Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Recentemente (mês passado) montei um PC pela KABUM (já veio montado, utilizei o serviço de montagem deles) com as seguintes peças:

placa-mãe: TUF Gaming B550M-PLUS
Processador: AMD Ryzen 7 5700G with Radeon Graphics

Fonte: GAMEMAX GX650

RAM: 32GB 3200mz

M.2 - 1TB

Cooler: Cooler Master AMD/ Intel Hyper H412R - RR-H412-20PK-R2

E algumas vezes ele já me deixou na mão, ao abrir alguns jogos leves como LoL ele topa o uso da CPU e o FPS fica em 10-12. Isso já tinha acontecido uma vez, mas eu reiniciei o PC e ele voltou ao normal, só que está acontecendo de novo e mesmo reiniciando, a CPU continua topando quando abro o LoL.
Apesar de não ter uma placa de Vídeo dedicada, eu sei que com essa configuração ele deveria rodar liso esses jogos mais leves como o citado a pouco. (Até com Tibia ele está ficando com fps muito baixo, em torno de 35-45). 

Eu não sei como identificar qual o problema, vocês podem me ajudar?

Desde já, muito obrigado! 

Postado

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Boa tarde. Verificou a temperatura do CPU durante o uso? Pelo gerenciador de tarefas do Windows, o PC consegue identificar os 8 núcleos e 16 threads do processador?

A temperatura sobe MUITO! Estou utilizando um software que já veio com ele chamado "ARMOURY CRATE" para verificar, e a temperatura vai a 95c+. E não sei dizer o motivo, porque até onde sei, é um cooler de qualidade.

Nesse print está dizendo 84c, mas na aba de temperatura ele pega a tempratura do "CPU Package" e é mais alta do que essa daí que está mostrando.

image.thumb.png.40fc520c01c0f6fdc3a8f3e31ced99e5.png

Postado
1 minuto atrás, msanchez13 disse:

A temperatura sobe MUITO! Estou utilizando um software que já veio com ele chamado "ARMOURY CRATE" para verificar, e a temperatura vai a 95c+. E não sei dizer o motivo, porque até onde sei, é um cooler de qualidade.

Pode chegar nessa temperatura aí se o cooler estiver mal instalado ou com defeito, você vai ter que verificar isso você mesmo ou pedir pra alguém fazer. Outra possibilidade pode ser gabinete mal ventilado, mas como seu PC não gera tanto calor assim, é pouco provável que seja isso.

Postado

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pode chegar nessa temperatura aí se o cooler estiver mal instalado ou com defeito, você vai ter que verificar isso você mesmo ou pedir pra alguém fazer. Outra possibilidade pode ser gabinete mal ventilado, mas como seu PC não gera tanto calor assim, é pouco provável que seja isso.

Mas o estranho é que não estava acontecendo sempre. Tinha acontecido 1 ou 2x só e reiniciando melhorava. Só que reiniciar não está mais resolvendo.

Segue o print da aba de temperaturas no geral.

image.png.58e7c5ec76b8ed69af5805e650fb990a.png

Postado
2 minutos atrás, msanchez13 disse:

@GuilhermeGB

Mas o estranho é que não estava acontecendo sempre. Tinha acontecido 1 ou 2x só e reiniciando melhorava. Só que reiniciar não está mais resolvendo.

Segue o print da aba de temperaturas no geral.

image.png.58e7c5ec76b8ed69af5805e650fb990a.png

Eu prefiro conferir as informações pelo HWiNFO64, não sou fã desses programas de fabricantes de placa-mãe. Pelo HWiNFO64 você tem acesso a muitos outros sensores que podem te ajudar ajudar a identificar um possível problema. Além dos sensores de temperatura, você também tem acesso a sensores elétricos com informações de tensão e corrente, mas você precisaria ter uma noção básica dos valores normais de operação do CPU pra identificar algo anormal.

O primeiro passo é verificar se a ventoinha do cooler está conectada no lugar corre o girando normalmente, pode verificar o sensor de rotação do cooler via software e também visualmente. Caso esteja, o próximo passo seria verificar a instalação do cooler, seria mais fácil remover e refazer a instalação, e isso vai exigir a limpeza da pasta térmica e reaplicação da mesma. Tem que verificar se a pessoa que instalou não deixou o adesivo de proteção da base do cooler no lugar, ou talvez ela aplicou pasta térmica em excesso, ou pouca pasta térmica, ou aplicou a pressão errada nos parafusos deixando o cooler torto...são várias possibilidades.

Postado

Joguei muito lol a mais de 60fps por anos no meu Pc. Hoje fui jogar TFT nas configurações mais baixas e meu fps não saia de 5 - 7. Não consegui achar uma explicação até agora. A temperatura do processador tava em 50 😔

Postado

@GuilhermeGB

Oi amigo!

Eu descobri o problema. Por algum motivo a placa de Vídeo integrada do 5700g desabilitou sozinho (não consegui descobrir o por que).

Ai quando eu abria algum jogo ele topava o processamento e superaquecia.

Habilitei novamente e voltou a funcionar certinho.

image.png.e758fed9521c23f635d7cbf7c1582bce.png

Postado

@msanchez13 que bom que resolveu o problema de alto uso de CPU, mas parece que ainda não resolveu o problema de superaquecimento, porque uma coisa não está relacionada com a outra. Seu processador operando a altas temperaturas terá a vida útil comprometida rapidamente. Agora com uso mais baixo ele pode não aquecer tanto quanto antes, mas você apenas está escondendo o problema.

Postado

@GuilhermeGB

Com duas instancias do VSCode, docker, 2 nodes, algumas instancias do chrome e slack aberto ele não está operando em uma temperatura tão alta: 

image.png.da885ee58f0188d74a7af038901d72b0.png

Abrindo o LoL (e não fechei nenhuma das outras instancias anteriormente citadas) ele fica nessa temperatura:
image.png.56e1670089f2a565efdcb685661ec1ea.png

Você sabe dizer se isso é considerado alto?

• Pedroou alterou o título para Ryzen 7 5700G chega em 100% de uso e cai para 12 FPS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...