e um conversor usb-serial.

Sucessos...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Circuito bacaninha... Até senti vontade ter um. Bem... numa lida muuuito rápida no d.s. do módulo (clique) vi que ele trabalha sem arduino sim mas claro deve ser programado pra isso...

'Flip Mode: each time while the module recognizes voice command, it will change the state of the output
pin.
Down Mode: The output will become LOW from HIGH once it detects voice command. It will never
come back to HIGH again until the module receives output reset command (14).
Up Mode: The output will become HIGH from LOW once it detects voice command. It will never come
back to LOW again until the module receives output reset command (14).'

Sugiro dar uma lida menos rápida que a minha e encontrarás mais informações além deste...

... que acho que deves linkar pra comunidade também. Mas o mais importante é que você compartilhe tudo que fizer pra agregar valores ao forum.

Dica: antes de cortar o cordão umbilical dele com arduino(*), faça muitos e muitos testes pra você se familiarizar com a coisa bem como ter segurança em lançar o produto - mesmo que pra uso único. .. bacana p.ex. pra quem tem problema de mobilidade

(*) de fato penso que nem precisa do arduino mas sim de uma interface serial qualquer p.ex. um pc, um terminal qualquer e um conversor usb-serial.

Sucessos...

Siim, só de agora já pensei em várias coisas a se fazer nele e tudo que der certo, e errado também, postarei no fórum. Só vai demorar um pouco, pois ainda estou pensando se vou usar vidro para fazer o abajur ou de plástico mesmo (ainda vou comprar a impressora 3D)

Se for em vidro,  farei algo similar a isso

image.png.63589302787af6a3222554e3e83c799a.pngSe 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ainda que sua decisão não interfira diretamente no tópico, legal... faça sempre seu melhor. 😁

56 minutos atrás, Rafael Alessandro de Faria disse:

coisas a se fazer nele

Me veio a mente agora algo digamos, nada ortodoxo. Imagine que você (caro autor ou leitor) não entende nada de programação, não quer usar mc,  mas entende muito de circuitos lógicos, binários, hexas e etc. Neste caso imagine que você já domou totalmente via serial como controlar as saídas OUT0 ... OUT6 do seu precioso pelo doce som da sua voz

VR3-2.jpg

... e quer controlar muitas saídas mais. .. mas com um detalhe.. quer codificado. Neste caso o uso de um demultiplexador ou similar ...

b7bf52181630d569aff6d279b9420a18.jpg

...pode lhe conferir mais saídas e alguma proteção: apenas você ou alguém que conheça o circuito E a lógica digital poderá ter o controle absoluto do sistema. Acione Y5 falando pra ele 's0' ... 's2'...

O limite de saídas a controlar é o da sua imaginação

Doidêra? ... concordo 😜... mas mesmo assim senti vontade registrar 🤪

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...