Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia pessoal, tenho uma RTX 3060Ti e na verdade isso não é um problema propriamente dito e tal, eu uso afterburner no pc, mas nem sou ligado nisso, so olho mesmo quando faço alguma alteração no pc, pra olhar algumas temperaturas em jogo, enfim, numa dessas olhadas eu reparei que essas métricas citadas estavam no máximo e eu nem estava jogando nada, e não alterava, não dava nem pico, ficavam no máximo sempre, achei bem estranho e resolvi pesquisar, dentre várias "alternativas" tentei todas que encontrei, desde mudar o gerenciamento de energia pelo painel da NVIDIA e deixar normal, esse primeiro, ate baixou os clocks depois de reiniciar o pc, mas como sou teimoso, abrí um jogo pra testar e não deu outra, voltou a ficar no máximo após fechar, testei uma porrada de driver, não adiantou, mudei taxa de atualização do monitor, nada também, vi se tinha programas estranhos no pc, desativei anti-virus, windows defender e nada também, ultima coisa que eu achei que tinha resolvido, foi baixar o ultimo driver disponível, assim que baixei e instalei, os clocks baixaram e ficam normais ja que não estava fazendo nada que abusasse da gpu, mas hoje, estava mexendo aqui, sem fazer nada também, estava no youtube e do nada minha GPU "acordou"  fui olhar o MSI e tava lá de novo os clocks no talo, e aproveitando pra dar uma atualização "ao vivo"   eu mexi numa opção no painel NVIDIA que foi na "opção do desenvolvedor"

mudei de:  permitir acesso aos controladores de GPU ( que ja tinha mexido nisso e tinha "funcionado" )  e voltei para:  restringir o acesso aos controladores de GPU somente aos administradores.

assim que voltei pra essa ultima opção, que é a que ja vem marcada, a placa voltou ao normal na hora ( bem como na vez que ativei a outra opção dias antes ) 

ou seja, parece ate um bug, a placa fica normal, do nada aumentam os clocks e não baixam, e so voltam ao normal após alternar entre essas opções.

como disse no inicio, não é lá um problema daqueles, mas seria bom se houvesse alguma solução pra isso, ja que a placa ficar "em uso" mesmo você não fazendo nada, não é normal e mesmo aparentemente achando uma solução manual pra isso, se houver mais algo que não tentei e que possa arrumar isso, é valido.

informações básicas do pc:  Ryzen 7 5700x com B550 Tuf e 3060Ti  usando windows 10. 

Postado

@José Luiz Havoc olha, se não esta tendo comsumo isagerado de energia, e não perdeu desempenho, eu diria para deixar isso de lado, ao meu ver não é tão incomum isso acontecer, até prque o proprio sistema utiliza a gpu, se o uso dela estiver estranho (pc esquentando, uso altisimo em segundo plano etc), verifique por virus, alguns deles podem instalar recursos de mineração no pc, tal qual o xmrig...

Postado

@Pedro Vinicius G. C.  então, quando ela esta nessa condição de clock e memória altos, ela nem esquenta, abro o gerenciador de tarefas e a GPU não fica sendo exigida, porém as fans dela também não param mais, enquanto a placa estiver nessa condição, e eu nunca continuei usando o pc ate ela sair dessa condição e acredito que nem saia até eu faça o que falei que fiz, alternar de uma configuração pra outra no painel da NVIDIA.

dei uma jogada horas atrás e ela ficou nesse estado logo após sair do jogo, tive que ir no painel e alterar lá pra voltar ao normal.

realmente ela não esta tendo aumento de temp, nem de uso quando está assim, porém esses clocks travados ai e que so voltam ao normal se eu fizer algo é bem curioso, por isso que perguntei se alguém teria alguma dica quanto a isso.

• Curtir 1
Postado

vindo aqui só para dar um fim ao caso ( e evitar que não tome o tempo de alguém com uma possível solução ) 

achei o causador, ja tinha ate me conformado em usar a placa assim quando não estivesse jogando e por puro acaso, descobri. 

O causador do uso de clocks da placa e estar consumindo da placa também ( descobri depois ) é um emulador de android que eu uso aqui no pc pra olhar uma câmera que tenho aqui, quando eu alternava configuração no painel da nvidia para tirar a placa dessa condição, esse app bugava eu eu tinha que reiniciar ele, e outro acaso foi estar com o Afterburner aberto, assim que fechei esse app, os clocks voltaram a Idle bem com o consumo baixou drasticamente, tava cosumindo 50W  "sem fazer nada"  o estranho é que eu ja tinha mudado manualmente esse app no painel de controle da nvidia, na parte de energia e tirado "desempenho máximo"  enfim, ele era o causador, agora a placa não fica consumindo à toa, os clocks não travam nem as fans ficam girando sem necessidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!