Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, comprei um PC para tarefas simples e trabalho em uma loja de informática, o PC veio apenas com uma ventoinha na parte traseira além do cooler do processador, gostaria de adicionar 2 fan cooler na parte superior e 3 fan cooler na parte da frente do gabinete, gastei muito com esse PC, não pretendo comprar fan cooler caro até porque vou usar para trabalho, talvez alguns jogos simples mas não será o foco, não me importo com RGB, até prefiro sem se possível, mas prefiro o menor preço com custo e beneficio.

Meu PC tem essas especificações: Gabinete Redragon Superion, Processador: Ryzen 5 5600G, placa-mãe: A520M-E, 16gb ram, fonte Corsair 650w, placa de Vídeo: GTX 1660 Super

Postado
2 horas atrás, PauloT8G disse:

....gostaria de adicionar 2 fan cooler na parte superior

Errado, se o objetivo for refrigeração quando usando air cooler mais de um fan no topo não ajuda, pelo contrário, atrapalha.

Para esse PC basta adicionar uma fan na frente, fazendo admissão de ar.

O fan que presta para refrigeração - tem bom CFM e pressão; mais barato do mercado é o Cooler Master Sickleflow 120 - sem "frufru", uns R$ 38,00 (Gigantec).

Agora se quer encher o PC de fans por causa de "frufru" qualquer fan de ~R$ 10,00 cumpre este objetivo. O povo gosta dos RizyMody, que diz ter "50CFM" mas na pratica é uns 30. Para esse proposito acho mais interessante os kits da AceGeek

Postado
44 minutos atrás, 1lokos disse:

Errado, se o objetivo for refrigeração quando usando air cooler mais de um fan no topo não ajuda, pelo contrário, atrapalha.

Para esse PC basta adicionar uma fan na frente, fazendo admissão de ar.

O fan que presta para refrigeração - tem bom CFM e pressão; mais barato do mercado é o Cooler Master Sickleflow 120 - sem "frufru", uns R$ 38,00 (Gigantec).

Agora se quer encher o PC de fans por causa de "frufru" qualquer fan de ~R$ 10,00 cumpre este objetivo. O povo gosta dos RizyMody, que diz ter "50CFM" mas na pratica é uns 30. Para esse proposito acho mais interessante os kits da AceGeek

Amigo, sou do time que não gosta do "frufru" eu não gosto de luzinhas de natal no pc kkk, eu vi a sua recomendação em um outro tópico sobre a fan cooler sickleflow e fui pesquisar sobre ela, gostei muito mas achei o cabo dela curto, pode ser que se eu colocar o fan cooler na parte da frente do pc o cabo não alcance os pinos da placa-mãe, essa seria a única opção custo/beneficio nessa faixa de preço?

Postado

É isso mesmo, o cabo das Sickleflow é curto - uns 31 cm (tenho delas aqui), então vai precisar de um cabo splitter PWM ou HUB PWM.

O problema é que abaixo do preço delas é tudo "farinha do mesmo saco", em geral fans com conector Molex, sem PWM - rotação e ruído fixo, CFM/pressão fake, com valores abaixo dos mínimos recomendados de ~CFM 50+, pressão 1+.

Veja se acha a Aigo AR12 PRO com bom preço, ela vem com cabo PWM e ARGB com bom tamanho e conectores "macho e fêmea", então pode ser ligadas enfileiradas (Dayse Chain) até quatro por conector da placa-mãe.

Elas prometem CFM 74, pressão 2,2mmH20 mas é fake, no comparativo empírico do Rockm Gamer entrega uns 55% destes valores ~  CFM 52 pressão 1.6mmH20, o que ainda é ainda razoável. 

• Pedroou alterou o título para Recomendações de Fan Cooler custo-benefício para gabinete Redragon Superion
Postado
10 horas atrás, 1lokos disse:

É isso mesmo, o cabo das Sickleflow é curto - uns 31 cm (tenho delas aqui), então vai precisar de um cabo splitter PWM ou HUB PWM.

O problema é que abaixo do preço delas é tudo "farinha do mesmo saco", em geral fans com conector Molex, sem PWM - rotação e ruído fixo, CFM/pressão fake, com valores abaixo dos mínimos recomendados de ~CFM 50+, pressão 1+.

Veja se acha a Aigo AR12 PRO com bom preço, ela vem com cabo PWM e ARGB com bom tamanho e conectores "macho e fêmea", então pode ser ligadas enfileiradas (Dayse Chain) até quatro por conector da placa-mãe.

Elas prometem CFM 74, pressão 2,2mmH20 mas é fake, no comparativo empírico do Rockm Gamer entrega uns 55% destes valores ~  CFM 52 pressão 1.6mmH20, o que ainda é ainda razoável. 

Seria esse cabo aqui Cabo Splitter PWM 1T3 no caso seria vantajoso ainda optar pelo sickflow com esse cabo ou o Aigo AR12 PRO daria conta do recado gerando um bom fluxo de ar?

Postado

A fan Sickleflow movimenta mais ar e é mais silenciosa, uma ou duas já resolve o airflow para este hardware que usa. A AR12 PRO também resolverá, só esteja consciente que esta comprando "gato por lebre".

Além do cabo splitter PWM pode usar um HUB PWM, o que é preferível pois deixa os cabos mais organizados, sai apenas um cabo da placa-mãe. Ai no link tem dois modelos, um com conector Molex e um com conector SATA, para a alimentação pela fonte.

Postado
6 minutos atrás, 1lokos disse:

A fan Sickleflow movimenta mais ar e é mais silenciosa, uma ou duas já resolve o airflow para este hardware que usa. A AR12 PRO também resolverá, só esteja consciente que esta comprando "gato por lebre".

Além do cabo splitter PWM pode usar um HUB PWM, o que é preferível pois deixa os cabos mais organizados, sai apenas um cabo da placa-mãe. Ai no link tem dois modelos, um com conector Molex e um com conector SATA, para a alimentação pela fonte.

E simples de usar o hub? posso colocar em qualquer parte do gabinete e o fio chega ao fan cooler?

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Sim, vem com fita adesiva dupla face, cole atrás do suporte de placa-mãe, numa posição que fique conveniente para os cabos.

sg-11134201-23010-9m7tmqf0g7lv4a.webp

E uma controladora não seria mais vantajoso?

Postado

A controladora será vantajosa para o uso de fans com LEDs.

Tome cuidado que seja:

• Controladora com HUB PWM integrado, assim expande os conectores PWM e ARGB da placa-mãe para até 8-10 fans - depende do modelo da controladora.

• Que seja no padrão LED ARGB (5v, conector de 3 pinos com falhas [oo o]) que é o padrão moderno. RGB 12V é obsoleto - poucas cores e efeitos pobres; e já tem pouca oferta de controladora nesse padrão.

• Que não seja os modelos "baratex" com conector de 6 pinos, tipo que não suporta fan convencional com conector PWM, apenas fan com conector do mesmo tipo - 6 pinos; isso foi uma "invenção" Chinesa para baratear os custos de produção, então só acha fan "baratex" e fraco (CFM e pressão) com esse conector de 6 pinos, dá para diminuir a rotação - e CFM, pressão; por variação de tensão através de botões no controle remoto IR, de forma fixa* Mas diminuir o que já é ruim não faz muito sentido. É coisa para "enfeite", para que acha que é vantagem entupir o gabinete de fans, assim não gasta tanto. 😜 

Exemplo de "controlador de arco-íris" abacaxi:

Sba63ecfcaa474eba99a90db8b2265e67y.jpg

* No fan com PWM o controle de rotação é dinâmico, gerenciado pela curva de fan do BIOS ou programa, aumenta a rotação quando a temperatura do CPU aumenta, diminui a rotação quando a temperatura do CPU reduz. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...