Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de colocar uma placa de vídeo na minha config, mas estou em dúvida em qual vale mais a pena e é mais compatível com a minha config atual, meu objetivo é não precisar mudar nenhuma peça do pc atual por alguns meses.
Pesquisei sobre e vi que a minha fonte de 500W deve aguentar e vi um benchmark com essa minha mesma config usando uma fonte de 500W da redragon.
Futuramente vou fazer um upgrade para algum processador que aguente rodar jogos em quad HD e acompanhe a placa de vídeo para isso.
Estou em dúvida também entre pegar a RTX 4060 ou a rx 7600 ou a rx 6650 xt, porque o preço está mais atrativo, a rx 6650 xt está 500 reais mais barata do que a 4060 mas não sei se seria melhor para o quad HD futuramente quando trocar o processador e se a fonte deve aguentar tranquilo.
Minha config atual:
Ryzen 5 4600G
2x Memória DDR4 XPG Spectrix D50, 8GB, 3600Mhz
placa-mãe Biostar A520MH
Fonte XPG Probe 500W, 80 Plus Bronze
2x SSD NVMe 1tb
Gabinete Gamer Ninja Perseus, Mid Tower, ATX

• Moderador
Postado
1 hora atrás, leomitasz disse:

jogos em quad HD

Que tipo de jogo? Porque se a sua intenção é rodar todo e qualquer jogo nessa resolução, inclusive jogos AAA eu diria que o ideal é investir mais na GPU e tentar pegar a RX 6750XT 12GB. Essa sim é uma placa capaz de lidar com essa resolução, não só pela potência mas porque possui mais VRAM.

1 hora atrás, leomitasz disse:

Fonte XPG Probe 500W, 80 Plus Bronze

Essa fonte não é confiável e é de baixa qualidade, recomendo que a troque.

Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Que tipo de jogo? Porque se a sua intenção é rodar todo e qualquer jogo nessa resolução, inclusive jogos AAA eu diria que o ideal é investir mais na GPU e tentar pegar a RX 6750XT 12GB. Essa sim é uma placa capaz de lidar com essa resolução, não só pela potência mas porque possui mais VRAM.

Qual config seria ideal, só para ter uma noção, para jogar quad HD com quantidade boa de fps call of duty modern warfare III, pretendo jogar bastante o black ops 6 quando sair e acredito que deve ser mais ou menos os mesmos requisitos, não sei

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Gostaria de jogar também forza horizon 5 em quad HD também, a RTX 4060 aguenta tranquilo ou precisaria ir para outro já?

• Moderador
Postado
2 horas atrás, leomitasz disse:

Qual config seria ideal, só para ter uma noção

Então, para Quad HD nenhuma dessas três placas (RTX 4060, RX 7600, RX 6650XT) é indicada, são placas pensadas para Full HD, tanto pela potência quanto pela quantidade memória de vídeo. No seu caso ao meu ver teria que ser uma RTX 4060 Ti ou RX 6750XT pra cima.

A RTX 4060 Ti eu só indico a de 16GB e deixando claro que é um custo-benefício ruim. A RX 6750XT tem uma boa quantidade de VRAM e um custo-benefício interessante.

A RX 7700XT seria ainda melhor, mas claro ela é significativamente mais cara.

Em relação à fonte, vai depender do quanto você estiver disposto a investir, abaixo vou deixar algumas opções viáveis para qualquer uma das GPUs citadas por você e por mim:

Acho que por enquanto poderia ser apenas isso de mudança, o processador eu até gostaria de recomendar um upgrade, mas tenho sérias dúvidas sobre essa placa-mãe, uma outra A520 da Biostar não conseguiu aguentar nem um Ryzen 5 5600 direito, não acho que essa aí seja muito diferente.

Postado
32 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Então, para Quad HD nenhuma dessas três placas (RTX 4060, RX 7600, RX 6650XT) é indicada, são placas pensadas para Full HD, tanto pela potência quanto pela quantidade memória de vídeo. No seu caso ao meu ver teria que ser uma RTX 4060 Ti ou RX 6750XT pra cima.

A RTX 4060 Ti eu só indico a de 16GB e deixando claro que é um custo-benefício ruim. A RX 6750XT tem uma boa quantidade de VRAM e um custo-benefício interessante.

Em relação à fonte, vai depender do quanto você estiver disposto a investir, abaixo vou deixar algumas opções viáveis para qualquer uma das GPUs citadas por você e por mim:

Acho que por enquanto poderia ser apenas isso de mudança, o processador eu até gostaria de recomendar um upgrade, mas tenho sérias dúvidas sobre essa placa-mãe, uma outra A520 da Biostar não conseguiu aguentar nem um Ryzen 5 5600 direito, não acho que essa aí seja muito diferente.

Entendi, estou vendo de pegar a rx 6750 xt mesmo, sabe se esse modelo é bom?
https://www.kabum.com.br/produto/528811/placa-de-Vídeo-rx-6750xt-gaming-xfx-graphics-card-amd-radeon-12gb-gddr6-ray-tracing-fidelity-fx-rx-675tmbaf9
Ai vou ver de comprar a fonte de 750W que me indicou, ela deve aguentar qualquer upgrade de placa-mãe am5 e tudo mais com a rx 6750 xt né?
Essa placa-mãe é bem básica mesmo, vou deixar assim por enquanto, e ver de trocar para am5 daqui alguns meses

9 minutos atrás, leomitasz disse:

Entendi, estou vendo de pegar a rx 6750 xt mesmo, sabe se esse modelo é bom?
https://www.kabum.com.br/produto/528811/placa-de-Vídeo-rx-6750xt-gaming-xfx-graphics-card-amd-radeon-12gb-gddr6-ray-tracing-fidelity-fx-rx-675tmbaf9
Ai vou ver de comprar a fonte de 750W que me indicou, ela deve aguentar qualquer upgrade de placa-mãe am5 e tudo mais com a rx 6750 xt né?
Essa placa-mãe é bem básica mesmo, vou deixar assim por enquanto, e ver de trocar para am5 daqui alguns meses

46 minutos atrás, Batata Defumada disse:

O que uma fonte tem que ter para ser considerada de qualidade? E quais marcas são boas, para eu procurar mais opções aqui também, para ver se acho alguma um pouco mais em conta ou algo do tipo

Postado

@Batata Defumada Fonte XPG Core Reactor II 750G-BKCBR, 750W, 80 Plus Gold, Modular é uma boa fonte? Vi falarem bem dela https://www.kabum.com.br/produto/514898/fonte-xpg-core-reactor-ii-750g-bkcbr-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-75261186
Eu comprei a rx 6750 xt mesmo https://www.kabum.com.br/produto/528811/placa-de-Vídeo-rx-6750xt-gaming-xfx-graphics-card-amd-radeon-12gb-gddr6-ray-tracing-fidelity-fx-rx-675tmbaf9
Ai estou vendo de comprar a fonte já, porque mesmo limitando o fps e fazer undervolt estou com medo de afetar em algo aqui no pc com a minha fonte atual: Fonte XPG Probe 500W, 80 Plus Bronze

• Moderador
Postado

@leomitasz O modelo de 6750XT que eu recomendo é essa daqui: RX 6750XT XFX Speedster. Esse modelo que você escolheu é bem esquentadinho.

7 horas atrás, leomitasz disse:

Fonte XPG Core Reactor II 750G-BKCBR, 750W, 80 Plus Gold, Modular é uma boa fonte? Vi falarem bem dela https://www.kabum.com.br/produto/514898/fonte-xpg-core-reactor-ii-750g-bkcbr-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-75261186

Sim! É uma fonte muito boa.

Em 06/09/2024 às 01:11, leomitasz disse:

Sim, tranquilo.

O que uma fonte tem que ter para ser considerada de qualidade? 

Primeira coisa para uma fonte ser considerada uma boa opção é ela possuir testes confiáveis que possamos consultar para sabermos a respeito da performance, componentes internos etc.

Uma fonte possuir relatório Cybenetics é um bom sinal, testes no YouTube (como os feitos pelo Hardware Busters e TecLab por exemplo) são bem úteis também, assim como reviews em outros sites.

Em relação às características da fonte, é importante que os componentes internos não sejam baratos demais ou de empresas desconhecidas, não precisam ser os melhores do mundo, mas que pelo menos tenham uma qualidade decente e de fabricantes conhecidas. A topologia da fonte atualmente tem que ser DC-DC pra ser recomendada, as fontes de regulação em grupo são projetos mais antigos, que não faz sentido recomendar atualmente. O nível de ruído é outra coisa a se avaliar, ninguém quer uma fonte barulhenta. Assim como as temperaturas, uma fonte que esquenta demais não é segura e não ajuda a manter uma temperatura adequada dentro do gabinete.

Outro ponto importante é a eficiência da fonte. Na tarefa de suprir a energia para os componentes do seu computador, naturalmente vão ocorrer perdas porque não existe fonte 100% eficiente. Por isso foram criados os selos 80 Plus que atestam o quão eficiente é a fonte. Quanto mais eficiente, menos energia ela desperdiça.

Em relação ao selo 80 Plus, muitas pessoas acham que isso atesta a qualidade da fonte, isso é um grande engano. Esse selo é facilmente obtido e somente afirma a eficiência alcançada pela fonte. Uma fonte pode ser ruim, mas ter uma eficiência decente. Por isso a melhor certificadora é a Cybenetics, que além de aferir a eficiência avaliam diversos outros aspectos da fonte.

E quais marcas são boas, para eu procurar mais opções aqui também, para ver se acho alguma um pouco mais em conta ou algo do tipo

Não é recomendado ficar muito focado na marca da fonte. Porque toda empresa possui fontes boas e fontes nem tão boas assim, às vezes até ruins ou perigosas. Por isso o ideal é sempre analisar o modelo específico e pesquisar por reviews e testes, e se precisar de ajuda pode vir aqui no fórum para perguntar sobre a qualidade daquela fonte específica.

Mas em geral eu posso te dizer que você deve evitar fontes da Duex, completamente!

• J.Augusto F alterou o título para GeForce RTX 4060 ou Radeon RX 7600/6650XT para Ryzen 5 4600G?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!