Ir ao conteúdo

Como usar o Polycrome para controlar a iluminação do gabinete e fans?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Tudo bem?

 

Eu acabei de montar meu primeiro Pc gamer, já deixo claro que não tenho nenhum conhecimento além do básico da montagem de PCs. Foi tudo tranquilo, mas essa parte de iluminação e RGB eu não entendo nada e não estou encontrando tutoriais que partam do absoluto zero, então gostaria de ajuda.

 

Vou postar fotos de tudo o que descreverei abaixo.

 

Minha placa-mãe é a ASRock B450M Steel Legend. Meu gabinete é o Superframe Gemini. Ele veio com 3 fans RGB, com esses conectores de seis pinos. Também veio uma controladora e já consegui conectar as fans nela, o cabo LED SW, e o cabo "Power" em um dos Molex porque é bem intuitivo. As fans acenderam bonitinho e consegui ir mudando as cores nos botões. Até aí, tá tudo certo né?

 

O gabinete também tem uma faixa iluminada na parte frontal, porém eu não sei como e onde devo ligar os cabos dela. Fui experimentando aqui com a controladora, e a faixa até chegou a ligar, mas aí ela só trabalha sozinha, rodando uma ou mais cores aleatórias, não respondendo ao comando do botão como as fans. É aqui que alguma coisa tem que ir na placa-mãe? Porque não liguei nada relacionado a iluminação nela.

 

O que eu quero é conseguir conectar todos esses pontos de iluminação e poder controlar eles pelo software da placa, o Polychrome.

 

Agradeço a quem puder me explicar o passo a passo, lembrando que não tenho conhecimento sobre esses conectores e nada relacionado a RGB. Se pelas fotos virem que estou fazendo algo errado, por favor me corrijam.

 

 

20240827_233541.jpg

20240827_233523.jpg

20240827_232924.jpg

20240827_233213.jpg

20240827_233332.jpg

20240827_234418.jpg

Postado

Esse gabinete não tem um folheto mostrando a instalação?

 

Como é o conector que tem debaixo do nome DATA da controladora?

 

Como é o conector dessa faixa de LED do gabinete? É só um MOLEX ou também tem conector de 6 pinos?

 

A propósito, a iluminação do Gemini não é "RGB", é ARGB.

  • "ILUMINAÇÃO ARGB DESLUMBRANTE "

RGB é 12 volts - 4 pinos redondos [oooo] - padrão antigo, obsoleto.

 

ARGB é 5 volts - 3 pinos redondos com falha entre dois [oo o] - padrão moderno, com LEDs endereçáveis individualmente.

 

Não se misturam, se tentar ligar um tipo no conector do outro ao invés de "frufru" verá fumaça.

 

 

 

 

Postado

Oi meu amigo! Obrigado pelo interesse em me ajudar.

 

Esse gabinete não tem um folheto mostrando a instalação?

Infelizmente não veio 🫤

 

Como é o conector que tem debaixo do nome DATA da controladora?

É para um encaixe de 4 pinos bem pequeno. Vou mandar uma foto, e uma foto da parte onde ligam as fans também, pois faltou. Esqueci de dizer que ela também veio com um cabinho que liga nessa entrada DATA em uma ponta, uma entrada fêmea de 3 pinos com a falha entre eles na outra ponta, e mais uma entrada escrito VDG plugada a essa de 3 pinos. Fotografei também.

 

Como é o conector dessa faixa de LED do gabinete? É só um MOLEX ou também tem conector de 6 pinos?

Aqui são 2, na verdade. 1 cabo com 2 pontas de 3 pinos com a falha entre elas, sendo uma macho e uma fêmea. E um cabo com 2 pinos internos, aparentemente compatível com aquele VDG.

 

A propósito, a iluminação do Gemini não é "RGB", é ARGB.

"ILUMINAÇÃO ARGB DESLUMBRANTE "

RGB é 12 volts - 4 pinos redondos [oooo] - padrão antigo, obsoleto.

ARGB é 5 volts - 3 pinos redondos com falha entre dois [oo o] - padrão moderno, com LEDs endereçáveis individualmente.

Obrigado pela explicação 😉 Vou estudar mais a respeito antes de finalizar a configuração dos LEDs.

 

Não se misturam, se tentar ligar um tipo no conector do outro ao invés de "frufru" verá fumaça.

Eu já tive minha cota de acidentes elétricos 😅 Imaginava que podia acontecer algo assim, então obrigado por confirmar! Por isso mesmo preferi nem arriscar a ligar nada na placa por enquanto.

 

Espero que as novas fotos ajudem.

 

 

20240828_073417.jpg

20240828_073440.jpg

20240828_073540.jpg

20240828_073856.jpg

20240828_074946.jpg

Postado

@1lokos Amigo, desculpa te cobrar por uma solução, mas só um update aqui:

 

WhatsAppImage2024-08-30at22_58_51.thumb.jpeg.8cff18c6f7403b9b60b8bec565fba4f6.jpeg

 

Tudo aceso! 🙌🏽

 

Mas deu um trabalhinho aqui e eu posso ter feito alguma conexão que não deveria.

 

Liguei o conector de 5V da faixa de LED diretamente na entrada 5V da placa-mãe.

 

WhatsAppImage2024-08-30at22_58.51(1).thumb.jpeg.3269f1b494fb25b7b017eb42487d9346.jpeg

 

Dá pra ver também que eu liguei aquela outra ponta (macho) de 5V no cabo da controladora.

 

A própria controladora agora ficou só com as fans ligadas nela, mais o plugue LED SW e o cabo na entrada DATA.

 

WhatsAppImage2024-08-30at22_58.51(2).thumb.jpeg.77b98608f9b0752edd4e130c0dbb8f3b.jpeg

 

Até o momento, tudo normal. A faixa de LED continua não obedecendo à controladora. Em vez disso, ela pega o mesmo esquema de cores que eu defini pra iluminação interna da placa-mãe (opção 'RGB LED' na BIOS). Meu único medo é de eu ter ligado algo onde não deveria e estar arriscando um curto circuito aqui, poderia me confirmar se tá tudo certo?

 

Sinceramente, pra mim está OK a iluminação. Perfeito seria se estivesse tudo integrado, pois acho difícil que eu consiga configurar o Polychrome nesse setup. Pelo menos já dá pra controlar de alguma forma, não me importo se não rolar o 'frufru'.

Postado
Citação

Como é o conector que tem debaixo do nome DATA da controladora?

É para um encaixe de 4 pinos bem pequeno. Vou mandar uma foto, e uma foto da parte onde ligam as fans também, pois faltou. Esqueci de dizer que ela também veio com um cabinho que liga nessa entrada DATA em uma ponta, uma entrada fêmea de 3 pinos com a falha entre eles na outra ponta, e mais uma entrada escrito VDG plugada a essa de 3 pinos.

 

 

O cabo que sai do DATA e que tem conector ARGB 5V - 3 pinos [oo o]) fêmea na outra ponta  é o que faz a sincronia da controladora com a placa-mãe, liga este cabo no conector correspondente ARGB 5V - 3 pinos com falha [oo o] macho da placa-mãe, assim poderá deixar a controladora repetindo o que definir no BIOS ou software da placa-mãe.

 

Ignore o conector VDG (3 pinos fêmea pequeno) - esse conector usado para algumas placas antigas da Gigabyte.

 

Citação

Como é o conector dessa faixa de LED do gabinete? É só um MOLEX ou também tem conector de 6 pinos?

Aqui são 2, na verdade. 1 cabo com 2 pontas de 3 pinos com a falha entre elas, sendo uma macho e uma fêmea. E um cabo com 2 pinos internos, aparentemente compatível com aquele VDG.

 

O cabo que sai da fita de LED com conector ARGB 5V de 3 pinos [oo o] fêmea liga no conector correspondente - 3 pinos com falha [oo o] macho da controladora - um dos que tem a etiqueta LED.  Assim a fita de LED vai repetir o que a controladora enviar.

 

O cabo de 2 pinos da fita de LED, que estava ligado no botão LED ou Reset do gabinete, deixa desligado.

 

Vai ficar assim: Fita de LED >>> Controladora >>> placa-mãe. 

 

Não faça controle pelos botões da controladora nem pelo botão LED, faça pelo software da placa-mãe. Estes são para serem usados se a placa-mãe não tiver conector ARGB 5V [oo o].

 

Postado

@1lokos Que vergonha dizer isso apenas após alguns minutos, mas aparentemente algo queimou aqui 🥹 Não demorou muito depois que postei eu senti um cheiro de queimado e corri pra desligar direto da fonte. Desfiz essas conexões todas. Quando liguei de novo, as fans e a faixa led agora só ficam brancas. O pior de tudo nem é isso: as portas USB aparentemente pararam todas de funcionar 😭 Todas exceto uma que deu pelo menos pra ligar o teclado e dar boot. O mouse aparentemente queimou junto, pois ele não funciona mais. Me certifiquei de tomar os cuidados básicos.

 

 

Minha placa novinha 🤦🏽‍♂️ Não sei mais o que faço. Sem chance de solução?

  • Solução
Postado
53 minutos atrás, vitorp30 disse:

... mas aparentemente algo queimou aqui 🥹 Não demorou muito depois que postei eu senti um cheiro de queimado

1 hora atrás, vitorp30 disse:

Liguei o conector de 5V da faixa de LED diretamente na entrada 5V da placa-mãe.

WhatsAppImage2024-08-30at22_58.51(1).thumb.jpeg.3269f1b494fb25b7b017eb42487d9346.jpeg

Dá pra ver também que eu liguei aquela outra ponta (macho) de 5V no cabo da controladora.

 

A provável causa foi esta ligação dos dois cabos ARGB em paralelo no conector ARGB da placa-mãe, o da fita de LED e o de sincronia da controladora (DATA) ligado no rabicho da fita de LED.

 

Esse rabicho na fita de LED é para ligar o cabo de LED de fans, que assim vão receber alimentação do cabo da fita de LED,  mas não a controladora porque essa já recebe alimentação da fonte.

 

Como a controladora recebe alimentação da fonte, recebendo alimentação também da placa-mãe algum componente superaqueceu e entrou em curto, que se transferiu para a placa-mãe, o que deve ter queimando algum componente (transistor) da placa-mãe perto do conector ARGB,* que por sua vez afetou as USB.

 

Foi grave, o jeito é levar para um serviço especializado em reparo de placa-mãe para dar uma olhada.

 

* Um caso similar, em que o conector do LED  do WC foi ligado invertido na extensão do RGB 12V e também danificou a placa-mãe.

Postado

@1lokos Tá certo. Uma pena, mas pelo menos não perdi a placa inteira, já que o Pc está funcionando, aparentemente, sem nenhuma falha exceto essa das USBs. Espero não ter dificuldade com a assistência da ASRock, não achei que precisaria.

 

Foi bom pra aprender que não mexo mais em iluminação, pois tava tudo ótimo até aqui. Não é a primeira vez que monto Pc e até hoje só queimei peças por descuidos com a estática, no máximo.

 

De toda forma, agradeço por todo o suporte. 🥺

  • J.Augusto F alterou o título para Como usar o Polycrome para controlar a iluminação do gabinete e fans?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...