Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um problema atípico e não achei alguém que tenha tido anteriormente, recentemente eu comprei o chuveiro Lorenzetti Acqua Ultra Duo porém de uns meses pra cá ele começou a dar choque no registro, o chuveiro está aterrado e a casa tem aterramento, está tudo está instalado corretamente e por isso eu decidi abrir o chuveiro pra verificar o que é e vi que o aterramento do chuveiro que é de cobre, oxidou, impedindo o aterramento de funcionar corretamente, eu limpei e o problema foi resolvido mas o problema irá voltar futuramente, até por que o aterramento é diretamente ligado na água, como eu posso resolver de forma definitiva?

PS: Não sei se é o tópico certo

Única solução que me veio a cabeça foi remover o fio terra da tomada, até por que a resistência desse chuveiro é blindada, sei que não é o correto, mas foi a única alternativa que me veio a cabeça pra tentar resolver

• Membro VIP
Postado
Em 18/08/2024 às 19:11, luizfernandonb disse:

resistência desse chuveiro é blindada,

Esta blindagem promove a isolação galvânica? Ou é só pra evitar interferências?

Se sua rede for monofásica, uma opção experimental é você inverter os fios... vai que o neutro se aproxima do terra... o choque diminui ou some.

Em 18/08/2024 às 19:11, luizfernandonb disse:

cobre, oxidou, impedindo o aterramento de funcionar corretamente, eu limpei e o problema foi resolvido mas o problema irá voltar futuramente

Neste caso, sim é possível que volte. Vale lembrar que o cobre geralmente é resistente a oxidação mas hoje em dia há misturas na liga geralmente pra redução de custo - vulgo maximização de lucros.

Uma alternativa conceitual é você aparafusar neste pino terra imerso no chuveiro o 'miolo' de um conector sindal... o mesmo que você deve ter usado na conexão com o chuveiro. Ele pode não oxidar ou demorar para. Mas deve manter os contatos por mais tempo no aperto dos parafusos.

E mais uma obs derradeira.. se seu terra [fincado no chão] estiver longe do piso do chuveiro, pode aparecer uma ddp aí sim. Aí não hein...

Postado
Citação

Esta blindagem promove a isolação galvânica? Ou é só pra evitar interferências?

Não sei te dizer, não entendo muito, a resistência é essa: https://www.google.com/search?q=resistência+acqua+ultra+duo&sca_esv=565cf4ca48d1601c&sca_upv=1&udm=2&biw=1707&bih=808&sxsrf=ADLYWIJMicBswbvrVAkGsXxAunYDFlXFPA%3A1724185354930&ei=CvvEZprBOL7d1sQPy_yR-AQ&ved=0ahUKEwia7u38soSIAxW-rpUCHUt-BE8Q4dUDCBA&uact=5&o que=resistência+acqua+ultra+duo&gs_lp=Egxnd3Mtd2l6LXNlcnAiG3Jlc2lzdGVuY2lhIGFjcXVhIHVsdHJhIGR1bzIIEAAYBxgIGB4yCBAAGAcYCBgeMggQABgHGAgYHjIIEAAYBxgIGB4yCBAAGAcYCBgeSPIJUJoEWJkJcAF4AJABAJgBigGgAZ4EqgEDMC40uAEDyAEA-AEBmAIEoAKmA8ICBBAAGB7CAgYQABgIGB7CAgQQIxgnmAMAiAYBkgcDMS4zoAfXFg&sclient=gws-wiz-serp

9 horas atrás, .if disse:

Uma alternativa conceitual é você aparafusar neste pino terra imerso no chuveiro o 'miolo' de um conector sindal... o mesmo que você deve ter usado na conexão com o chuveiro. Ele pode não oxidar ou demorar para. Mas deve manter os contatos por mais tempo no aperto dos parafusos.

Não entendi absolutamente nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, creio eu que essa gambiarra não seja possível por conta do espaço, segue uma foto do chuveiro desmontado que achei na net, o terra que fica em contato com a água é esse parafuso aí no meio que liga os dois fios verdes

image.png.321255d64c125d641d876bc4f6d03c58.png

Postado

Essa resistência vem numa espécie de cartucho para facilitar a troca mas não é blindada. Confira se ligação ao aterramento está bem firme em todo o circuito; Esse zinabre aparece mais frequentemente em água de poço ou com muitos minerais dissolvidos.

Não desconecte o aterramento, é proteção contra choque elétrico. Se está em garantia contacte o fabricante.

Postado
2 horas atrás, Ricardov disse:

Essa resistência vem numa espécie de cartucho para facilitar a troca mas não é blindada. Confira se ligação ao aterramento está bem firme em todo o circuito; Esse zinabre aparece mais frequentemente em água de poço ou com muitos minerais dissolvidos.

É o que eu suspeito, pois não achei ninguém com esse problema, talvez possa ser o tratamento da água que fez gerar este problema

2 horas atrás, Ricardov disse:

Não desconecte o aterramento, é proteção contra choque elétrico. Se está em garantia contacte o fabricante.

Não está mais, faz tempo que comprei

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...