Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom(a) dia, tarde e noite. Trabalho com renderização gráfica, programas como 3DS MAX e Blender, que dependendo do projeto, são muito exigentes em relação ao hardware, principalmente processador e memória RAM. 

Hoje meu computador de trabalho "quebra o galho" na maioria das vezes, mas como cada vez mais projetos complexos estão entrando, meu PC está começando a não aguentar o serviço tão bem. E está na hora de fazer um investimento em um upgrade. (Estou planejando realizar esse investimento no final do ano, no máximo, janeiro de 2025).

Meu setup atual é:

Ryzen 5 3600x.

ASUS RTX 2070.

4x RAM XPG Gammix D30 8GB,3200MHz DDR4 CL16.

Fonte Corsair TX550M 550W 80 Plus Gold Semi Modular.

Gabinete Corsair Carbide Series Spec Delta.

Fiz uma lista de novos componentes para fazer uma cotação. A lista é a seguinte:

Ryzen 9 7950X.

ASUS RTX 4070.

placa-mãe ASUS PRIME X670-P AM5.

Kit RAM Kingston Fury Beast, 128Gb 5200mhz DDR5 (4x32Gb).

Water Cooler Corsair H100 240mm.

Fonte Corsair RM1000E 1000W, 80 Plus Gold.

3x SSD 1 TB WD Black SN770, M.2.

Gabinete Corsair 2500D.

O valor total ficou em torno de R$ 18.000. Para orçar usei a Kabum e Pichau.

É um investimento muito alto, porém quero montar esse PC novo para não me preocupar com hardware por alguns anos. Gostaria de saber a opinião de vocês, experts do hardware, se estou planejando comprar componentes que não valem a pena comparado a outros modelos, e se for o caso, qual modelo. E também, se possível, gostaria de saber mais ou menos quanto conseguiria vendendo meu hardware atual, não me importo de vender as peças separadamente. E também, escolhi o gabinete Corsair 2500D, porém reparei que tem o 6500D, que custa quase o triplo, alguém sabe me dizer a diferença entre os dois? Por aparencia são identicos, então fiquei com essa dúvida também.

E um adendo, a GPU RTX 4070 em teoria não seria necessária caso fosse usar apenas para trabalho, poderia continuar com minha 2070, mas quero um modelo mais atual e potente, tanto para não me preocupar com hardware e por que eu gosto de jogar uns jogos nas horas vagas 🙂

Agradeço desde já pela atenção. Abraço.

• Membro VIP
Postado

Não sou especializado em hardware, mas sim em software. Pelo que conheço do desempenho das peças que você escolheu, está montando um belo monstro. No entanto, creio que a única sugestão de melhoria de performance que eu poderia fazer é:
Usar menos pentes de RAM (dois, em vez de quatro pentes, para ser mais específico).

Isso se deve ao seguinte: para tarefas como renderização e jogos, que vão exigir intensa troca de dados entre processador e RAM, usar dois pentes ocupa menos trilhas PCIe, o que permite que a controladora de memória do seu processador (e as memórias em si) consigam trabalhar em frequências mais altas. Se o seu processador fosse projetado para quad channel, aí a história seria bem diferente (mas ele precisaria ser um Threadripper ou um Xeon pra isso). Assim sendo, use dois pentes de 64GB. Deve ser mais eficiente do que 4 pentes de 32GB.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para PC para trabalho(~R$18.000,00): Prime X670-P, Ryzen 9 7950X, 128GB e RTX 4070

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!