Ir ao conteúdo

Como realizar o controle de velocidade de fans?


Ir à solução Resolvido por Felype Paiva,

Posts recomendados

Postado

  Olá, pessoal. Espero que todos estejam bem! 

  Tenho uma dúvida sobre como controlar a velocidade das fans. Tenho uma placa-mãe (AB350M PRO4 ASRock), que possuiu uma conexão CHA FAN01 de 4 pinos, à qual consegue realizar a leitura e o controle da fan plugada lá. 
 
  Então minha dúvida, que tipo de fã preciso comprar? Fans de 4 pinos na alimentação, correto? Porque tem alguns modelos baratos da RISEMODE que pussem a alimentação por molex e os RGB por conector de 4pinos, gerando assim dúvida. 

  Então eu teria que comprar fans com a alimentação de conector de 4 pinos, né? E outra dúvida tem como eu ligar essas fans (6unid) em série? Digo isso pois minha placa-mãe só tem um conector o qual ela faz leitura e controle de fã. 

 Desde de já obrigado pessoal!

  • Felype Paiva alterou o título para Como realizar o controle de velocidade de fans?
Postado

para ligar 6 fans ai você vai precisar de um controlador de ventoinhas.

pode ser que a saída não suporte tantas assim, 2 eu sei que aguenta, 6 não tenho certeza.

a configuração de velocidade se faz pela BIOS dai

Postado
agora, Eder Neumann disse:

para ligar 6 fans ai você vai precisar de um controlador de ventoinhas.

pode ser que a saída não suporte tantas assim, 2 eu sei que aguenta, 6 não tenho certeza.

a configuração de velocidade se faz pela BIOS dai

Há sim, entendi. Então preciso de um conjunto de fans que sejam alimentadas por conexão 4pin (e não molex), e ligalas direto no hub/ controladora de fan? Isso mesmo? 

  • Solução
Postado
agora, Eder Neumann disse:

exato

o hub/controlador, vai ter uma alimentação dedicada para ele (sata ou molex) e vai replicar o sinal do CHA_fan em todas as suas saídas

Só mais dúvida, inclusive obrigado pela atenção. 

image.png.3c4b871d159e2e1a2d11ca7914ab3c0d.png
 

 


  Seria algo nesses moldes? Só que ao invês de ligar a controladora ao CPUFAN, eu ligar na CHA_FAN que a placa-mãe controla via software no windows, daria certo? 

Postado

Tem um detalhe, quer fan com "frufru" (LED)?

 

Se quer compre fan com conector PWM - 4 pinos quadrados e LED A-RGB - 5v, conector de 3 pinos redondos com falha entre eles [oo o] e uma controladora no mesmo padrão A-RGB, sugiro a 

 

PCYES! Light Core - R$ 69,99

  • Conector PW para ligar até 9 fans
  • Conector de LED ARGB para ligar até 9 fans
  • Controle dos LED pelo controle remoto IR, pelo botão LED ou Reset do Gabinete e por software quando a placa-mãe tem conector A-RGB - não é o caso da ASRock AB350 PRO4.

pelc9pvbr2.jpg

 

Tem um kit desta controladora com 3 fans PWM com LED A-RGB na faixa dos R$ 200,00.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...