Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O meu computador estava funcionando normalmente ontem, até que do nada parou de dar vídeo e continuou ligado, quando isso aconteceu, eu segurei o botão de desligar para que ele desligasse, e quando fui ligar novamente, simplesmente não ligou mais.

Testei as memórias, colocando em outro slot, tentando ligar com uma só e nada. Também verifiquei se as conexões básicas estavam ok, e está tudo certo. Testei ligar o pc direto pela placa-mãe para ver se o botão power estava com problema, mas constatei que ele está funcionando normalmente, pois tem um led na placa-mãe que apaga e ascende quando aperto o power.

Também fiz um jumper no 24 pinos da fonte e a fonte responde rodando a ventoinha. Não testei as tensões pois não tenho o aparelho em casa.

Será que o processador queimou? Também pode ser um curto na placa-mãe eu acho. Estou relutante para levar em uma assistência pois meu PC é high-end e não confio levar em locais para deixar lá. Acho difícil o processador ter queimado pois eu não usava o computador em stress e não fiz overclock de cpu.

Configurações 

Processador: Ryzen 9 7950X

Placa de vídeo: RTX 4080

placa-mãe: B650 Aorus Pro AX

Memórias: 2X16 XPG 6000 MHz

Fonte: Thermaltake GF3 1200W

SSD: 2x2TB XPG S70 blade

Cooler: Cooler Master Masterliquid PL360 Flux

Na imagem abaixo, fica essa luz acesa, quando tento ligar ela apaga e logo ascende novamente, mas é para ser apenas uma indicação do power.

17243433235941247381642824870130.thumb.jpg.820912f70f414c1d55395ebe5da73199.jpg

Postado

Tentou outro monitor? Outras memórias? Outra placa de vídeo? Essa placa-mãe aí tem vídeo integrado? Essas memórias aparentam ter LED em cima, eles acenderam em algum momento?

• Moderador
Postado

@Alybonato Você tentou ligar sem a placa de vídeo instalada?

18 minutos atrás, Alybonato disse:

Estou relutante para levar em uma assistência pois meu PC é high-end e não confio levar em locais para deixar lá

Se você se sentir confortável desmontando e montando o PC, faça isso talvez, especialmente para averiguar se a placa-mãe vai ficar de forma adequada no gabinete, vai que está realmente dando algum curto como você sugeriu.

Outra coisa, embora a fonte seja de alta qualidade, não é impossível que ela tenha dado algum problema, se puder testar outra fonte na máquina pra tirar essa dúvida.

Se nada funcionar talvez seja o caso de pelo menos chamar alguém para ir até a sua casa para dar uma olhada, mas sem levar o PC, já que você fica receoso.

Postado
2 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Se você se sentir confortável desmontando e montando o PC, faça isso talvez, especialmente para averiguar se a placa-mãe vai ficar de forma adequada no gabinete, vai que está realmente dando algum curto como você sugeriu.

Outra coisa, embora a fonte seja de alta qualidade, não é impossível que ela tenha dado algum problema, se puder testar outra fonte na máquina pra tirar essa dúvida.

Se nada funcionar talvez seja o caso de pelo menos chamar alguém para ir até a sua casa para dar uma olhada, mas sem levar o PC, já que você fica receoso.

É interessante desmontar também porque você pode encontrar alguma coisa, como um conector 12V queimado por exemplo, algum outro cabo em mau contato, ou uma fan solta ou quebrada. Procure o máximo que der, caso você decida pela ajuda de um profissional já deixa ele informado do que você tentou fazer, e peça pra ele ir verificando as linhas da placa-mãe e da placa de vídeo.

32 minutos atrás, Alybonato disse:

B650 Aorus Pro AX

Segue o esquema elétrico da sua placa-mãe: https://notebookreparos.com.br/forum/index.php?topic=467726.0

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Jougiska disse:

Tentou outro monitor? Outras memórias? Outra placa de vídeo? Essa placa-mãe aí tem vídeo integrado? Essas memórias aparentam ter LED em cima, eles acenderam em algum momento?

Não testei, tentei ligar ele sem estar conectado no monitor também, acho que não precisa estar conectado em algum monitor para ligar né?

Não testei em outra placa de vídeo. As memórias não ascenderam em nenhum momento.

28 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Entendi, muito obrigado! Vou fazer isso.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Alybonato disse:

Não testei, tentei ligar ele sem estar conectado no monitor também, acho que não precisa estar conectado em algum monitor para ligar né?

Não testei em outra placa de vídeo. As memórias não ascenderam em nenhum momento.

É que tecnicamente você precisa do vídeo pra ter um feedback visual de que tá tudo funcionando. Sem isso a gente pode cravar que tá tudo normal com o PC só pelo girar das fans. Caso nem esse feedback tenha de nenhum componente, já pode começar proocurando pelo cheiro de queimado.

Postado
1 minuto atrás, Jougiska disse:

É que tecnicamente você precisa do vídeo pra ter um feedback visual de que tá tudo funcionando. Sem isso a gente pode cravar que tá tudo normal com o PC só pelo girar das fans. Caso nem esse feedback tenha de nenhum componente, já pode começar proocurando pelo cheiro de queimado.

Então, estou tentando ligar sem a placa de vídeo mesmo, tirei ela para ficar mais fácil manusear, alem de que troquei a bateria da placa-mãe, aí precisei tirar, não coloquei novamente pois nem as fans giram quando tento ligar. Não tem nenhum cheiro de queimado.

Postado
13 minutos atrás, Alybonato disse:

Então, estou tentando ligar sem a placa de vídeo mesmo, tirei ela para ficar mais fácil manusear, alem de que troquei a bateria da placa-mãe, aí precisei tirar, não coloquei novamente pois nem as fans giram quando tento ligar. Não tem nenhum cheiro de queimado.

Sua fonte é modular né, consegue ver se o cabo 12V, aquele que fica +- acima do processador ta conectado tanto na placa-mãe como na fonte? Você pode fazer aquela clássica removida pra colocar de novo, de tira-teima. A fonte tá ligando normal né?

Postado
7 minutos atrás, Jougiska disse:

Sua fonte é modular né, consegue ver se o cabo 12V, aquele que fica +- acima do processador ta conectado tanto na placa-mãe como na fonte? Você pode fazer aquela clássica removida pra colocar de novo, de tira-teima. A fonte tá ligando normal né?

Sim, modular, eu fiz isso para ver se a conexão estava bem encaixada, está normal. Sim, fiz o teste forçando a fonte ligar com um clips nos pinos do 24 pinos da placa-mãe e a ventoinha girou. O esquisito é que não ascende nenhum led (exceto o da placa-mãe que mostrei na imagem) e nenhuma fan gira, o pc literalmente não responde. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Alybonato Talvez ao desmontar o PC você perceba algo que ainda não deu pra sacar, inclusive fazendo uma inspeção visual no processador e placa-mãe.

Inclusive, você usa esse PC direto na tomada? Caso contrário espero que use um filtro de linha e não um estabilizador 💀. Tentou ligar esse PC em outra tomada da casa?

Postado
21 minutos atrás, Alybonato disse:

Sim, fiz o teste forçando a fonte ligar com um clips nos pinos do 24 pinos da placa-mãe e a ventoinha girou. O esquisito é que não ascende nenhum led (exceto o da placa-mãe que mostrei na imagem) e nenhuma fan gira, o pc literalmente não responde. 

Isso aponta muito pra um BO na fonte, mesmo passando energia pode não ser energia suficiente pra ligar os componentes e tal. Tu consegue testar o sistema em outra fonte aí na sua casa ou na de um amigo? Nem precisa ligar com a GPU junto, só pra tira-teima, dependendo já aciona a garantia direto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...