Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá camaradas, 

adquiri recentemente outro par de memórias DDR4 de 8gb, 3200mhz, para usar com outro par de memórias mais antigas, também de 8gb e 3200mhz. Verifiquei que as memórias antigas A-DATA estavam rodando a 2666mhz, mesmo com o D.O.C.P. ativado. Alterei a FCLK Frequency para 1600 (em vez de auto), e resolveu essa pane para as memórias antigas. Vale ressaltar que o modelo delas são A-DATA AX4U320038G16A-SC30, CL 16-20-20, 1.35V. Partindo desse acontecimento, instalei as memórias novas Kingstom KF432C16BB/8-SP, CL 16-18-18, 1.35V. Inicialmente o PC não bootava, estando as memórias novas instaladas, o PC não bootava, nem sozinhas, nem combinadas com as antigas, só bootava com as memórias antigas. Tirei a bateria CMOS e quando tentei novamente o PC bootou e iniciou normalmente.

Solucionado o problema inicial da frequência das memórias antigas e posteriormente do computador bootar com as memórias novas instaladas, surgiu o problema em questão deste tópico. As memórias antigas ficam em 2666mhz puxando essa frequência para funcionamento de todas as outras, porém as memórias novas alcançam os 3200mhz. Tentei mudar a disposição dos módulos, A2 com B2 e A1 com B1, usando as velhas e as novas alternadas nesses slots, e mesmo assim a frequência das novas "movimentavam" com os slots conseguindo 3200mhz, e as antigas ficam em 2666mhz. Quando eu altero o clock para Auto e depois volto para D.O.C.P. e mudo a FCLK Frequency para 1600, salvo as alterações e reinicio o boot, o computador reseta 2 vezes e na terceira abre modo de segurança, que após pressionar F1, entra na BIOS mostrando as configurações salvas, de D.O.C.P. ativados e FCLK Frequency em 1600, porém as memórias se mantém com o problema, os pares kingstom em 3200mhz, as a-data em 2666mhz (imagens abaixo).

Vou passar minhas configurações e eventualmente para ajudar o diagnóstico e possível solução vou complementando caso os amigos pedirem.

Placa-mãe: ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Processador: Ryzen 7 3700x
Placa de vídeo: RTX 4060 OC Gaming - Gigabyte
Armazenamento: M2 - 1Tb, SSD-256Gb, HD 1Tb.
memória RAM: DDR4 2x8Gb 3200mhz A-DATA - AX4U320038G16A-SC30, CL 16-20-20, 1.35V.
                         DDR4 2x8Gb 3200mhz Kingstom - KF432C16BB/8-SP, CL 16-18-18, 1.35V.
Fonte: EVGA 650W 100-N1-0650-L

Imagens: desculpem pelas fotos e não prints, mas como fui registrando pra mandar no whats pra um amigo em tempo real, é o que tenho no momento fora de casa.

Agradeço desde já!

WhatsApp Image 2024-08-07 at 09.48.33.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-07 at 09.47.59.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-07 at 09.42.25.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-07 at 09.41.27.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-07 at 12.10.49.jpeg

Postado
21 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Edit: Bota as kinston A1 e B1, e Adata em A2 e B2.

errei o esquema ai

Eu explico ali:

Tentei mudar a disposição dos módulos, A2 com B2 e A1 com B1, usando as velhas e as novas alternadas nesses slots, e mesmo assim a frequência das novas "movimentavam" com os slots conseguindo 3200mhz, e as antigas ficam em 2666mhz.

Ja tentei as A-DATA no A1 e B1, KINGSTON no A2 e B2, e KINGSTON no A1 e B1, A-DATA no A2 e B2.

Se mantém as Kingston com 3200mhz e as A-Data 2666mhz.

Postado

eu desconfio que isso possa ser pela diferença dos numerinho do CL16-xx-xx e tal, mas não sou perito em memórias.

só checa se com os par em A1 e B1 / A2 e B2 aparece o dualchannel no cpu-z na aba memory.

ja deve ajudar um pouco com o desempenho, mas não acho que vá fazer uam diferença signiticativa operar tudo em 3200 se comparado ao que tem agora

Postado

Cheguei em casa agora e fiz alguns testes. Tirei todas as memórias e coloquei apenas as antigas nos slots A2 e B2, o computador bootou e elas estavam 2666mhz. Fiz a alteração saindo e voltando para o D.O.C.P. e mudando a FCLK Frequency pra 1600. Salvei e reiniciei, deu certo, elas estavam rodando em 3200mhz.

Seguinte instalei as duas memórias novas da kingston, nos slots A1 e B1, o computador não bootou. Tirei a bateria redonda e coloquei de novo. O computador bootou com o problema relatado nesse post, as kingston em 3200, as a-data em 2666 sem conseguir XMP. Reiniciei e entrei na BIOS, mesmo procedimento, alterei saindo e voltando para o D.O.C.P., FCLK, salvei e reiniciei, o computador ligou e resetou 3x, na terceira abriu em modo de segurança e no F1 foi pra BIOS. Ainda com problema.

Checando o PCU-Z, os slots quando as kingston estão ativam o XMP 2.0, os slots que as a-data estão não ativam. Seguem imagens.

Vou tentar colocar elas na separação A-DATA no A1 e A2, Kingston no B1 e B2. Já retorno.

Slot 1 pcu.png

Slot 2 pcu.png

Slot 3 pcu.png

Slot 4 pcu.png

Memórias Geral pcu.png

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

eu desconfio que isso possa ser pela diferença dos numerinho do CL16-xx-xx e tal, mas não sou perito em memórias.

só checa se com os par em A1 e B1 / A2 e B2 aparece o dualchannel no cpu-z na aba memory.

ja deve ajudar um pouco com o desempenho, mas não acho que vá fazer uam diferença signiticativa operar tudo em 3200 se comparado ao que tem agora

Pelo que encontrei pela internet e pela experiência de um amigo meu que tem 4 memórias diferentes, com latências diferentes mas mesmas frequências, todas rodam em 3600mhz, o CL não influenciaria.

Postado

Realizei os testes colocando elas em pares no A1 e A2, B1 e B2, segue o mesmo problema. Quando mudo as configurações para 3200mhz, fclk frequency rk 1600, salvo e saio, o computador resta 3 vezes, volta em modo de segurança e com as a-sata em 2666mhz.

O problema deve ser essa memória mais antiga, alguma incompatibilidade quando tá os 4 slots. O que me causa mais estranheza é que com somente elas, elas cumprem os 3200mhz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!