Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minhas fans são de iluminação única "não mudam de cor" mas gostaria apenas de desligar os leds delas.

Obs: elas são ligadas direto na alimentação da fonte. E o botão do gabinete parece não apagar elas.

Gabinete moontech X3 

Postado

Eu acho que não tem como não cara, mas cada fan tem um ou dois cabos?, se for apenas um cabo (no caso o cabo que ligam as fans) talvez não tenha como desligar porque o pino que alimenta o LED é o mesmo que alimentam a fan em si, agora se for dois cabos é possível.

OBS: eu tenho um  CPU Cooler do tipo torre que usa duas fans com LED, e no meu caso o pino que alimenta os LEDs são os mesmos que alimentam os fans.

Postado
5 horas atrás, Kortex disse:

Eu acho que não tem como não cara, mas cada fan tem um ou dois cabos?, se for apenas um cabo (no caso o cabo que ligam as fans) talvez não tenha como desligar porque o pino que alimenta o LED é o mesmo que alimentam a fan em si, agora se for dois cabos é possível.

OBS: eu tenho um  CPU Cooler do tipo torre que usa duas fans com LED, e no meu caso o pino que alimenta os LEDs são os mesmos que alimentam os fans.

Ela tem um só mesmo. Tava até pensando em fazer alguma gambiarra aqui kkkkkk

Você sabe algum kit de fans com controladora bom para uma b450m tuf 12v?

• Solução
Postado
8 horas atrás, Silvawarfare02 disse:

Minhas fans são de iluminação única "não mudam de cor" mas gostaria apenas de desligar os leds delas.

Gabinete moontech X3 

No X3 tem como desligar o "frufru" dos fans, aperte e segure o  botão LED do gabinete. Não sei se fica desligado ou se terá que desligar toda vez que ligar o gabinete.

Em todo caso, se quer trocar compre apenas fans com LED ARGB (5v, 3 pinos) que é o padrão moderno de iluminação. Não compre RGB (12v, 4 pinos), que é basicamente "pisca-pisca árvore de Natal." 😜 

Kit de controladora ARGB (5v, 3 pinos) PCYES! Light Core + 3 fans PCYes Sangue Frio 3 Black Vulcan - R$ 236,72

Os fans tem boas especificações:

• Velocidade do ventilador: 700 ~ 2200 ± 10% RPM
  • Fluxo de ar máximo: 60CFM
  • Pressão estática máxima: 2,47mmH2O
  • Ruído: 18 ~ 35,2dB (A)

Os LED ARGB nos fans não é tipo "bloco de carnaval", é mais discreto.

617HphfDftL._AC_SX679_.jpg

Mas caso queira fan com LED "bloco de carnaval" encontra a controladora Light Core avulsa por ~R$ 80,00 - que "no papel" é a que tem melhor especificações do mercado.

• Conector PWM para 9 fans
  • Conector ARGB (5v, 3 pinos) para 9 fans
  • Controle remoto IR - 12 opções de cores
  • Controle pelo botão LED ou Reset do gabinete
  • Controle por software de placa-mãe que tem conector ARGB (5v, 3 pinos).

Alternativa de fans:

SilverStone Air Blaze - R$ 49,90

• Rotação: 600 ~ 2200 rpm ± 10%
  • Fluxo de ar: 25,62 ~ 93,97 CFM
  • Pressão estática: 0,26 ~ 3,53 mm H2O
  • Nível de ruído: 7,4 ~ 35,6 dBA

Por preço similar tem o Montech AX120, Cooler Master Sickleflow 120 - esta é bem silenciosa.

Se prioriza  "barateza" sobre qualidade:

Kit Controldora AceGeek Prime + 3 fans R$ 109,99

O fan avulso é R$ 29,99 (esta esgotado na P'chau).

ag-prime3x1-bk41554458.jpg

É com conector abacaxi de 6 pinos, então se quiser ligar LED de air cooler, WC vai precisar comprar cabo adaptador.

Destas marcas genéricas (OEM Chines de baixo custo de fabricação) é a que tem fans com as melhores especificações:

• Velocidade da ventoinha: 1200±10% RPM
  • Fluxo de ar: 55,92 CFM
  • Pressão do ar: 1,56mm H2O
  • Ruído da ventoinha: 26,4 dBA

Outros modelos da Acegeek o ideal é que os fans tenha mais de 50CFM e pressão acima de 1.5mmH2O.

Postado
8 horas atrás, 1lokos disse:

No X3 tem como desligar o "frufru" dos fans, aperte e segure o  botão LED do gabinete. Não sei se fica desligado ou se terá que desligar toda vez que ligar o gabinete.

Em todo caso, se quer trocar compre apenas fans com LED ARGB (5v, 3 pinos) que é o padrão moderno de iluminação. Não compre RGB (12v, 4 pinos), que é basicamente "pisca-pisca árvore de Natal." 😜 

Kit de controladora ARGB (5v, 3 pinos) PCYES! Light Core + 3 fans PCYes Sangue Frio 3 Black Vulcan - R$ 236,72

Mas caso queira fan com LED "bloco de carnaval" encontra a controladora Light Core avulsa por ~R$ 80,00 - que "no papel" é a que tem melhor especificações do mercado.

Alternativa de fans:

Por preço similar tem o Montech AX120, Cooler Master Sickleflow 120 - esta é bem silenciosa.

É com conector abacaxi de 6 pinos, então se quiser ligar LED de air cooler, WC vai precisar comprar cabo adaptador.

Destas marcas genéricas (OEM Chines de baixo custo de fabricação) é a que tem fans com as melhores especificações:

Outros modelos da Acegeek o ideal é que os fans tenha mais de 50CFM e pressão acima de 1.5mmH2O.

a primeira que voce citou ela vai funcionar em uma b450 da tuf? tipo a minha placa-mãe é 12v 4 pinos. quero dizer... ela vai encaixar no encaixe de conexão?

Postado

Todas estas que relacionei são com LED ARGB 5v, conector de 3 pinos com falha [oo o].

Se quer fan com obsoleto LED RGB (12v) - pisca-pisca árvore de Natal; a oferta é mais limitada. Rise Mode, TGT ainda vendem.

Um detalhe a considerar é que 3 dos 6 fans do X3 Mesh são 140 mm, então criam um bom airflow e refrigeração eficiente - vide no review do Gamers Nexus a alguns anos.

Substituindo por  fans 120mm genéricos tipo Rise - que diz ter CFM 50, mas na pratica é pouco mais que a metade; vai perder eficiência na refrigeração do gabinete.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Todas estas que relacionei são com LED ARGB 5v, conector de 3 pinos com falha [oo o].

Se quer fan com obsoleto LED RGB (12v) - pisca-pisca árvore de Natal; a oferta é mais limitada. Rise Mode, TGT ainda vendem.

Um detalhe a considerar é que 3 dos 6 fans do X3 Mesh são 140 mm, então criam um bom airflow e refrigeração eficiente - vide no review do Gamers Nexus a alguns anos.

Substituindo por  fans 120mm genéricos tipo Rise - que diz ter CFM 50, mas na pratica é pouco mais que a metade; vai perder eficiência na refrigeração do gabinete.

Tem algum jeito de usar o 5v em uma placa 12v?

Postado

@1lokos já a controladora pode ser ligada em 12v e 5v então? porque pretendo comprar controladora + fans para deixar o gabinete "bacaninha"

Em 17/08/2024 às 10:45, 1lokos disse:

Alternativa de fans:

a primeira que voce citou ela vai funcionar em uma b450 da tuf? tipo a minha placa-mãe é 12v 4 pinos. quero dizer... ela vai encaixar no encaixe de conexão?

Postado

Todas as controlaras são alimentadas pela fonte, seja 12 ou 5V. Então não se preocupe com isso.

1 hora atrás, Silvawarfare02 disse:

a primeira (fan) que voce citou ela vai funcionar em uma b450 da tuf? tipo a minha placa-mãe é 12v 4 pinos. quero dizer... ela vai encaixar no encaixe de conexão?

Não, nenhuma destas fans que relacionei pode ser ligada no conector de LED da ASUS TUF B450M, por o conector da placa  é o antigo RGB  12v, 4 pinos.

Esta fan serve, é com o obsoleto LED RGB 12V, tem bom CFM, pressão e é relativamente silenciosa.

Cooler Master Sickleflow 120 RGB - R$ 48,99 

Velocidade do ventilador: 650-1800 RPM ± 10%

• - FAN AIRFLOW: 62 CFM ± 10%
  • - Pressão de ar do FAN: 2,5 mmH2O ± 10%
  • - Nível de ruído do FAN: 8 - 27 dBA
  • - Conector RGB: RGB de 4 pinos
  • - Tensão nominal RGB: 12VDC
Postado
Em 17/08/2024 às 09:09, Silvawarfare02 disse:

Ela tem um só mesmo. Tava até pensando em fazer alguma gambiarra aqui kkkkkk

Você sabe algum kit de fans com controladora bom para uma b450m tuf 12v?

foi mal cara mas não sei, se você fala daquelas fans com led eu realmente não sei, até porque eu não gosto muito de led, dói as vistas ¯\_(ツ)_/¯

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...