Ir ao conteúdo

Core i5-12400f operando com clock de 4,00GHz, pode diminuir a vida útil do CPU?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

bom dia, estava vendo meus gerenciador de tarefas e percebi que meu processador esta operando a 3,99hz ~ 4,00hz

mas eu não lembro de ativar esse turbo no clock dele, é um i5 12400f com clock base de 2,50hz e turbo de 4,40hz, não sei se ele já vem assim de fabrica ou se eu ativei sem querer na BIOS, mas a minha duvida é se eu deixar ele operando a essa frequência pode acabar diminuindo a vida útil dele ou aumentar muito a temperatura, no momento estou utilizando a o cooler que vem junto com ele.

imagem_2024-09-10_221852971.png

• J.Augusto F alterou o título para Core i5 12400f operando com o clock de 4,00GHz
  • Membro VIP
Postado

Olá, pessoal. O que está ocorrendo com o processador de vocês não é necessariamente um problema. O mais provável é que vocês precisem fazer é o seguinte, apenas:

Se certificar de que nenhum processo exigente está acontecendo em segundo plano: pelo Gerenciador de Tarefas mesmo, na aba Processos, filtrem os recursos rodando no momento pela coluna de CPU (cliquem uma vez em cima de CPU, ou duas).

Principais suspeitos de aumento no uso do processador:
a. Sysmain: processo de melhoria e adaptação do Windows, que cria arquivos de inicialização para cada programa que você usa, evitando que o processador precise receber as instruções completamente do zero quando você abrí-lo de novo, e isso deixa cada nova execução de um mesmo aplicativo mais rápida do que a anterior). A criação desses arquivos demanda muitos ciclos de operação no processador.

b. Serviço de Indexação do Windows (SearchIndexerHost): cria um arquivo de tabulação de outros arquivos, para filtragem e localização, de todos os documentos e aplicativos presentes em determinadas pastas do Windows. Evita que o sistema precise ler o disco inteiro toda vez que uma nova busca for feita, o que diminui bastante a latência de acesso aos dados (especialmente em HDs). A criação desse arquivo demanda muitos ciclos de operação no processador.

c. Windows Update ou Instalador do Windows (Module Install Core Worker): gerencia o download e instalação de atualizações. As atualizações mais urgentes ocorrerão em segundo plano, mesmo se alguma aplicação com maior exigência de foco (como um jogo, que normalmente impediria a execução do serviço) estiver sendo executada.

Se o uso de processador estiver alto, sem que pelo menos um desses serviços esteja em execução, me avisem...

• guilherme_dr alterou o título para Core i5-12400f operando com clock de 4,00GHz, pode diminuir a vida útil do CPU?
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, fabio2012s disse:

@Gabriel U NESSA IMAGEM não ESTOU JOGANDO não ESTAVA FAZENDO NADA E NORMAL?  não MEXI EM NADA NA BIO A não SER XMPimage.png.7029854d3c7da2a35482600f17f5ae22.png

Bom, considerando que estão rodando quase 300 processos no momento dessa foto, e cerca de 11GB RAM estão sendo consumidos, se o computador realmente não estiver fazendo nada de muito exigente, isso é realmente suspeito.

Meu Windows 10 Home (versão e ativação oficial), por exemplo, consome cerca de 1.9 GB em idle (isto é, sem uso, após o sistema carregar), e a frequência do meu processador oscila entre 60% e 40% da frequência máxima normal dele (cerca de 2.8 GHz).

Eu sugiro que:

1. você faça uma verificação de arquivos no seu sistema, com os comandos "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth", sendo executados no CMD como Administrador;

2. Verifique a fragmentação dos seus discos (seja SSD ou HD) com um programa chamado Defraggler;

3. Verifique e desinstale programas inúteis do seu Windows, com o Revo Uninstaller;

4. Verifique a aba de Inicialização do seu Gerenciador de Tarefas, e desative quaisquer aplicativos que iniciem junto com o seu Windows (a não ser os programas relacionados aos drivers de áudio, vídeo, e Windows Defender);

5. Entre nas Opções de Indexação do Windows, clique no botão Modificar, e selecione o seu Disco C inteiro. Isso vai criar um arquivo de tabulação que vai facilitar o acesso a todos os demais arquivos do seu disco (e isso vai reduzir drasticamente o uso do processador), mas o processo de criação desse arquivo vai levar um tempinho...

Com essas dicas, creio que o uso do processador no seu PC pode diminuir. Se mesmo depois disso, não remediar a situação, sugiro que faça o teste com o Windows 10, e veja se ele se comporta melhor do que o Windows 11 no seu setup.

Postado

@Gabriel U  boa noite, eu consegui mudar o clock do processador, ele estava com o o clock turbo ativado na BIOS, o que é estranho por que essa opção normalmente vem desativada, mas só desativando o turbo não resolveu, eu tava utilizando o XMP 1 e não tinha baixado o clock dele, então tive que botar no XMP 2  e assim o clock dele abaixou, fiz o teste ativando de novo o XMP 1 e vi que quando essa opção tava ativada o clock subia muito, o que não faz sentido porque essa opção é pra afetar unicamente e diretamente a memória RAM, todas as minhas peças são novas essa foi a primeira vez delas ligas, não acho q seja algum defeito na placa-mãe pode ser a versão da BIOS, mas eu realmente não entendo como o xmp tava afetando o desempenho do processador.

placa-mãe ASUS tuf gaming b760m plus d4 e memória RAM XPG Spectrix D50.

O amigo que está com o mesmo problema disse ter mexido na BIOS por causa do XMP, acho improvável que o caso dele possa ser o mesmo que o meu por conta que pode ser a versão da BIOS da minha placa-mãe, o dele deve também estar com o turbo ligado na BIOS pra desativar tem que ir em configurações de energia da CPU na BIOS e mudar o Turbo boot de ativado pra desativado o nome pode ser diferente de placa-mãe pra placa-mãe outra variação que eu vi foi o nome, Intel Turbo Boost

• Membro VIP
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Nycolas santos disse:

@Gabriel U  boa noite, eu consegui mudar o clock do processador, ele estava com o o clock turbo ativado na BIOS, o que é estranho por que essa opção normalmente vem desativada, mas só desativando o turbo não resolveu, eu tava utilizando o XMP 1 e não tinha baixado o clock dele, então tive que botar no XMP 2  e assim o clock dele abaixou, [...] o que não faz sentido porque essa opção é pra afetar unicamente e diretamente a memória RAM, [...] mas eu realmente não entendo como o xmp tava afetando o desempenho do processador.

Grifei as partes importantes do seu comentário pra poder te esclarecer melhor. Na verdade, habilitar perfis de XMP na placa-mãe não afeta única e diretamente a memória RAM em si, mas também outro componente, que precisa acompanhar a nova velocidade da memória para conseguir aproveitá-la: a controladora de acesso do processador.

Essa parte do processador é a responsável por gerenciar os dados que entram e saem dele, pelas portas PCIe, e vão até a memória RAM, a GPU, a placa de rede, e por aí vai. Com perfis XMP ativados, a memória sobe o seu clock máximo, e a controladora precisa "perceber" e se adaptar a essa nova frequência, o que obriga os núcleos do processador a aumentar a frequência, ainda que em estados de energia ociosos.

Tudo isso se resume no seguinte: aumente muito a frequência da sua RAM, e seu processador vai ser obrigado a acompanhar, mais cedo ou mais tarde. E sobre a pergunta original, um clock de 4.0 GHz não vai reduzir a vida útil do seu processador.

Postado

Esse Turbo de 3.99 GHz acontece em apenas um ou dois cores do CPU - veja cada core no Monitor de Recursos; ou seja, esta tudo normal.

Citação

Frequência turbo max

A frequência turbo máxima é a frequência máxima de núcleo único à qual o processador é capaz de operar com a tecnologia Intel® Turbo Boost e, se presente, a tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 e o Intel® Thermal Velocity Boost. 

Não faz sentido querer reduzir o clock do CPU. O que poderia reclamar é do CPU ser anunciado com Turbo de 4.4 GHz e estar atingindo só 3.99 GHz, o que pode  ocorrer por deficiência do VRM da placa-mãe ou no BIOS o CPU estar limitado a 65 W.

Embora nas ASUS o MCE - Multi Core Enhancement; que remove esse limite costumava vir habilitado por padrão, pelo menos antes do "imbroglio" dos 13ª, 14ª geração sendo "assados". 🔥

Quando a "vida útil"  relaxa, um CPU dura 20 anos para mais - supondo que não seja da série da Intel que "enferruja"; 😜 vai se tornar obsoleto em 1/4  deste tempo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!