Ir ao conteúdo

Placa-mãe boa para AMD Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6600

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Sei uma coisa ou outra sobre componentes mas placa-mãe tá me encucando. Até onde sei, a Rx 6600 ou a 3050 que é uma opção pra mim, usam PCI 4.0, qual placas vocês me recomendariam pra essa config? ASUS prime b550m-a seria uma boa? Alguma opção melhor ou equivalente por menos custo?

• Batata Defumada alterou o título para Placa-mãe boa para AMD Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6600
  • Moderador
Postado
9 minutos atrás, Arnis2 disse:

Até onde sei, a Rx 6600 ou a 3050 que é uma opção pra mim, usam PCI 4.0

A geração do PCI Express pouco importa na maioria dos cenários, essas duas GPUs podem tranquilamente ser utilizadas em placas com PCIe 3.0.

Contudo, a RTX 3050 é uma péssima opção e a RX 6600 só vale a pena se a 6650XT não estiver com um preço próximo, então cheque!

Dito isso, eu considero que o melhor custo-benefício em placa-mãe B550M no momento é a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi citada pelo colega acima.

Postado
23 minutos atrás, Batata Defumada disse:

A geração do PCI Express pouco importa na maioria dos cenários, essas duas GPUs podem tranquilamente ser utilizadas em placas com PCIe 3.0.

Contudo, a RTX 3050 é uma péssima opção e a RX 6600 só vale a pena se a 6650XT não estiver com um preço próximo, então cheque!

Dito isso, eu considero que o melhor custo-benefício em placa-mãe B550M no momento é a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi citada pelo colega acima.

Qual placa de vídeo nessa média de 1000-1400 vale a pena no lugar delas então? Obrigado pela resposta.

28 minutos atrás, 1lokos disse:

MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 729,90 (K'bum)

O VRM permite usar qualquer Ryzen AM4.

Alguma outra opção um pouco mais em conta?

• Solução
Postado
57 minutos atrás, Arnis2 disse:

ou a 3050 que é uma opção pra mim

Não, fique longe dessa.

57 minutos atrás, Arnis2 disse:

qual placas vocês me recomendariam pra essa config?

MSI B550m pro vdh wifi se quiser PCI 4.0

MSI B450m pro vdh max, não é pci 4.0 mas mal vai notar diferença.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
27 minutos atrás, Arnis2 disse:

Qual placa de vídeo nessa média de 1000-1400 vale a pena no lugar delas então? Obrigado pela resposta.

Depende do preço que está essa RX 6600. A RX 6650XT tem uma performance significativamente superior e costuma ser encontrada na faixa dos R$1.500,00, Talvez em alguma promoção você encontre uma nova custando menos. O que eu quero dizer é que se a diferença entre a 6600 e a 6650XT estiver pequena, tipo até uns R$200,00 eu diria pra pegar logo a 6650XT.

27 minutos atrás, Arnis2 disse:

Poderia ser a MSI B450M Pro-VDH Max. Incluindo a atualização de BIOS ela tá saindo R$576,00.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 minutos atrás, Swalls disse:
30 minutos atrás, Arnis2 disse:

Qual placa de vídeo nessa média de 1000-1400 vale a pena no lugar delas então?

ASUS tuf b550m gaming plus

MSI MPG B550 GAMING PLUS (é ATX)

O autor do tópico disse placas de vídeo 😅

Edit: esquece, foi corrigido hahaha

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
2 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Depende do preço que está essa RX 6600. A RX 6650XT tem uma performance significativamente superior e costuma ser encontrada na faixa dos R$1.500,00, Talvez em alguma promoção você encontre uma nova custando menos. O que eu quero dizer é que se a diferença entre a 6600 e a 6650XT estiver pequena, tipo até uns R$200,00 eu diria pra pegar logo a 6650XT.

Poderia ser a MSI B450M Pro-VDH Max.

Uma última dúvida, na descrição diz que suporte Ryzen até 3000, nesse caso seria necessário atualização da BIOS ou algo assim pra funcionar no r5 5600?

• Moderador
Postado
agora, Arnis2 disse:

Uma última dúvida, na descrição diz que suporte Ryzen até 3000, nesse caso seria necessário atualização da BIOS ou algo assim pra funcionar no r5 5600?

Isso. Por isso se você comprá-la peça junto o serviço de atualização de BIOS, é baratinho e vai te garantir que vai funcionar "out of the box" com o seu Ryzen.

• Amei 1
Postado
1 minuto atrás, Batata Defumada disse:

Isso. Por isso se você comprá-la peça junto o serviço de atualização de BIOS, é baratinho e vai te garantir que vai funcionar "out of the box" com o seu Ryzen.

na verdade não, a maioria das b450m pro vdh max já vem atualizadas atualmente com uma versão que suporte a geração 5000, pagar isso é mais uma garantia de que realmente não precisará atualizar.

• Curtir 1
Postado

52 minutos atrás, Arnis2 disse:

Que seja B550 tem a ASUS Prime B550M-A - R$ 659,99 

O VRM é OK até para um Ryzen 5700X3D em uso pesado (Blender).

A não ser que queira se aventurar com a Chinesa MaxSun B550M Terminator 2.5G - R$ 539,90.

No teste do Guiga Games o VRM foi OK até para um 5700X3D (extrapolando, já que não foi usado), mas não se sabe como é a durabilidade destas placas Chinesas, a T'byte dá um ano de garantia.

A Pichau vende a mesma placa como Pichau Danuri B550M-PX - R$ 409,99 - nesta versão o CODEC de audio é mais atual - o ALC867; na MaxSun é o antigo ALC662 (de 2008).

Só não se arisque com placa da Biostar, o VRM é um desastre, causa "power throttling" - o CPU mesmo com temperatura boa baixa o clock por falta de alimentação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...