Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

[Meu Primeiro Tópico]

Boa tarde pessoal, tudo bem?

alguém por favor conseguiria me ajudar em uma situação que esta persistindo há quase 1 mês?

Em um certo momento meu pc começou a ficar lento,  posteriormente demorar pra iniciar, e depois desligar sozinho. 

Percebi que era por conta de superaquecimento. Aproveitei o problema para da rum upgrade no PC que só faria fim do ano, comprei uma placa-mãe nova, e um processador, e levei na assistência para arrumar.

Ele ficou assim:

placa-mãe: Gigabyte B550M Aorus Elite

Processador: AMD Ryzen 7 5700X3D

Resfriamento: Water Cooler Rise Mode Aura Ice, ARGB, 240mm

Vídeo: 4060TI Ventus 2x

Memória: 32GB Ram

Fonte: Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze

Foi trocado as 2 peças e parou de apresentar problemas de superaaquecimento. Quando peguei ele, testei bastante no mesmo dia e parecia ter resolvido. No dia seguinte de manha o problema retornou chegando a passar de 100°, pensei então que poderia ser o watercooler, retornei a assistência e foi trocado por um que tinha reserva aqui em casa, menos potente porém funcional. 

Troquei então o Water Cooler Rise Mode Aura Ice, ARGB, 240mm pelo Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML120L 120mm

Peguei o PC e por 6 DIAS ele funcionou tranquilamente não chegou nem a 75°. Hoje pela manha ao ligar o problema de aquecimento voltou, pensei em formatar e mesmo formatando continua a alta na temperatura chegando a 98°. Algume poderia me ajudar? Estou sem ideia do que fazer mais...

Postado

o watercooler vibra a bomba quando a maquina ta ligada?

tive um WC closed loop que entupiu o bloco (não sei como)

veja se uma das mangueiras está quente e a outra menos quente, se as duas estiverem com temperaturas iguals tem 2 possibilidades, ou entupiu o bloco ou a bomba parou.

outra questão é a instalação correta do bloco sobre o processador, ceritifque-se de ter removido o filme protetor que vem no bloco, e certifique-se de ter apertado corretamente os fixadores. além de, é claro, uma boa pasta termica.

Postado

Verifique se:

• O cabo de alimentação das fans do WC esta ligado no conector CPU_FAN da placa-mãe.
  •  
  • O cabo de alimentação da bomba do WC esta ligado num conector SYS_FAN da placa-mãe e no BIOS, na seção Speed Fan6, se o conector SYS_FAN em que esta ligado o cabo de alimentação da bomba foi configurado deste jeito - se não foi deixe desta forma:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

Qual a marca e modelo do gabinete que usa?

Tem fans (vent0oninhas) instaladas nele? Se tem quantas?

Postado
16 minutos atrás, 1lokos disse:

Verifique se:

• O cabo de alimentação das fans do WC esta ligado no conector CPU_FAN da placa-mãe.
  •  
  • O cabo de alimentação da bomba do WC esta ligado num conector SYS_FAN da placa-mãe e no BIOS, na seção Speed Fan6, se o conector SYS_FAN em que esta ligado o cabo de alimentação da bomba foi configurado deste jeito - se não foi deixe desta forma:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

Qual a marca e modelo do gabinete que usa?

Tem fans (vent0oninhas) instaladas nele? Se tem quantas?

Gabinete Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX, Com 6 Fans (no momento tem 5 + o WC de 120mm)

Realizei os ajustes que você mencionou, e aparentemente a temperatura caiu e muito, esta em 34° no momento, vou testar hoje e os póximos dias pra ver se mantêm dessa forma,

Desde ja agradeço de mais pela ajuda!

• Curtir 1
Postado

@Kevin Henrique Leonardi Estou com um problema parecido. Tenho um Rise Mode Aura Ice 240mm instalado há aproximadamente 1 ano, sempre funcionou perfeitamente..... Porém de umas semanas pra cá, quando ligo o pc ele começa a subir muito a temperatura, chegando a 110 graus.... aí o pc desliga sozinho. Deixo ele um tempo desligado e quando ligo novamente ele fica normal. To achando que é o water cooler, mas se tivesse queimado a bomba, ele não funcionaria mais..... Tava pensando em trocar ele, mas vi que você fez isso e aparentemente o problema continuou... então fiquei na dúvida agora... rs

Postado

@Renato Ltn

Verifique no BIOS na seção de fans se mostra a rotação da bomba e se esta condizente com o anunciado para o WC - se é que a marca divulga estes dados.

Pode ser que mesmo girando a bomba não esta circulando o líquido, se o líquido for de má qualidade pode ter formado borra que entope a bomba.

Exemplo de WC travado com borra, sendo desmontado por um leigo - que se diz técnico; porque fez a "porkeira" de reaproveitar o líquido. 🤣

Também pode ser que o líquido baixou muito - evapora pela permeabilidade das mangueiras (de baixa qualidade). 

WC "Barateza" = baixa qualidade.

Se for trocar compre um de marca tradicional (Cooler Master, DeepCool, Thermalright...), a DeepCool dá 3 anos de garantia. Ou compre um bom air cooler, a não ser i7, i9, Ryzen 9... os demais CPUs são bem refrigerados com air cooler de qualidade, os 3-4 graus que um WC 240mm baixa a mais não faz diferença em 90% dos casos.

Se tem habilidade manual dá para dar uma "reformada", limpando, trocando o líquido, colocando mangueiras transparentes, indicador de líquido circulando.  Vide neste vídeo os principios:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...