Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC gamer de até 10k e gostaria de saber a opinião de vocês.

 

1. As placas mãe (AM5) mais recomendas  que encontrei pesquisando pra Ryzen são: ASUS TUF Gaming B650M,  Gigabyte X670 Aorus Elite, SuperFrame B450M Legendary e MSI B650M Gaming Plus. Sendo está última, a MSI, parecendo ser a melhor por ser a mais fria. Encontrei muita gente concordando que é até melhor que as anteriores e mais barata (EXEMPLO).

 

2. Memória 5200MHz VS 6000MHz. A MSI Gaming Plus suporta até 7200MHz e o Ryzen 5 7600 até 5200MHz. No entanto, vejo que muita gente compra 6000MHz e funciona normal. Existe realmente uma diferença perceptiva na prática de 52000MHz para 6000MHz? Se houver, vale a pena correr o risco e preço? O que encontrei, foi essa recomendação: https://youtu.be/JfkRRwGFEIs

 

3. Fonte. Estou inseguro com a fonte. Quais marcas são confiáveis e quais marcas não comprar? Algum detalhe em específico que eu deveria me atentar?

4.RTX 4070 SUPER. No mesmo valor, tem opção de 3 fans.  Qual você escolheria? Todos reviews que eu encontro, só diz ter diferença no ruído, sendo a de 3 fan mais silencioso. 

 

5. Sugestões/Recomendação gerais da configuração. 

 

PC SEPARADA.png

Postado

@1lokos @1lokos Ops, era a AM5 rsrs. Esse modelo em específico da  lite da ASRock não encontrei aqui no Brasil e as variantes dela só vi pra cima de 3k... 

@1lokos É 5600 mesmo? Fiquei confuso porque na página da AMD mostra 5200: https://www.amd.com/en/products/processors/desktops/Ryzen/7000-series/amd-Ryzen-5-7600.html

@fabio2012s Você recomenda adicionar? Vale a pena?

  • gustavodbg alterou o título para Montando PC gamer de até R$ 10.000
Postado

5200 é o padrão que a AMD garante que funciona. Acima é considerado "overclock" e depende da placa-mãe e do CPU se vai funcionar bem ou não, funcionando tem um ganho de rendimento razoável.

 

Neste comparativo o Ryzen 7700X ganhou em média 12% de performance mudando de 5200 para 6000 com a memória de timings mais baixos e 7% com memória de timings mais alto. Já o 7950X3D teve ganhos menores, provavelmente devido ao cache L3 maior, o que torna a frequência memória menos relevante. Tem que analisar se o preço da memória com clock mais alto compensa.

 

2023-02-28-image-8-p.webp

Postado

@1lokos Pois é, justamente por isso que comentei. Pelo que vi, a maioria das placas da categoria B650 permitem 6000MHz ou mais. Mas mesmo assim, ainda fico um pouco receoso. Como alternativa, pensei em comprar as memórias separadas no Mercado livre e testar por alguns dias. No mercado livre, o arrependimento de compra e retorno do produto é mais simples e mais rápido. Você acha legal essa ideia ou será que estou viajando muito? 

 

Sobre a placa, ainda estou muito em dúvida. Qual você sugere no valor de até 2.000?

 

Postado
3 horas atrás, alnmcxp disse:

@gomes89 Estou da dúvida entre water cooler ou air cooler. Qual sua recomendação?

Na verdade parece que esse processador já vem com um cooler padrão. Mas para melhores resultados e menos barulho recomendo um air cooler DEEPCOOL AK400, DeepCool AG400 ou DeepCool AG620. Veja esse tópico: 

 

Postado

@alnmcxp DDR5 5200 CL40 é uma DDR5 relativamente lenta. Tenta pegar 6000mhz e com latência mais próxima de 30 é o sweetspot pros Ryzen 7000. Vai rodar sem problema nenhum. Eu tenho essa memória e roda liso. Inclusive da pra extrair mais uns % de performance mexendo nos timings, da pra brincar bastante hehe

 

GPU tenta pegar 3 fans, mais fria e silenciosa. 

 

Boa escolha no 7600. Praticamente um 7600x mais barato. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...