Ir ao conteúdo

Qual a verdadeira perda para o uso do setup "2x 8GB + 2x 16GB"?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá, camaradas! Sou novo aqui, me perdoem caso eu cometa qualquer descumprimento de regras e subregras primeiramente!

Bem, eu vasculhei alguns sites e respostas em relação ao setup de "2x 8GB + 2x 16GB" (Minha placa-mãe tem 4 slots, DDR4). Atualmente possuo 16GB de RAM, sendo 2x 8GB 2666 MHz (HyperX), mas gostaria de comprar mais 2 de 16GB. Vi muitos falando sobre a questão de "perder desempenho", mas fico na dúvida sobre o que seria exatamente esse genérico "perder desempenho", visto que, eu estaria mais que dobrando a minha memória atual.

Em suma, minha dúvida é:
Esse "perder desempenho" teria MUITO impacto caso eu adicione mais 2 memórias de 16GB (totalizando 48GB)?
No caso, mesmo que perdesse um bocadinho de desempenho, a quantidade de memória adicional compensaria de forma estrondosa?

Ah, claro, deixe-me clarificar meus objetivos: eu sou editor de vídeo e motion designer, então o foco seria mais pra edição de vídeo mesmo (After Effects, Premiere, etc).

Obrigado desde já pelas opiniões de vocês manjadores de hardware!

Postado

Sem informar marca e modelo da placa-mãe, CPU e memórias que usa fica difícil...

O que pode ocorrer quando usa 4 pentes de memória, especialmente de marcas, modelos e especificações diferentes é que pode ser necessário reduzir a  frequência de operação para conseguir estabilidade, depende também de qual placa-mãe e CPU que usa. Como já usa memória 2666 MHz a nova que comprar mesmo que seja 3200MHz irá operar também a 2666 MHz.

O ideal é vender as memórias que tem e comprar um par novo, no seu caso 2x32GB, 3200MHz.

• Curtir 1
Postado
agora, 1lokos disse:

Sem informar marca e modelo da placa-mãe, CPU e memórias que usa fica difícil...

O que pode ocorrer quando usa 4 pentes de memória, especialmente de marcas, modelos e especificações diferentes é que pode ser necessário reduzir a  frequência de operação para conseguir estabilidade, depende também de qual placa-mãe e CPU que usa. Como já usa memória 2666 MHz a nova que comprar mesmo que seja 3200MHz irá operar também a 2666 MHz.

O ideal é vender as memórias que tem e comprar um par novo, no seu caso 2x32GB, 3200MHz.

Olá! Primeiramente obrigado pelas informações e opinião! Perdão pela falta de informação. Meu setup atual é este:
• Placa-mãe ASUS Prime B460m-A R2-0
• Processador i5 10400 4.30 GHz
• Memórias Kingston "HyperX Fury" (2x 8GB DDR4 @2666MHz )
• SSD Crucial 1TB

Citação

Como já usa memória 2666 MHz a nova que comprar mesmo que seja 3200MHz irá operar também a 2666 MHz.

Obrigado! Perdoe minha leiguice, mas caso eu decida apenas manter as atuais, mesmo que as novas rodem na mesma frequência das atuais, ainda assim seria um setup melhor que o atual (em termos de performance) para editar vídeo e tal?

Obrigado desde já!

• Solução
Postado

O i5-10400 é limitado a 2666 MHz, então memória de 3200MHZ não trará beneficio em rapidez, mas como vai aumentar a quantidade de memória poderá manipular arquivos maiores nas edições, ou seja vai melhorar. 

5 horas atrás, AnomMC disse:

• Memórias Kingston "HyperX Fury" (2x 8GB DDR4 @2666MHz )

Na P'chau tem memória similar a esta.

https://www.pichau.com.br/memória-kingston-fury-beast-RGB-16gb-1x16gb-DDR4-2666mhz-c16-preto-kf426c16bb12a-16

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

O i5-10400 é limitado a 2666 MHz, então memória de 3200MHZ não trará beneficio em rapidez, mas como vai aumentar a quantidade de memória poderá manipular arquivos maiores nas edições, ou seja vai melhorar. 

Na P'chau tem memória similar a esta.

https://www.pichau.com.br/memória-kingston-fury-beast-RGB-16gb-1x16gb-DDR4-2666mhz-c16-preto-kf426c16bb12a-16

Agradeço a paciência, amigo! Muito obrigado por dispor um tempo para tirar minhas dúvidas! Valeuz 💯🙏

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...