Ir ao conteúdo

Upgrade para AM4 ou AM5 com uma RX 6750XT, orçamento de R$2.000,00

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Atualmente estou com esse setup e queria dar um UPGRADE na plataforma e sair da intel para AMD, e conseguir empurrar o máximo que conseguir em jogos competitivos dessa placa de Vídeo. 

ASUS B360 TUF GAMING BR

I5 9600KF

32GB RAM(4X8 3200MHZ)

RX 6750 XT Speedster QICK 319

SSD 250GB M.2 

HD 1TB

Fonte Cooler Master MWE V2 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

ORÇAMENTO ATÉ R$2.000,00

placa-mãe + PROCESSADOR + "memória" NO CASO DE AM5(acrescenta mais 500/600).

• Moderador
Postado
22 minutos atrás, Thales Iago disse:

ORÇAMENTO ATÉ R$2.000,00

O orçamento é baixo porque uma placa-mãe decente AM5 vai lhe custar uns R$1.000,00, um processador bom uns R$1.300,00 e memórias boas pra lá dos R$800,00, então recomendo que escolha AM4 com um Ryzen 7 5700X3D e uma B550 como a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

E pro cooler pode ser um DeepCool AG400.

• Triste 1
  • Batata Defumada alterou o título para Upgrade para AM4 ou AM5 com uma RX 6750XT, orçamento de R$2.000,00
Postado
10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

O orçamento é baixo porque uma placa-mãe decente AM5 vai lhe custar uns R$1.000,00, um processador bom uns R$1.300,00 e memórias boas pra lá dos R$800,00, então recomendo que escolha AM4 com um Ryzen 7 5700X3D e uma B550 como a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi.

E pro cooler pode ser um DeepCool AG400.

Vamos supor que estou disposto a gastar 3 mil pra ir logo pra AM5, você recomendaria ir agora, ou aguardar black friday, natal, ano que vem pra poder ir? Ou os preços já estão estáveis e não vai mudar muita coisa? Tô com muita vontade de migrar pra AM5. 

Postado

optando pelo R5 5700X3D vai ainda ter o gasto com uma fonte de pelo menos 650W

e a plataforma morre ai

o 7600 tem o mesmo desempenho do 5700X3D, com menor consumo, arquitetura mais moderna,

MB acima de R$ 1000 no AM5 vão ser premium, uma maior quantidade de conectores, perifericos, velocidades e recursos não disponiveis na plataforma AM4

as placas MSI PRO B550m e B650m estão praticamente o mesmo preco, respectivamente AM4 e AM5

• Confuso 1
Postado
49 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

e a plataforma morre ai

o 7600 tem o mesmo desempenho do 5700X3D, com menor consumo, arquitetura mais moderna,

MB acima de R$ 1000 no AM5 vão ser premium, uma maior quantidade de conectores, perifericos, velocidades e recursos não disponiveis na plataforma AM4

as placas MSI PRO B550m e B650m estão praticamente o mesmo preco, respectivamente AM4 e AM5

Sim, mas e a sugestão qual é? 

• Moderador
Postado
15 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

O 5700X3D não consome tanto a mais que precise de uma fonte mais potente, aliás em jogos ele vai consumir pouco. O autor do tópico pode manter a fonte dele.

Também tem menos núcleos e threads, então não tem o mesmo desempenho em todos os cenários.

MB acima de R$ 1000 no AM5 vão ser premium

Não, as placas-mãe AM5 são bem carinhas mesmo, tanto é que o chipset intermediário B650 tá cheio de placas nessa faixa de preço pra mais. Premium mesmo vão ser as placas-mãe custando o dobro disso.

A MSI Pro B650M-P tem um VRM péssimo.

15 horas atrás, Thales Iago disse:

Vamos supor que estou disposto a gastar 3 mil pra ir logo pra AM5, você recomendaria ir agora, ou aguardar black friday, natal, ano que vem pra poder ir? Ou os preços já estão estáveis e não vai mudar muita coisa? Tô com muita vontade de migrar pra AM5. 

Sinceramente, não sei. O que me incomoda com a AM5 é a escassez de opções e os preços nada convidativos, talvez isso mude nos próximos meses, talvez surjam mais placas-mãe razoáveis com preço mais em conta. Seria bom também se os preços das memórias DDR5 baixassem.

Eu não posso dizer que entendo essa vontade de migrar pra AM5, mas se é o que você deseja: em relação à placa-mãe eu indico que pegue pelo menos essa daqui: ASRock B650M PG Riptide, o preço não tá aquele absurdo, tem um VRM adequado que não vai te deixar na mão quando precisar fazer o upgrade de processador e possui uma quantidade aceitável de conectores. Uma placa-mãe um pouquinho melhor que eu também indico seria a ASUS TUF Gaming B650M Plus. Perceba que nenhuma dessas placas-mãe são "premium", na verdade são bem intermediárias, esse preço é porque infelizmente AM5 tá com o custo-benefício ruim mesmo, MAS a maioria dos usuários, e imagino que seja o seu caso também, não precisam de placas melhores do que essas, então pode comprá-las e ser feliz.

Aí no processador eu te recomendo pegar o Ryzen 5 7600. O Ryzen 7 7700 seria ainda melhor, mas talvez fique um pouco caro demais. Na Gigantec acho que você encontra o 7600 por um preço legal, geralmente fica na faixa dos R$1.300,00.

Nas memórias o ideal seriam pentes com velocidades de 6000mhz e CL30, o que provavelmente vai te custar uns R$900,00 (pensando num kit de 32GB).

Cooler eu mantenho a indicação inicial que eu dei (DeepCool AG400) e também adiciono alguns como DeepCool AG500, AG400 Plus etc. Se você quiser um cooler que vai segurar qualquer processador que você inventar de colocar nesse sistema no futuro então você pode considerar um Scythe Fuma 3 ou DeepCool AG620.

• Amei 1
Postado
10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

O 5700X3D não consome tanto a mais que precise de uma fonte mais potente, aliás em jogos ele vai consumir pouco. O autor do tópico pode manter a fonte dele.

consumo eh 95w contra os 65w do 5600 ou 7600, porém a placa de Vídeo Rx 6750 consome ate 180w

a fonte de 550w ficaria no limite para o 7600 porém como vai puxar mais pela placa de Vídeo eh razoavel trocar a fonte, eu não montaria esse setup com fonte de 550w, prefiro ter folga, recomendaria a fonte 550w para o conjunto processador + placa de Vídeo ser inferior a 200w, mas cada qual faz suas escolhas

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
22 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

consumo eh 95w contra os 65w do 5600 ou 7600, porém a placa de Vídeo Rx 6750 consome ate 180w

O TDP é 105W. E esse número é inútil porque a AMD faz esse cálculo com o traseiro deles. Em jogos o 5700X3D vai consumir por volta dos 60 - 80W, bem tranquilo. A RX 6750XT em jogos chega a consumir 300W. Mesmo no pior cenário possível (basicamente impossível) com o processador consumindo 100W e a GPU 300W (isso não vai acontecer), ainda sobram 150W pro resto dos componentes.

O 5700X3D é bem eficiente energeticamente, na verdade. Como ilustração, olhe esse gráfico de um vídeo do canal Tech YES City:

image.png

Esse é o consumo TOTAL do sistema, incluindo a GPU e todo o resto. Perceba que mesmo com uma placa de vídeo que consome mais que a 6750XT, o consumo nem chegou nos 400W e o processador consumiu 61W na gameplay do Rainbow 6, detalhe em 1080p, então realmente o limitador do sistema ali era o processador.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

ASRock B650M-HDV/M.2 - R$ 899,99

• O VRM suporta Ryzen 5950X - teste do Hardware Unboxed.
  • Porém, não tem... conectores de "frufru". 😜 

Então posso ir sem medo, com essa placa-mãe que você indicou, e esse processador que vou deixar o link aqui em baixo???

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23411/processador-amd-Ryzen-7-7700-38ghz-53ghz-turbo-8-cores-16-threads-am5-com-cooler-amd-wraith-prism-100-100000592box?srsltid=AfmBOoopd-vTZS6PW5qEOhZiMzDzSgWHXoDblo7YBqFs2B4BA3Vcdl7k

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

O VRM suporta Ryzen 5950X - teste do Hardware Unboxed.

Suponho que esteja se referindo ao 7950X.

17 minutos atrás, Thales Iago disse:

Pode ir na ASRock B650M-HDV/M.2 sim. Mas eu acho que vale os 200 reais a mais pela outra ASRock que eu recomendei, é uma placa mais completa e com melhor VRM, lembre-se que esse é um investimento em uma peça que se pretende que dure muitos anos, até porque esse é o trunfo da plataforma AM5.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...