Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Recentemente o computador que uso apresentou problemas, ele reiniciava às vezes sozinho, e depois voltava ao normal. por fim, ele parou de ligar de uma vez por todas. ficava apenas reiniciando sem parar, e sem dar vídeo. 

Descobri que era problema em um pente de memória, e que a bateria da BIOS também tinha acabado, tirei a memória, coloquei uma outra que tinha de outro computador, e troquei a bateria.

Pois bem, junto com isso (não sei o motivo) o sistema operacional parou de funcionar, e ficava apenas na tela da BIOS.

Fiz um pendrive bootável com o windows 10 e reinstalei, a princípio a versão home. quando fui utilizar o computador, ele apresentou travamento desde a inicialização. as vezes ficava travado na janela do windows, e era necessário reiniciar.

Formatei novamente, e instalei dessa vez o win 10 pro. ele não travou mais na inicialização, porém continuou muito lento. Agora eu uso ele, e de tempos em tempos ele dá uma travada.

Alguém tem alguma sugestão de análise? 

• Membro VIP
Postado

Olá. Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. Posso te passar umas sugestões de ajustes para fazer no seu sistema e impedir que ele apresente lentidão com tanta facilidade. Se, mesmo depois de tudo, ele ainda apresentar lentidão, aí sim a causa do seu problema pode ser física (de hardware)...

Pausando Serviços do Sistema para diagnóstico (siga as instruções com os comandos escritos sempre sem aspas):
1. Pressione Windows + R, digite "services.msc" e Enter (abre os Serviços do Sistema);
2. Clique uma vez no topo da coluna "Nome", e uma vez na coluna "Tipo de Inicialização";
3. Procure os seguintes serviços: Sysmain, Windows Search, Windows Update
4. Em cada um deles, faça o seguinte:
4.1 Selecione para abrir as Propriedades;
4.2 Em Tipo de Inicialização, selecione Desativado;
4.3 Se o botão Parar estiver disponível, clique, até que ele não fique mais disponível (mais de uma vez se necessário).
4.4 Clique em Ok.

Explicação: estes serviços são muito importantes para o Windows. E não devem ser mantidos desativados por muito tempo (questão de dias). Sua desativação, nesse caso, vai servir apenas para reduzir o uso de armazenamento pelo sistema, e determinar se o problema é o disco rígido por exemplo, ou se o sistema está tentando instalar muitas atualizações com muita frequência.

Depois de fazer estes passos...
5. Pressione Ctrl + Alt + Del (abre as opções de segurança);
6. Selecione Gerenciador de Tarefas;
7. Clique na Aba Desempenho (parte de cima);
8. Nas informações da CPU, veja quantos processos estão em execução no momento (devem ser mais de 100, mas não acima de 200);
9. Nas informações do armazenamento (SSD ou HD, que deve estar marcado como Disco 0) veja qual a porcentagem atual de uso (não deve estar em 100% ou próximo disso o tempo todo).

Se alguma das condições listadas não está correta, me avise. Use seu computador por um pouco de tempo e veja se a lentidão persiste. Depois de aplicar todos os passos, reinicie se necessário (e verifique se os serviços permanecem desativados). Se algum dos serviços reiniciar, desative de novo.

• Membro VIP
Postado
Em 28/08/2024 às 13:11, Pedro Math.pi disse:

@Kassio Feitosa Pinheiro Faltou informar a configuração, principalmente modelo da fonte e do HD. Verifique como está a SMART do HD. Se for SSD, verifique a saúde e vida útil.

Bem lembrado. Pra isso vai servir o Crystal Disk Info. Um programa de verificação da vida útil do armazenamento (que eu planejava ensinar o colega a instalar e usar se as dicas fornecidas até o momento não funcionassem)...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...