Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Tiago Alves114

Olá! Pelo que você mencionou, atualmente você tem 1 módulo de 16GB da Netac Shadow 3200MHz e está pensando em adicionar um módulo de 8GB da Mancer Magnus, 3200MHz.

Compatibilidade

1. Ambos os módulos possuem a mesma frequência (3200MHz), o que é um bom sinal em termos de compatibilidade. No entanto, há algumas coisas a considerar ao adicionar um segundo módulo de RAM:
  2. Capacidade Diferente: Você está combinando um módulo de 16GB com outro de 8GB. Isso pode funcionar, mas o desempenho em dual-channel será limitado pela menor capacidade. O sistema usará 8GB de cada em dual-channel, e os 8GB restantes do módulo de 16GB funcionarão em single-channel. Isso ainda pode proporcionar uma melhoria de desempenho em alguns cenários, mas não será o ideal.
  3. Latências Diferentes: Verifique as latências do seu módulo Netac atual. A Mancer Magnus tem uma latência CAS de 16. Se a Netac tiver latências diferentes, o sistema pode ajustar automaticamente para a latência do módulo mais lento, o que pode afetar um pouco o desempenho.

Vai ter um ganho de desempenho?

• Sim, você terá um aumento de capacidade de memória (passando de 16GB para 24GB), o que pode ser útil para aplicativos que exigem mais RAM, como edição de vídeo, multitarefa pesada ou jogos que usam bastante memória. No entanto, o ganho de desempenho não será tão alto quanto se você tivesse dois módulos de 16GB em dual-channel, já que parte da memória estará em single-channel.

Sugestões

1. Se possível, o ideal seria adicionar outro módulo de 16GB para garantir que todo o sistema funcione em dual-channel, maximizando o desempenho. Caso o orçamento seja apertado, adicionar o módulo de 8GB ainda trará benefícios, especialmente se você estiver utilizando bastante memória em suas atividades.
  2. É recomendável que os módulos de RAM sejam da mesma marca e modelo para garantir a melhor compatibilidade possível. Quando você utiliza memórias de marcas diferentes, pode haver pequenas variações em termos de latência, tensão ou até mesmo arquitetura dos chips, o que pode impactar o desempenho ou até causar instabilidades em alguns casos. Usar módulos idênticos, preferencialmente comprados em kit, garante que eles foram testados juntos e operam de maneira otimizada em dual-channel. Isso também reduz o risco de possíveis conflitos de compatibilidade. Se puder, tente optar por uma memória Netac de 16GB para combinar com a que você já tem e garantir uma configuração mais estável e eficiente
Postado

@Tiago Alves114 Tá funcionando no meu e ainda ativou o dual channel sem problema. Eu to usando 1 ram 16gb 2400mhz da hyperx e 1 ram de 8gb da vengeance 2400mhz, só não sei dizer se tá funcionando na melhor perfomance que as memórias podem oferecer.

Postado
11 horas atrás, NovatoEmTI disse:

@Tiago Alves114 Tá funcionando no meu e ainda ativou o dual channel sem problema. Eu to usando 1 ram 16GB 2400MHz da hyperx e 1 ram de 8GB da vengeance 2400MHz, só não sei dizer se tá funcionando na melhor perfomance que as memórias podem oferecer.

Para verificar isso, há programas que testam a taxa de transferência das memórias. Não é o ideal combinar memórias de tamanhos diferentes, porém, se lhe atendeu, tudo bem.

Os termos "m h z" e "gb" não existem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!