Ir ao conteúdo

PC até R$ 6.000: ASUS TUF B550M, Ryzen 7 5700X, 16GB e GeForce RTX 3060, vale?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tenho um orçamento de um PC e estou na dúvida se é uma configuração boa ou é melhor repensar antes de comprar:

Placa-mãe - ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AM4 

Processador - Ryzen 7 5700X

memória RAM - Kingston Fury Beast 16gb (2x8gb) 3200mhz

Placa de vídeo - RTX 3060 Ventus 2x MSI NVIDIA GeForce 12gb

Fonte - MSI MAG A650GL 650W 80 PLUS GOLD MODULAR PFC ATIVO

Não sei se já vem um cooler para o processador. Se não tiver, não sei qual pegar.

Se puderem me ajudar, fico agradecido.

Postado

Você estaria comprando esse PC aí pronto? Ele é novo, usado...? Qual o valor? Sem essas informações fica difícil dizer alguma coisa. Fora que está faltando dizer o gabinete, o tipo de gabinete também é crucial. Com relação ao cooler, o 5700X é um CPU limitado a 65W nas configurações stock, o cooler da AMD dá conta se o gabinete não for ruim. Talvez você queira desbloquear os limites de energia via PBO para maximizar o desempenho nas atividades profissionais, aí sim seria interessante ir atrás de um cooler legal.

Para Photoshop e Premiere, 16GB de RAM pode ser pouco. E não recomendo que você coloque 4x8GB, isso pode comprometer a estabilidade do PC. O correto seria trocar por um kit 2x16GB no lugar.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Ah sim, top top.

No momento não tenho um gabinete em mente, estou procurando sobre.

O PC seria novo, zero bala, vou comprar as peças e montar.

Provavelmente então caso tenha mais algumas fans no gabinete, o cooler que vem no processador deve dar conta (também o gabinete sendo de boa qualidade, como falou).

Vou gastar em torno de R$5.000,00 a no máximo máximo R$6.000,00, dependendo da minha forma de pagamento.

Vou analisar o meu orçamento pensando em colocar 2x16gb, mesmo que eu gaste um pouco mais, ele vai durar mais tempo e trazer um resultado melhor, certo?

• Solução
Postado

@alcamarano achei que você estaria comprando um PC pronto. No caso é bom ressaltar que o 5700X não vem com cooler da caixa, então você precisará comprar um de qualquer maneira. O modelo DeepCool AG400 dá conta dele.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23224/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-intel-amd-r-ag400-bknnmn-g-1

E nesse caso, como você está montando, tem algumas coisas que você está pagando a mais sem necessidade. Seu orçamento é limitado, então precisa enxugar o máximo que der. O primeiro ponto seria a fonte, tem fonte de excelente qualidade que custa menos que essa MSI. Seu PC não precisa de 650W, na verdade até uma fonte de 450W atenderia sua máquina com folga. Dito isso, sugiro uma fonte de 550W para ficar no meio do caminho.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12115/fonte-cooler-master-mwe-v2-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5501-acaab-br

O investimento que você está fazendo em placa-mãe também não é necessário, você poderia pegar uma placa suficientemente boa, que tem mais do que um usuário comum precisa, pagando um pouco menos. A placa abaixo aguenta tranquilamente qualquer CPU AM4, até a linha Ryzen 9.

https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx

O que fica numa área cinza é a placa de vídeo. A RTX 3060 12GB é vendida numa péssima faixa de preço pelo desempenho que oferece, existem placas AMD mais potentes que custam menos que ela. Porém, quando se trata de um PC para uso com programas profissionais, as placas NVIDIA tem vantagens em relação a compatibilidade e estabilidade.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para PC até R$ 6.000: ASUS TUF B550M, Ryzen 7 5700X, 16GB e GeForce RTX 3060, vale?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...