Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, venho enfrentando o velho problema de tela azul. 

Começou com poucas vezes, foi intensificando até que resolvi formatar o PC. Formatei, tudo certinho, durou umas 2hrs, tela azul. Liguei de novo, porém agora, é tela azul direto, varios erros diferentes, nem compensa eu colocar todos aqui. Formatei de novo, tudo certo, pediu pra reiniciar depois da formatação e pronto, de novo tela azul e não inicia mais. 

Não sei se pode ser o caso, mas no ultimo domingo atualizei a BIOS do PC, de la pra cá que os problemas começaram. 

Ja tentei sfc scannow, ja tirei e coloquei memórias e nada. 

Edit pos post: tirei da tomada o filtro de linha e tirei o cabo de energia da fonte. Fiquei uns 5min sem mexer liguei e iniciou normalmente 🤡. Mas ate quando vai ficar estável, vai saber. 

edit do edit: apos o que fiz acima, fui instalar o driver da placa. Foi tudo beleza ate pedir pra reiniciar. Foi reiniciar e tela azul na hora de abrir o windows dnv. E nem abre mais, é tela azul em cima de tela azul. 

config:

5700x 

Tuf b450 plus gaming

Amd 7700xt

fonte 650 rm corsair

SSD M.2 xpg

HD 1tb 

Postado

Já convoco o colega @Swalls que entende melhor desta área.

Pelo que sei te recomendaria tentar instalar um programa chamado Crystal Disk Info para analisar como está sua unidade de armazenamento.

Sabes usar o DDU?

Na época que isso começou, mexeu em algo específico? E há quanto tempo está passando por isso?

Por acaso têm algum conhecido disposto a emprestar peças para fazer um "rodízio" do seu hardware com o dele?

E como fez o teste das memórias?

Chegou a pegar alguns dos códigos fornecidos pelo windows ao dar as telas azuis?

• Curtir 1
Postado

Bom vamos lá, os erros que tive foram: 

- PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
- SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
- KERNEL_MODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED

- CRITICAL_PROCESS_DIED

São os que eu lembro. O Kernel e o Critical foi o que mais deu.

Como eu falei, começou de leve neste ultimo domingo após eu ter atualizado a BIOS a placa-mãe. Ai, na segunda já deu algumas vezes e hoje, terça feira, o negocio ficou bem feio após o almoço, com varias e o PC nem bootando o windows. Há muito tempo também que eu gosto de brincar com o PBO do processador, mas nunca teve problema e quando ele ficava instável, o pc reiniciava, mas sem tela azul, ai eu ja sabia que era o PBO. E neste momento, meu PBO está mais tranquilo, já teve época de eu deixar ele mais "forte" digamos assim. 

Não possuo ninguém também que poderia fazer as trocas de Hardware, infelizmente.

Usei o programa Crystal Disk, vou enviar os prints, tanto do SSD e do HD: 
ssd.jpg.ebedbec9d0502215ffbc90d5cd5b81cf.jpghd.jpg.709cbfea15f940fd01cf4490095d8cf9.jpg

Postado

bom dia,

Qual o modelo, latência, nome e marca das memórias ram?

um dos discos diz 59% de vida útil restante, apesar de dizer "saudável", é possível que esteja cheio de blocos com defeito, o outro nem sequer diz a vida útil dele, então recomendo que, dps de testar a ram, faça os testes nos 2 com o victoria SSD/hdd.

Primeiro o teste de ram, para ver se é as memórias que estão com problema, (vai precisar de um pendrive formatável disponível):

A tela azul acontece logo na inicialização do windows? se não, faça os passos abaixo:
ao inicializar o windows, aperte windows + R → digite "msconfig" sem as aspas → dê enter → vá em inicialização → marque "inicialização segura" → marque rede → aplique → reinicie o pc.

dps de reiniciar você estará em modo de segurança, esse modo carrega muito menos "recursos" então é mais difícil dar tela azul.

Se não der nem para inicializar, faça isso em outro pc, dê seus pulos.

pegue um pendrive que você não esteja usando (ou que possa formatar), abra o navegador e baixe o memtestx86.

dentro do seu arquivo de download há um arquivo de texto chamado "read-me", que te ensina como instalar ele no pendrive.

dps de instalar, você desliga a maquina e dá boot pelo pendrive, ele fará os testes na sua ram e dirá se está com problemas ou não.

Se tiver problemas, ele vai mostrar um gráfico de que diz em quais das ram está o problema (ou se está nas duas).

se uma delas estiver com problemas, desligue o pc, tire ela e repita o teste somente com a outra.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Victorxzd disse:

São os que eu lembro. O Kernel e o Critical foi o que mais deu.

O do Kernel não entendi completamente, é um pouco complexo.

Link Microsoft

Já o 'CRITICAL_PROCESS_DIED' é mais simples de compreender, indica que há algum problema com seu hardware (peças físicas do PC) ou algo relacionado à drivers.

Link Microsoft

O 'PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA' têm correlação com a sua memória RAM, realize os testes indicados pelo colega para ver como está a situação.

Link Microsoft

'SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION' me parece ser similar com o segundo erro que citei, falha em software ou hardware.

Link Microsoft

15 horas atrás, Victorxzd disse:

Como eu falei, começou de leve neste ultimo domingo após eu ter atualizado a BIOS a placa-mãe.

Lembra qual dos códigos citados foram os primeiros? Para qual versão atualizou a BIOS e qual estava antes?

Talvez um downgrade da versão dela possa atenuar a frequência das telas azuis, suspeito que hajam mais culpados pelo que está passando.

Lembrando, essa não é minha praia, mas meu palpite é que um (possível) conjunto de fatores possa estar causando isso.

Disco com problemas + RAM defeituosa + BIOS (sei nem como isso pode ter ocorrido, mas não vamos eliminá-la) + Driver da GPU.

Postado

2 erros são genéricos e 2 referênciam erros de memória, por isso o primeiro teste que indiquei foi de memória RAM.

Outra análise é baixar o BlueScreenView e verificar o nome de arquivo em comum que falha para os 4, isso dará uma noção de que problema é. (isso também tem no log de eventos do windows, mas é um saco de analisar)

• Curtir 1
Postado

@Swalls As memórias são: CORSAIR VENGEANCE LPX 8GB (2X8) DDR4 3000MHZ C16 PRETA, CMK8GX4M1D3000C16

Fato importante que deixei de citar pois é algo que está assim desde quando comprei o pc em 2019, nem lembrava mais. Às memórias estão a 3200mhz, com um leve over. Nunca mexe em tensão nem nada, onde ficava os 3000mhz la do xmp, apenas mudei para 3200mhz. Durante esse tempo, sempre foi estável, mas vai saber ne, a memória fico muito tempo trabalhando fora do seu padrão. 

De ontem pra hoje, não pude estar muito no PC. o que fiz foi, deixar o PBO em auto. A partir disso, as telas azuis normalizaram por hora. Sai de casa as 4 da manhã deixei varias lives em sequência passando, meu pai que está em casa relata que ainda está lá normalmente. porém não querr dizer tanta coisa, ja que as tela azul acontecem em momentos muito aleatórios. 

De hoje para amanhã, vou realizar TODOS esses testes passados e volta com os resultados. Tinha até deixado uma versão da BIOS mais antiga pronta para testar também. 

Postado

Fiz o procedimento com o programinha, vou deixar os resultados no anexo. 

Ontem de noite utilizei bastante o PC. Como eu tinha acabado de formatar ele novamente por conta dos problemas, ainda tinha que configurar muita coisa para deixar do jeito que eu gosto. Principalmente otimizar ele para mais FPS, visto que eu curto jogar Warzone com bastante frames. Não tive NENHUMA tela azul. Fiz minhas configs, joguei com amigos, assisti vídeos e nada aconteceu. 

As telas azuis cessaram logo depois de eu ter deixado o PBO do processador no auto. Vou continuar monitorando por mais uns dias. Após isso, vou mexer no PBO novamente só para tirar a prova. Ainda tenho uma outra BIOS para instalar também caso volte a tela azul, para ver se pode ser problema de BIOS também.
Quem tiver mais testes validos a se fazer, faço tranquilamente. 

Outra coisa, como o SSD e o HD se mostraram com a saúde avariada, será que seria interessante pensar numa troca? Faz um tempo que estou querendo pegar um SSD de maior armazenamento mesmo, esse meu é só 256gb.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Postado

Então a ram passou no teste, o que resta é testar os seus SSDs, use o victoria SSD/hdd.

Se os SSDs passarem no teste, então provavelmente era só o processador com problemas para acessar memória ou dessincronizado demais.

• Curtir 1
Postado

Então parece tudo tranquilo, faz os seguintes só para descarga de consciencia:

Executa esses 3 comandos no cmd como adm no windows.

sfc /scannow
DISM /Online /Cleanup-image /Restore-Health
chkdsk /r /f /v

baixa o furmark e faz um teste de estresse na sua placa de vídeo por uns 30 minutos.

você n está muito limitado com um SSD de apenas 256 gb n?

Postado

@Swalls beleza vou fazer isso. O sfc scannow eu uso direto ele, faz parte da minha rotina de otimizar a maquina. Os outros fiz uma vez ou outra. 

Ja sobre a placa, vou fazer também, mas acho difícil por que ela tá novinha. Tem nem 2 mês de uso. 

E sim, esse SSD tá me matando as vezes, é uma luta por espaço nesse PC. Na blackfriday vou ver se consigo outro M.2 mas de 1tb e também um sata padrão. 

Postado

@MarcusVini Seu caso é um pouco diferente, esse BSOD pelo secure boot ocorre por outros motivos, você confirmou que o boot está em GPT e não MBR? confirmou que está dando boot no modo UEFI? atualizou a BIOS?

É intel ou AMD?

Postado

@Swalls Vou deixar em anexo o teste do furmark. Eu fiz um teste de 20min e outro de 10min, pois nesse intervalo eu precisei sair. Vou deixar o print do de 10min, mas os dois ficaram idênticos e nenhuma tela azul ou qualquer tipo de erro. 
As verificações com o CMD, nenhum problema também. 
E após uns 3/4 dias, nenhuma tela azul, desde a mudança no PBO. Vou esperar mais alguns dias e mudar la de novo, se der tela azul eu volto para atualizar. 

1111.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...