Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, meu PC ultimamente não tá ligando, então tirei o processador e notei que tá faltando uma trilha, pode ser isso?

Testei a fonte e não é, só faltou testar a placa-mãe e o processador 😞

Segue imagem dos trilhos do processador.

IMG_20240817_154457.jpg

Postado

@VicCardoso05

image.png.fb25bc9e66b621a239332a64989f750d.png

É essa trilha que está faltando certo? 

O pino que está faltando é um VCC (CPU core tension) então se ele está faltando esse pode ser o problema... Eu não sei se é possível arrumar isso, mas creio que não...

image.png.57ce82fe2f9cf84f3f110195bb04b4dd.png

Postado

@VicCardoso05 Com o pino quebrado não tem estabilidade para ficar ligado, o processador pode não receber energia adequada, levando a instabilidades ou até mesmo à falta de inicialização, mas a solução é trocando o processador mesmo... E você tem que ver se o mesmo pino está faltando na placa-mãe.

• Membro VIP
Postado

Tente olhar mais de perto com uma lente de aumento ou microscópico, pode ser que a trilha não esteja ausente e que apenas tem uma camada de zinabre sobre ela.

Também olhe de novo o terminal correspondente da placa mais de perto para ter certeza se está tudo ok ou se uma parte dele, como a ponta não esteja com algo impedindo a passagem de energia.

Eu já limpei terminais de processador usando borracha de lápis com delicadeza e seguindo a direção do contorno do terminal, se usar de força acaba arrancando o terminal, na parte dos pinos da placa tem que ter igual cuidado se resolver limpar porque pode quebrar ou empenar a fina lâmina de 45 graus.

Lembrando que este tipo de manobra de limpeza pode inutilizar tanto o processador como a placa-mãe.

Postado

Puxa, parece mesmo que é zinabre. Provavelmente, isso se formou devido à maresia que você mencionou. É possível limpar cuidadosamente essas áreas com álcool isopropílico e um pincel antistático ou cotonete. No entanto, é importante tomar cuidado para não danificar os pinos, pois são bastante delicados.

Um pad ou trilha arrancado se parece com isso em um microscópio:

image.png.1d771a27113a3464ad54fc29895ab74b.png

Com certeza, é zinabre... Ele é bem mais claro que a base do processador, e mesmo que isso tivesse sido raspado, seria possível remover o pó facilmente com o dedo.

image.png

• Membro VIP
Postado

No meu entender; essa formação de zinabre tem estágios, pode ser que seja apenas o inicial e o pó saia com o simples passar do dedo, como pode ser que já esteja mais avançado e sob o pó, parte do metal tenha sido consumido ou corroído.

Por isso que tem que ter cuidado na remoção, para não acabar arrancando o terminal inteiro caso o estágio esteja mais avançado.

Postado

Já passei a mão e não sai, vou tentar limpar com álcool isopropílico pra ver se resolve. Moro em frente a praia e quando fui tirar o processador eu notei uns pedacinhos brancos(acho que era sal), já perdi muitas peças por causa do maresia

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...