Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3600 ou Ryzen 5 5600?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu troquei recentemente a minha placa de vídeo (uma 1070 ti pra uma 3060), só que eu continuo com o mesmo processador de quando eu usava só vídeo integrado (um Ryzen 3 3200g). E então começaram a aparecer mais problemas de gargalo e eu comecei a procurar um processador novo e me deparei com um Ryzen 5 3600 usado do ali que está por 430 (com as taxadd) e um Ryzen 5 5600 novo por 840.

E queria saber se realmente vale a pena pagar +400 reais pra um processador mais recente ou se na visão custo/benefício, é melhor ir com o 3600 mesmo?

Meu pc hoje:

Placa-mãe: ASUS A320M-K BR

CPU: AMD Ryzen 3 3200g

GPU: NVIDIA RTX 3060

RAM: Crucial 2x8gb 2666mhz com OC para 2933mhz

Postado

O preço que o Ryzen 5 3600 está é muito bom, e você já seria um salto enorme em relação ao seu CPU atual. Geralmente a diferença de desempenho entre o 3600 e o 5600 não é tão grande, e você só veria a diferença entre eles em cenários onde o processador naturalmente é o gargalo. Isso se aplica a games competitivos, pois são jogos graficamente leves, a placa de vídeo sempre trabalha sobrando e é o processador que fica responsável por ditar a quantidade de FPS que seu PC vai conseguir alcançar.

Mas agora tem um novo detalhe, a atualização mais recente do Windows 11 estará trazendo ganhos de desempenho para CPUs Ryzen 5000, 7000 e 9000. Eu já vi que os ganhos para CPUs 7000 e 9000 variam de 5-15% em média, para alguns jogos o salto passa de 30%. Ainda não sei o quanto é o ganho para os Ryzen 5000, mas isso já aumentaria, pelo menos um pouco, a diferença de desempenho entre um Ryzen 5 5600 e um 3600.

8 minutos atrás, bankaiir disse:

Placa-mãe: ASUS A320M-K BR

OBS: sua placa-mãe tem um VRM bastante simples, o que não é problema para um Ryzen 3, que tem um consumo de energia extremamente baixo (mesmo sendo classificado como 65W, ele consome bem menos que isso). Se você não tiver uma boa circulação de ar no seu gabinete, incluindo principalmente uma fan na parte traseira para forçar a retirada de calor, talvez essa placa-mãe pode acabar limitando o desempenho do processador em atividades pesadas (caso você use o PC para algo desse tipo).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O preço que o Ryzen 5 3600 está é muito bom, e você já seria um salto enorme em relação ao seu CPU atual. Geralmente a diferença de desempenho entre o 3600 e o 5600 não é tão grande, e você só veria a diferença entre eles em cenários onde o processador naturalmente é o gargalo. Isso se aplica a games competitivos, pois são jogos graficamente leves, a placa de vídeo sempre trabalha sobrando e é o processador que fica responsável por ditar a quantidade de FPS que seu PC vai conseguir alcançar.

Mas agora tem um novo detalhe, a atualização mais recente do Windows 11 estará trazendo ganhos de desempenho para CPUs Ryzen 5000, 7000 e 9000. Eu já vi que os ganhos para CPUs 7000 e 9000 variam de 5-15% em média, para alguns jogos o salto passa de 30%. Ainda não sei o quanto é o ganho para os Ryzen 5000, mas isso já aumentaria, pelo menos um pouco, a diferença de desempenho entre um Ryzen 5 5600 e um 3600.

OBS: sua placa-mãe tem um VRM bastante simples, o que não é problema para um Ryzen 3, que tem um consumo de energia extremamente baixo (mesmo sendo classificado como 65W, ele consome bem menos que isso). Se você não tiver uma boa circulação de ar no seu gabinete, incluindo principalmente uma fan na parte traseira para forçar a retirada de calor, talvez essa placa-mãe pode acabar limitando o desempenho do processador em atividades pesadas (caso você use o PC para algo desse tipo).

Então, meu gabinete tem 6 fans (3 na frente, duas em cima e uma atrás) além do cooler do processador (mas eu uso o original que vem junto do processador)

E sobre isso da melhora no win11, será que vai valer a pena mesmo esses 400 reais? Ou seria mais pro caso de um futuro upgrade vai conseguir acompanhar melhor que o 3600?

• Solução
Postado
6 minutos atrás, bankaiir disse:

Então, meu gabinete tem 6 fans (3 na frente, duas em cima e uma atrás) além do cooler do processador (mas eu uso o original que vem junto do processador)

E seu gabinete tem a frente mesh? Qual o modelo?

6 minutos atrás, bankaiir disse:

E sobre isso da melhora no win11, será que vai valer a pena mesmo esses 400 reais? Ou seria mais pro caso de um futuro upgrade vai conseguir acompanhar melhor que o 3600?

Vai depender do quando ele está ganhando de desempenho, teriamos que esperar os testes práticos por fontes confiáveis. Se for pra colocar na ponta da caneta, você estaria pagando R$400 (quase o dobro) a mais pra ter 20-30% de ganho de desempenho, já considerando os possíveis aumentos do Windows 11, mas pode ser que esses 20-30% a mais seja um diferencial relevante pra você.

Eu não como anda o CS:2 hoje em dia, se era questão de otimização ou não, mas até a última vez que vi o resultado do Hardware Unboxed, existia uma diferença de desempenho bem fora do normal entre o 5600 e o 3600. O R5 3600 estava fazendo uma média próxima de 200 FPS com uma placa NVIDIA, e o R5 5600 perto dos 400 FPS. Claro, se você não tiver uma placa de vídeo boa o suficiente para passar do 200 FPS no jogo, você não veria essa diferença na prática. Mas hoje em dia dá pra passar fácil dos 200 FPS até mesmo em 1080p Alto com uma RTX 4060.

Eu tenho o Ryzen 5 3600 aqui, eu poderia baixar o jogo pra fazer meu próprio teste, mas eu não sei jogar CS, provavelmente só apanharia kkkk.

• Obrigado 1
Postado

@bankaiir É como o @GuilhermeGB disse,

é metade do preço por pouco menos de performance bruta em CPU.

Esse R$800 do R5 5600 é muito proximo do R7 5700 e, por R$1.200 já tem 5700X3D que é outro universo de processador para jogos.

Pra mim, o único motivo de pegar R5 5600 nesse caso é usufruir do PCI-e 4.0 para GPU e SSD, que não é o caso da sua placa-mãe.

Aproveitando, evite overclock de CPU...

• Curtir 1
Postado

Entendi entendi, eu acho que vou do r5 3600 por estar com a grana curta esses tempos e esperar uma promoção pra no futuro saltar pro 5700X3D ou um mais potente.

Muito obrigado pela ajuda @GuilhermeGB e @zopek, desculpa incomodar e mais uma vez obrigado!

E respondendo 

7 horas atrás, zopek disse:

Aproveitando, evite overclock de CPU...

A minha placa não tem como fazer oc, mas eu também nem penso em fazer porque não sei mexer nessas coisas e tenho medo de ferrar a vida útil do processador 

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

E seu gabinete tem a frente mesh? Qual o modelo

Pior que não tem e eu não sei qual é o modelo porque faz muito tempo que eu comprei 

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não como anda o CS:2 hoje em dia, se era questão de otimização ou não, mas até a última vez que vi o resultado do Hardware Unboxed, existia uma diferença de desempenho bem fora do normal entre o 5600 e o 3600. O R5 3600 estava fazendo uma média próxima de 200 FPS com uma placa NVIDIA, e o R5 5600 perto dos 400 FPS. Claro, se você não tiver uma placa de vídeo boa o suficiente para passar do 200 FPS no jogo, você não veria essa diferença na prática. Mas hoje em dia dá pra passar fácil dos 200 FPS até mesmo em 1080p Alto com uma RTX 4060.

É uma boa diferença, mas 20% não vai fazer uma diferença enorme pro meu uso que é pessoal (jogos e coisas básicas como navegar e etc) e um pouco profissional, mas também não uso nada que vá ser necessário esses 20% (já que com o meu 3200g já dá pra fazer tudo que eu preciso)

7 horas atrás, zopek disse:

Pra mim, o único motivo de pegar R5 5600 nesse caso é usufruir do PCI-e 4.0 para GPU e SSD, que não é o caso da sua placa-mãe.

E aproveitando se não for incomodar, vale a pena um upgrade da a320 pra uma b450 bem construída (com dissipador e etc) ou vale mais ir atrás de outra? E se sim, qual você recomenda?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!