Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, sou novo por aqui. Estou pesquisando sobre como montar um pc faz um tempo, e escolhi como placa de vídeo uma RTX 3050 8gb gddr6, mais especificamente a do link que deixarei no final daqui. Eu não pesquisei, só vi que era uma RTX da série 30 e pensei "caraca, essa vai ser bala". Mas agora, estou curioso, o que é gddr? É bom ele ser maior (gddr6) ou ser menor (gddr4)? Se possível, gostaria que avaliassem minha escolha de produtos para o setup, com um orçamento de 3500-4000.

As peças são:
RTX 3050 8GB por R$ 1.649
Ryzen 5 5500 por R$ 615
ASRock a520m phantom gaming 4 amd DDR4 porR$ 684
Fonte gamemax gs600 600w 80 plus white pfc ativo por R$ 319
SSD Crucial BX500 500GB SATA lll 2,5" por R$ 215
Kit de Memórias HyperX Fury 2x8 por R$ 321

Escolhi os produtos no dia 19/08/2024, o total foi 3.727. De lá pra cá, alguns produtos aumentaram o preço, então acredito que já não vai ser o mesmo preço. Agradeço qualquer ajuda desde já, queria montar um pc tanto para trabalho quanto para jogo. Mais pra jogo do que trabalho, mas eventualmente seria um dos focos.

Edit: descobri que não consigo copiar o link aqui. É uma RTX 3050 8gb gddr6 do mercado livre pelo mesmo preço citado acima. O nome do produto é RTX 3050 Ventus 2x Xs Oc 8gb Gddr6 0111526-01 Msi.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

GDDR é a versão/modelo da memória RAM para gráficos. Para processadores você tem o DDR, exemplo: ...DDR3, DDR4 e DDR5.

Placas de vídeo G(graphics)DDR. Quanto maior o GDDR mais recente ele é. Não é necessariamente vai ter mais desempenho, você pode ter uma placa de vídeo mais antiga, como a GTX 1080 que usa GDDR5x e é superior em desempenho em relação a RTX 3050. 

Mas sim, o GDRR com número mais alto é melhor, atualmente o melhor é o GDDR6X, seria algo como GDDR6.5. É a versão 6 melhorada.

31 minutos atrás, Archie Joestar disse:

Muito caro para uma placa de vídeo desse nível. Ela deveria custa R$ 1.100. Com R$ 1.650 tem opções melhores.

Recomendo abrir um tópico no setor de Montagem e Upgrade... informando seu orçamento total, tem escolhas melhores para fazer.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
22 minutos atrás, Archie Joestar disse:

e escolhi como placa de vídeo uma RTX 3050 8gb gddr6

Há opções muito melhores na mesma faixa de preço.

As RTX 3050 entram na lista das piores placas já lançadas pela NVidia, já que o desempenho oferecido é quase que igual ao de placas muito mais antigas e existem 3 versões para confundirem os incautos.

A que contém 6GB é a pior delas, além da quantia pífia de VRAM o barramento é incrivelmente limitado para uma placa lançada.

Indique o valor que consegue gastar à vista ou parcelado para podermos indicar peças melhores, já que algumas das que foram citadas não são lá muito boas.

• Amei 1
  • Pedroou alterou o título para O que é GDDR na placa de vídeo?
Postado
1 hora atrás, Archie Joestar disse:

pior escolha, essa placa vale, no maximo, 700 reais. Desempenho pífio, você vai pegar 40 a 45 fps num jogo de 2022 como elden ring da vida.

com 1500 você já consegue uma RX 6650 XT que pega de 70 a 100 fps.

Ryzen 5 5500 por R$ 615

Procure pelo Ryzen 5 3600 que tem desempenho igual e é bem mais barato. (é difícil achar, mas vale a pena)

ASRock a520m phantom gaming 4 amd DDR4 porR$ 684

troque essa placa pela MSI B450m pro vdh max, é melhor e mais barata. Lembrando que ambas são PCIe 3.0, como você n vai comprar esse roubo de RTX 3050, aproveite essa sobra e tente a MSI B550m pro vdh wifi, porque além de PCIe 4.0 vem também com wifi e tem mais um slot para SSD M.2

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Pelo que eu entendi, então, é basicamente a mesma coisa que um DDR - mas para placa de vídeo, certo? Vou acatar sua recomendação e postarei em breve num novo tópico, agradeço de montão, irmão.

@RonaldoXbox Mano, nem tenho o dinheiro agora pra gastar, sabe? Tô pra completar 18 logo logo e quero buscar algum trabalho pra montar um pc bom pra ficar jogando. Não quero entrar em critério pessoal, provavelmente só vou começar a utilizar um computador pra trabalho em 2026 ou 2028 - isso se tudo der certo. Aí por agora eu queria só pra jogo mesmo, algo que rodasse jogos pesados como Dragon Ball Z Kakarot com qualidade alta, e o mais recente Persona 3 Reload. É devido à esse segundo até que eu tava em busca de uma placa de vídeo que tenha dx12. Acredito que eu estaria disposto a pagar até 5000 num computador - não precisa ser todas as peças de uma só vez, posso ir pedindo com o passar do tempo. Vou finalizar essa mensagem aqui para abrir no tópico de upgrade, se ainda estiver afim de me auxiliar nessa seleção, ficarei muito agradecido.

@Swalls Pode me recomendar uma loja boa pra comprar? Estou usando só kabum, Amazon, pichau e mercado livre. Pretendia comprar pelo Ali Express, mas se até um fone de 40 reais tá saindo por 100+ por lá, quiçá uma placa de 1500 reais no mínimo. Vou criar uma mensagem no tópico de upgrade, e se ainda estiver afim de me auxiliar, ficaria muito agradecido.

Postado
4 minutos atrás, Archie Joestar disse:

@Swalls Pode me recomendar uma loja boa pra comprar? Estou usando só kabum, Amazon, pichau e mercado livre. Pretendia comprar pelo Ali Express, mas se até um fone de 40 reais tá saindo por 100+ por lá, quiçá uma placa de 1500 reais no mínimo. Vou criar uma mensagem no tópico de upgrade, e se ainda estiver afim de me auxiliar, ficaria muito agradecido.

kabum, terabyte, pichau, amazon (cuidado com taxas, veja de onde está vindo o produto).

aliexpress era bom para comprar periféricos antes das taxas, você ainda consegue Ryzen usado por um bom preço, por ex, o Ryzen 7 5700x está 900 reais já com o imposto incluso, mas ele é usado!

• Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Archie Joestar disse:

é basicamente a mesma coisa que um DDR - mas para placa de vídeo, certo?

Sim, é a memória da placa de vídeo. Você pode usar uma placa de vídeo GDDR6 com uma memória RAM DDR4, uma não tem relação com a outra.

Postado
7 minutos atrás, Pedroou disse:

Sim, é a memória da placa de vídeo. Você pode usar uma placa de vídeo GDDR6 com uma memória RAM DDR4, uma não tem relação com a outra.

Entendi mano, bom saber, obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...