Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, Boa noite! tenho um Ryzen 7 5700g, uma rx7600 e 16gb de memória (2 pentes de 8).

essa semana comprei mais 2 pentes de 8gb pra colocar um total de 32gb de Ram no meu pc e tive a seguinte duvida, eu perco algum desempenho ao ocupar os 4 slots da minha placa-mãe? alguém sabe me dizer?

Postado

Não irá perder desempenho e suas memórias continuarão trabalhando em dual-channel.

Usar quatro pentes acaba sendo evitado por muitas pessoas pelo fato de se tornar mais difícil estabilizar algum overclock, pois você terá dois pentes a mais para se encaixar no perfil. Então acaba sendo mais prático usar apenas dois pentes, isso para ter uma maior taxa de sucesso no overclock.

• J.Augusto F alterou o título para Com 4 SLOTS ocupados há perda de desempenho?
  • Membro VIP
Postado
Em 20/08/2024 às 17:31, gmotta453 disse:

Galera, Boa noite! tenho um Ryzen 7 5700g, uma rx7600 e 16gb de memória (2 pentes de 8).

essa semana comprei mais 2 pentes de 8gb pra colocar um total de 32gb de Ram no meu pc e tive a seguinte duvida, eu perco algum desempenho ao ocupar os 4 slots da minha placa-mãe? alguém sabe me dizer?

Com todo o respeito ao colega que respondeu acima, mas, configurações com mais do que 2 pentes de RAM limitam sua performance em frequência, estabilidade, e até compatibilidade, principalmente, e isso na maioria dos processadores.

Na maioria dos processadores, porque existem modelos adaptados para lidar com mais do que 2 canais de RAM (Intel Xeon ou AMD Threadripper, por exemplo).

O gargalo (limitador) principal da performance, na maioria dos casos, é a controladora de memória do processador. Quanto mais pentes de RAM houver, mais trilhas PCIe passam por ela, e isso vai obrigá-la a reduzir a frequência de todas as trilhas, para controlar melhor o tráfego de informações.

Assim, dobrar a quantidade de pentes de RAM (de 2 para 4) reduz a frequência máxima em cerca de 15% (de 3200 para 2667, no caso do 5700G).

Felizmente, o fato de você possuir placa de vídeo dedicada vai reduzir a sua percepção da diferença de performance. Mas, se fosse usar o vídeo integrado, aí perceberia com mais facilidade (porque a performance em FPS do vídeo integrado é diretamente afetada pela frequência da sua RAM).

Além de tudo isso, a configuração com 4 pentes pode aumentar as chances de seu PC dar problema (isso não quer dizer que vai dar problema, mas quer dizer que aumenta as chances).

E isso porque, se um dos slots (encaixes) de RAM der problema, isso afeta todo o PC. Portanto, se você estiver usando sempre os 4 slots, a chance de perceber problemas com a RAM dobra, matematicamente.

Assim sendo, pela estabilidade, pela segurança e pelo aumento de frequência máxima, 2x16 é melhor do 4x8.

• Curtir 2
Postado

@Gabriel U Como havia dito, afeta a estabilidade em overclock. Mas, fica confuso pro autor do tópico dizer que reduz a performance, mesmo explicando que seria por conta da redução de frequência ou por aumento dos timings.

A AMD dá suporte até 3200MHz nos 5700G. É garantido que o IMC consiga suportar essa frequência com timings moderados, mesmo com quatro pentes. 

Obviamente, qualquer frequência acima desta, fica a base da loteria do silício. Desde um pente em single-channel até quatro em dual-channel. Com menos pentes você terá uma maior taxa de sucesso, mas ainda assim não é algo garantido e vai continuar dependendo praticamente de sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!