Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Estou tendo um problema com meu Ryzen 5 7600X. Algumas vezes, o pc fica bastante lento e quando vou verificar no HWMonitor, os núcleos estão em cerca de 500 MHz (10% da performance padrão) Só volta ao normal quando abro o CPUz (não sei o motivo). Aí volta a pontuar entre 5100 MHz e 5400 MHz. Não é sempre que acontece e já pesquisei pra ver se alguém estava relatando o mesmo problema que eu e não encontrei nada. Não sei se pode ser algum problema do próprio processador pois, quando jogo algum jogo que exige bastante do processador, depois quando vou olhar no HWMonitor informa que ele chegou a bater 8300 MHz, sendo que o máximo informado pela AMD é 5400. Alguém sabe dizer porque isso acontece ou já aconteceu com alguém?

A configuração completa é: 

Placa-mãe: TUF Gaming A620M-Plus

Memória: 32GB (6000)

SSD M.2 (1GB)

Fonte: 650W (Galax Omega)

Water cooler: 240mm (Rise Mode)

GPU: RX 7600 (Gigabyte)

Postado

Você já mexeu com Overclock nessa máquina?

Recomendo rodar um teste de estabilidade do sistema e monitorar as frequências do processador durante o teste e verificar as configurações de energia do computador também. Pode ser que esteja em modo de economia.

Para o teste de estabilidade recomendo o OCCT. É uma ferramenta gratuita para usuários.

https://www.ocbase.com/download

Uma imagem da interface do programa: stability.jpg

Rode o teste de estabilidade usando toda a máquina, no caso, CPU+RAM+GPU.

Estou desconfiado da parte energética.

Depois volte e diga se o programa acusou alguma instabilidade.

Postado

@1lokos Essa leitura de 8300 MHz é muito estranha mesmo. Porém quando fica na casa dos 500 MHz, o pc fica muito lento. Demora para abrir até as pastas. Creio que seja algo com o processador mesmo. Quando abro o CPUz as leituras ficam na casa dos 5000 MHz e o pc volta ao normal. Mas vou utilizar o HWiNFO64 pra verificar as leituras. Obrigado pela dica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...