Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, desde já, agradeço em quem puder tirar a minha dúvida.

Recentemente estava jogando com um amigo, e ele, reclamava bastante do seu desempenho no jogo. Então perguntei qual eram as configurações do computador dele, e ele disse que era o I5 2400, agora não lembro se com uma GT 210 ou com a placa integrada dele mesmo ( acredito que a GT 210 ). Resumidamente, o cara não consegue nem rodar Roblox direito sem o jogo ficar a 7 / 15 fps.

O ponto é, o irmão dele comprou uma GTX 1650 4GB a um bom tempo, para colocar num futuro computador, mas nunca espetou essa placa de vídeo no atual computador, pois ficava com medo que a placa-mãe não fosse suportar a placa de vídeo.

Minha dúvida é, já que provavelmente ele consegue colocar a GTX 1650 4GB na placa-mãe, no caso, qualquer placa de vídeo... o I5 2400 vai gargalar demais com essa placa de vídeo? Existe a possibilidade dele equilibrar um pouco os gráficos de jogos específicos para segurar um pouco esse gargalo? Games como Roblox, Minecraft e outros mais leves.

Configuração:

Processador: i5-2400

placa-mãe: Ele não me disse 🙂 (não conseguiu ver eu acho)

memória RAM: 8GB DDR3

Fonte: Tronos 500w

Usa HD.

Eu sei que a fonte não é de qualidade, mas aguenta com a potência.

Postado

Bom dia, amigo!

Vamos direto ao ponto: simplesmente qualquer coisa vai muito melhor do que uma GT 210, nem tem comparação. Independente se vai haver um gargalo grande ou pequeno, a diferença de desempenho da máquina será absurda. Se ideia for só rodar Roblox a 60 FPS tranquilo, essa configuração vai segurar sem problemas e ainda vai sobrar.

O problema é que existem algumas placas H61 muito básicas que não conseguem dar vídeo com placas de vídeo modernas devido a falta de compatibilidade com UEFI. Anos atrás, quando esses sistemas eram bem mais populares do que hoje, direto eu via aqui no fórum pessoas tendo problemas com placas de vídeo modernas e H61 básicas, acontecia principalmente com as RX 500 da AMD.

6 minutos atrás, Middoken disse:

Eu sei que a fonte não é de qualidade, mas aguenta com a potência.

O problema não é nem a potência, fontes genéricas geralmente fornecem "energia suja" (de baixa qualidade) para o seu hardware quando trabalha com cargas um pouco mais elevadas do que um "PC de escritório" comum exigiria, o que vai matando seu PC aos poucos.

• Curtir 4
  • guilherme_dr alterou o título para PC com Core i5-2400 com GeForce GTX 1650 4GB terá muito gargalo? Como diminuir?
Postado

@GuilhermeGB Opa Guilherme 😄

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O problema é que existem algumas placas H61 muito básicas que não conseguem dar vídeo com placas de vídeo modernas devido a falta de compatibilidade com UEFI. Anos atrás, quando esses sistemas eram bem mais populares do que hoje, direto eu via aqui no fórum pessoas tendo problemas com placas de vídeo modernas e H61 básicas, acontecia principalmente com as RX 500 da AMD.

Certo! Vou pedir para que ele remova o acrílico ( que é fosco ) e me informe o modelo certo da placa-mãe, para não ter qualquer problema.

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O problema não é nem a potência, fontes genéricas geralmente fornecem "energia suja" (de baixa qualidade) para o seu hardware quando trabalha com cargas um pouco mais elevadas do que um "PC de escritório" comum exigiria, o que vai matando seu PC aos poucos.

Mas de certa forma ele conseguiria usar, né?

Provavelmente não vai usar por taaanto tempo assim a GTX 1650, pois como o irmão dele vai montar um computador da aqui 1 ano eu acredito, pelo menos ele teria a GTX 1650.

Pois uma coisa que ele enfrenta, são alguns games que não tem na Gforce NOW, pois como ele tem um computador com processamento ruim, utiliza aquele recurso da Nvidia pago por mês para jogar, mas não tem alguns específicos, então ele usaria o processamento do computador para isso também.

• Membro VIP
Postado
Em 10/09/2024 às 09:57, Middoken disse:

Minha dúvida é, já que provavelmente ele consegue colocar a GTX 1650 4GB na placa-mãe, no caso, qualquer placa de vídeo... o I5 2400 vai gargalar demais com essa placa de vídeo? Existe a possibilidade dele equilibrar um pouco os gráficos de jogos específicos para segurar um pouco esse gargalo? Games como Roblox, Minecraft e outros mais leves.

memória RAM: 8GB DDR3

Fonte: Tronos 500w

Usa HD.

Grifei as partes mais importantes das dúvidas iniciais para responder ponto por ponto.

1. Sobre o gargalo da CPU:
O Core i5-2400 é um processador Quad Core de frequência máxima em 3.4GHz. Em termos de potência absoluta, isso deve ser considerado intermediário ou baixo, quando se pensa em padrões de sistema operacional como o Windows 10, por exemplo, ou em relação às possíveis combinações com placas de vídeo. A GTX 1650 é uma placa de entrada na atualidade, por isso a combinação deve dar certo (ressalvadas as hipóteses sobre compatibilidade de drivers discutidas antes).

2. Sobre a possibilidade de equilíbrio entre o i5-2400 e a GTX 1650 nos jogos mencionados:
Nesse caso, o melhor a se fazer é ajustar os gráficos nas configurações mais altas permitidas pela GTX 1650. Isso fará com que o trabalho da GPU use 100% da potência dela, e isso dará folga para o processador empurrar o máximo de FPS que ela conseguir. Além disso, travar os FPS em taxas confortáveis deve trazer mais estabilidade para o sistema, e programas como o famoso Lossless Scaling podem ajudar a aumentar ainda mais a estabilidade.

3. Sobre a memória RAM no aumento de eficiência do processador:
Usar memórias em pares é sempre o recomendado, para ativar o dual channel e aumentar a performance da CPU em até 40%.

4. Sobre o uso de HD:
Embora o uso de HD não mude em muita coisa a performance geral em jogos, existem algumas boas práticas e recursos úteis (colocados à disposição do usuário pelo Windows) que podem ser adotadas para tornar o sistema como um todo melhor utilizável e mais fluído, mesmo com um armazenamento de velocidade mais baixa. Exemplos bons são o arquivo de paginação do Windows (pagefile.sys) e as Opções de Indexação do Windows.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
3 horas atrás, Gabriel U disse:

2. Sobre a possibilidade de equilíbrio entre o i5-2400 e a GTX 1650 nos jogos mencionados:
Nesse caso, o melhor a se fazer é ajustar os gráficos nas configurações mais altas permitidas pela GTX 1650. Isso fará com que o trabalho da GPU use 100% da potência dela, e isso dará folga para o processador empurrar o máximo de FPS que ela conseguir. Além disso, travar os FPS em taxas confortáveis deve trazer mais estabilidade para o sistema, e programas como o famoso Lossless Scaling podem ajudar a aumentar ainda mais a estabilidade.

Concordo, mas acho que será bem difícil Roblox usar 100% de uma GTX 1650 devido aos gráficos mais simples 😄. No fim das contas o FPS ainda vai ficar limitado pela CPU, o desempenho vai variar de jogo pra jogo (já que existem vários tipos de jogos diferentes dentro do Roblox). Atualmente o grande gargalo do sistema é a GT 210.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!