Ir ao conteúdo

placa-mãe não ACEITA TIMING padrão DA RAM mesmo ELA SENDO LISTADA NO SITE?

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente dois pentes de memória ram modelo KVR26N19S8/16 e vi no site da minha placa-mãe, a qual é a ASUS a520m-e, q é compatível.  aparece somente como compatível na pagina dessa placa em inglês.  não sei porque no site da ASUS brasil não mostra como compatível.  Mas enfim, quando configuro a BIOS da placa-mãe automatico ela seta o timing CL q é nativamente CL 19 COMO  CL 20.  ja fiz de tudo, configurei manualmente, desativei o "dram latency enhance".  coloquei também em on, automatico e nada.  simplesmente a placa-mãe não aceita o timing padrão dela:  q é 19-19-19-43-61.  quando seto manualmente altera como dito o CL PARA 20 e altera o valor q é 61 para 62, criando um loading abusurdo em alguns jogos tipo o fortnite e também derrubando uns 35 a 40fps.

cpu:  R7 5700G

RTX 3060

DUAS memórias KINGSTON DITAS ACIMA

placa-mãe:  ASUS a520m-e

fonte corsair cx750

monitor aoc hero 144hz

• Solução
Postado

Ryzen só vai aceitar latência ímpar se tu desativar o geardownmode, o que não é aconselhável e deve mais atrapalhar que melhorar o desempenho. Tenta baixar pra 18 ou deixa em 20 mesmo. Mas assim, essas memórias são bem ruins, não tem muito jeito de tirar leite de pedra.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ryzen só vai aceitar latência ímpar se tu desativar o geardownmode, o que não é aconselhável e deve mais atrapalhar que melhorar o desempenho. Tenta baixar pra 18 ou deixa em 20 mesmo. Mas assim, essas memórias são bem ruins, não tem muito jeito de tirar leite de pedra.

porque voce diz q deve atrapalhar? eu não entendo muito de Ryzen, vim de um intel

Postado
2 horas atrás, FranklinMello disse:

porque voce diz q deve atrapalhar? eu não entendo muito de Ryzen, vim de um intel

É porque o geardownmode tem o objetivo de melhorar a estabilidade sacrificando pouco desempenho. Faz o seguinte, usa o teste do Aida64 de memória (clica com o botão direito no botão em 'start benchmark' e seleciona 'memory only'. Faz 5 testes usando CL20 e geardownmode ativado, depois 5 testes com CL19 e geardownmode desativado. Aí compara a média de leitura, escrita e latência, pra ver com qual configuração tem o melhor resultado de fato.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Shaman93 disse:

É porque o geardownmode tem o objetivo de melhorar a estabilidade sacrificando pouco desempenho. Faz o seguinte, usa o teste do Aida64 de memória (clica com o botão direito no botão em 'start benchmark' e seleciona 'memory only'. Faz 5 testes usando CL20 e geardownmode ativado, depois 5 testes com CL19 e geardownmode desativado. Aí compara a média de leitura, escrita e latência, pra ver com qual configuração tem o melhor resultado de fato.

fiz o teste e na pratica a latencia ns é muito proxima das duas formas.  então estou optando por usar o gear domw mode desativado, pela minha BIOS somente aceitar os timings padrão da minha ram estando desativado.  como O AMIgo passou a BIOS do Ryzen so aceita latencias impares com essa função desativado.  obrigado a todos.

So pra constar, depois de uns testes finais com essa alteração citada acima percebi q embora com o geardowmmode off eu perca alguns fps, mas precisamente percebo q eu perco uns 20, o 1%low ficou incrivel, resolvendo todas as quedas q tinha anteriormente em todos os jogos q jogo, fornite, cod bo6, warzone, league of legends, cs2, valorant

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!