Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de notebooks suportam até 64GB de RAM

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Boa tarde, galera.

A minha dúvida é bem simples: alguém consegue me indicar notebooks (gamer ou de alto desempenho), de qualquer marca ou preço, que suportam oficialmente até 64 GB de RAM, para eu fazer uma análise?

O meu uso vai ser em um treinamento sobre virtualização de servidores, no qual vão ser criadas máquinas virtuais no Hyper-V. E um notebook com até 32 GB de RAM não vai me atender totalmente.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Solução

Respondendo à sua pergunta antes de discutir um ponto interessante:
https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?_sfm_spec_laptop_category=Premium-%2B-Gamer&post_types=notebooks&sort_order=_sfm_sale_lowest-price+asc+num&_sft_product_availability=in-stock&_sfm_spec_ram_max_capacity=8-%2B-12-%2B-16-%2B-20-%2B-24-%2B-32-%2B-36-%2B-40-%2B-48-%2B-64

Um desafio simples: compre qualquer modelo dessa lista, cuja RAM seja DDR4 ou DDR5, e coloque 64GB ou mais de RAM neles. Vai funcionar. Só que essa informação você não vai achar no site do fabricante. Vá por mim.

Por motivos que posso afirmar, mas não posso provar oficialmente, a maioria das marcas de notebook, pelo menos no mercado brasileiro, nunca admite qual o suporte máximo de RAM dos seus modelos, e isso infelizmente vale para todas as marcas, sem exceção. Qual a única forma de verificar um limite que se aproxima mais do real, então? Simples. Olhe a ficha técnica do processador.

Da lista que enviei, o processador mais básico presente é o Core i3-1215U, do modelo e notebook Vaio FE14.
Suporte máximo (pela fabricante): 32GB
Suporte máximo (pela Intel): 64GB.

Agora, por quê as empresas fazem isso? Creio que as possíveis causas devem estar ligadas a um conceito chamado "segmentação de mercado", que basicamente funciona assim no mundo dos notebooks: a empresa A fabrica desde notebooks mais básicos até os topo de linha no desempenho. Ela monta os notebooks, escolhe bons processadores, faz um projeto decente com todo o chipset, e deixa alguns de modelos com suporte a upgrade, e outros sem suporte (para diminuir custos).

Só que aí, acontece o seguinte: se essa empresa vende, digamos, quatro categorias de notebook (básico, intermediário, gamer de entrada, e topo de linha), ela vai diferenciar cada uma das categorias por diferentes aspectos, inclusive o suporte máximo de RAM.

Afinal, como a empresa vai vender os topo de linha, com 64, ou até 128GB RAM, se o seu gamer de entrada possui suporte para essa quantidade de memória, embora não seja um dos topo de linha, entende?

Assim, mesmo que o seu modelo suporte mais RAM do que a oficialmente informada, você é levado a comprar os melhores modelos, mais caros, pela suposta ausência de suporte. Esse é um aspecto apenas, como exemplo (existem outros).

Como prova de que isso acontece com frequência, pegue qualquer notebook gamer da lista que enviei, jogue o nome dele no YouTube e digite "upgrade RAM", seguida de uma quantidade maior do que o suporte oficial. Você vai se surpreender com a quantidade de casos que vai encontrar (até mesmo nos fóruns iniciais de cada marca).

Link para o comentário

@Gabriel U , muito obrigado pelos esclarecimentos.

20 horas atrás, Gabriel U disse:

Respondendo à sua pergunta antes de discutir um ponto interessante:
https://quenotebookcomprar.com.br/ofertas/?_sfm_spec_laptop_category=Premium-%2B-Gamer&post_types=notebooks&sort_order=_sfm_sale_lowest-price+asc+num&_sft_product_availability=in-stock&_sfm_spec_ram_max_capacity=8-%2B-12-%2B-16-%2B-20-%2B-24-%2B-32-%2B-36-%2B-40-%2B-48-%2B-64

Um desafio simples: compre qualquer modelo dessa lista, cuja RAM seja DDR4 ou DDR5, e coloque 64GB ou mais de RAM neles. Vai funcionar. Só que essa informação você não vai achar no site do fabricante. Vá por mim.

Por motivos que posso afirmar, mas não posso provar oficialmente, a maioria das marcas de notebook, pelo menos no mercado brasileiro, nunca admite qual o suporte máximo de RAM dos seus modelos, e isso infelizmente vale para todas as marcas, sem exceção. Qual a única forma de verificar um limite que se aproxima mais do real, então? Simples. Olhe a ficha técnica do processador.

Da lista que enviei, o processador mais básico presente é o Core i3-1215U, do modelo e notebook Vaio FE14.
Suporte máximo (pela fabricante): 32GB
Suporte máximo (pela Intel): 64GB.

Agora, por quê as empresas fazem isso? Creio que as possíveis causas devem estar ligadas a um conceito chamado "segmentação de mercado", que basicamente funciona assim no mundo dos notebooks: a empresa A fabrica desde notebooks mais básicos até os topo de linha no desempenho. Ela monta os notebooks, escolhe bons processadores, faz um projeto decente com todo o chipset, e deixa alguns de modelos com suporte a upgrade, e outros sem suporte (para diminuir custos).

Só que aí, acontece o seguinte: se essa empresa vende, digamos, quatro categorias de notebook (básico, intermediário, gamer de entrada, e topo de linha), ela vai diferenciar cada uma das categorias por diferentes aspectos, inclusive o suporte máximo de RAM.

Afinal, como a empresa vai vender os topo de linha, com 64, ou até 128GB RAM, se o seu gamer de entrada possui suporte para essa quantidade de memória, embora não seja um dos topo de linha, entende?

Assim, mesmo que o seu modelo suporte mais RAM do que a oficialmente informada, você é levado a comprar os melhores modelos, mais caros, pela suposta ausência de suporte. Esse é um aspecto apenas, como exemplo (existem outros).

Como prova de que isso acontece com frequência, pegue qualquer notebook gamer da lista que enviei, jogue o nome dele no YouTube e digite "upgrade RAM", seguida de uma quantidade maior do que o suporte oficial. Você vai se surpreender com a quantidade de casos que vai encontrar (até mesmo nos fóruns iniciais de cada marca).

Link para o comentário

• Moderador
20 horas atrás, Gabriel U disse:

Qual a única forma de verificar um limite que se aproxima mais do real, então? Simples. Olhe a ficha técnica do processador.

E se a limitação for por conta da placa-mãe? Não basta olhar só o suporte do processador.

Link para o comentário

14 minutos atrás, Pedroou disse:

E se a limitação for por conta da placa-mãe? Não basta olhar só o suporte do processador.

Você está corretíssimo em pontuar isso. Porém, na grande maioria dos casos, essa limitação na parte de placa-mãe (ou chipset) também não se aplica. 

Os modelos que imediatamente me vêm à cabeça, nesse tópico que estamos conversando, são os Acer Nitro 5 (cujos relatos são mais abundantes, nesse sentido). Pesquise quantos relatos de upgrade você consegue achar de atualizações de RAM de 64GB para mais, que são bem-sucedidas, e nem sequer precisam de atualização de BIOS pra funcionar.

Se quiser, pode ir até no site oficial da marca e pesquisar por lá também (sendo que o suporte informado oficialmente é sempre de 32GB apenas).

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!