Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando meu primeiro PC, quase todas as peças já foram adquiridas, meu gabinete será um Acegeek Striker A411 Mesh, e já estou pensando nas ventoinhas que poderei adquirir para melhorar o air flow do PC. As ventoinhas suportadas por esse gabinete são: 

• Frontal: 2x 140mm ou 3x 120mm;
  • Superior: 2x 140mm ou 2x 120mm;
  • Traseira: 1x 120mm;

Minha placa-mãe é uma A520M S2H, o processador é um Ryzen 5 5600GT, optei por um processador com vídeo integrado pois não estou com condições de adquirir uma placa de vídeo dedicada no momento (jogos não são uma prioridade urgente para mim), mas futuramente pretendo adquirir uma RX 6650 XT. Também optei por usar Air Cooler ao invés de Water Cooler, embora o gabinete suporte WC de 360mm Frontal ou WC de 240mm Superior.

Por isso, gostaria de algumas indicações sobre quais ventoinhas posso adquirir, com um bom CFM e pressão. Inicialmente, após uma breve busca, achei um kit interessante da Aigo. Peço que deem uma olhada nele também e me digam o que acham. Desde já, agradeço!

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, JulioRK disse:

Opa, cara recomendo essas da Rise mode laser tenho 9 e nunca deu problemas, sempre entra em promoção, no caso, agora. Penso em trocar por essas Rise Mode Energy que são mais bonitas ainda.

Fans da Rise são mais para enfeite que para fazer vento, aliás usar um monte de fans pode acabar prejudicando o fluxo de ar.

Para o gabinete que quer usar, 4 fans é suficiente. Sendo 3x120mm na frente e duas atrás. Ou 2x 140mm, e 1x 120mm.

Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Fans da Rise são mais para enfeite que para fazer vento, aliás usar um monte de fans pode acabar prejudicando o fluxo de ar.

Para o gabinete que quer usar, 4 fans é suficiente. Sendo 3x120mm na frente e duas atrás. Ou 2x 140mm, e 1x 120mm.

Aqui o fluxo de ar é bom, não são só de enfeite, pode ter acontecido alguma coisa com você. kkkkk Mas tu nem recomendou nenhuma.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, JulioRK disse:

Aqui o fluxo de ar é bom, não são só de enfeite, pode ter acontecido alguma coisa com você.

Atualmente só uso as 3 que vem no Montech air 903 por padrão, uma 140mm do Montech precisa 2 Rise para fazer o mesmo vento.

6 minutos atrás, JulioRK disse:

Mas tu nem recomendou nenhuma.

Já tive um kit desses e apenas estou dizendo que não vale a pena compra.

Assim como não vale a pena comprar o gabinete que ele escolheu e gastar mais pelo menos R$ 150,00 em fans***, já que os gabinetes Montech vem com fans. O air 903 base R$ 350,00 preto e R$ 299,90 na versão branca.

Porém, pode usar a Pcyes Sangue frio 2 ou 3 ou Cooler Master sickleflow 120mm.

Detalhe é precisa de um controladora ou cabo splitter.:

Cabo para 4 fans.

HUB/Controladora

Para versão de fans com ARGB/RGB precisa usar outra controladora/HUB.

***apenas se quer algo compacto ou menor, já que o Montech air 903 é grande.

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Para o gabinete que quer usar, 4 fans é suficiente

O gabinete será este, não compreendi a seguinte menção:

56 minutos atrás, Pedroou disse:

apenas se quer algo compacto ou menor, já que o Montech air 903 é grande

Eu até poderia optar por este gabinete, mas não tem na Pichau, tenho um vale-compras lá e queria usá-lo para pegar o gabinete. 

Perdão a ignorância nesses assuntos, é a primeira vez que decido montar um PC, peça por peça, e confesso que escolher alguns componentes tem sido desafiador. Poderia me enviar o link de algumas recomendações?

Postado
2 horas atrás, JulioRK disse:

... recomendo essas da Rise mode laser tenho 9 e nunca deu problemas, 

Ok, não dão problema, mas para refrigeração são ineficientes, mais vale 3-4 de boa qualidade, ex. Cooler Master Sickleflow 120 - CFM 62, pressão 2.5 - R$ 38,00 (versão sem "frufru").

O CFM divulgado para as Rizy é fake.

• - Fluxo de ar do Fan: 50 CFM
  • - Velocidade do fan: 1650 RPM

Note que independente do formato da fan, da RPM  sempre é  "50 CFM", indicando que é um número chutado, e na faixa dos 30-40, ou seja fraca, é a mesma coisa com outras marcas genéricos (OEM re-etiquetado) e com Aigo - vide este vídeo.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Pedroou disse:

Eu achei o Gabinete Montech air 903 muito grande, faz sentido pegar algum para comprar fans separadas se quiser algum gabinete menor

Sim, optei por um gabinete mais compacto e sem fans. Penso que o que economizarei no gabinete sem as fans, poderei comprar fansde  qualidade avulsas.

No caso da Cooler Master Sickleflow 120mm, precisarei comprar a controladora separadamente, correto? 

Quantas ventoinhas me indica? Três frontais e uma traseira?

Vale mencionar que o air cooler que desejo adquirir é o Deepcool AG400 (talvez o AG400 Plus se eu encontrar uma promoção daqui para lá).

Postado
56 minutos atrás, AndersonCamposs disse:
Citação

1 hora atrás, Pedroou disse:

Para o gabinete que quer usar, 4 fans é suficiente

O gabinete será este, não compreendi a seguinte menção:

O gabinete é OK. Porém não precisa encher de fans, como com as fracas Rise Mode recomendadas acima.

Citação

...  optei por usar Air Cooler ao invés de Water Cooler

Opção sensata, já que um Ryzen 5600GT não tem a menor necessidade de um WC.

Saiba que quando usando air cooler não tem razão pratica para colocar mais do que um fan no topo de gabinete, a explicação neste teste da NZXT. Claro, se quer "rasgar" dinheiro colocando "de enfeite" não tem problema. 😉 

Comprando 4 fans, coloque 2 na frente admitindo ar - mas se prioriza o "enfeite", para deixar a frente em harmonia coloque 3.

Uma na traseira como exaustor - vai extrair o ar quente expelido pelo air cooler, e caso não tenha colocado 3 na frente, use a outra fan no topo, perto do fundo, vai extrair ar quente da região do VRM.

Airflow-air-cooler.jpg

Note que a  terceira fan na frente, em baixo ajuda a GPU, mas como não vai usar GPU dedicada...

Também leve em consideração as conexões da placa-mãe, no caso da A520M s2H:

• Conectores de I / O internos:
  • - 1 x Header do ventilador da CPU <<<<<<<<<<<<<<< usado para o cabo do fan do air cooler.
  • - 2 x Conectores de ventilador do sistema <<<<<<<<< vai precisar de cabo splitter, HUB PWM para expandir para mais do que 2 fans. *
  • - 1 x Header de tira LED endereçável <<<<<<<<<<<< vai precisar de cabo splitter ARGB ou HUB ARGB ou controladora ARGB para expandir para mais do que 1 fan. *
  • - 1 x Header de tira LED RGB <<<<<<<<<<<<<<<<<< RGB 12V 4 pinos, padrão obsoleto - poucas cores, efeitos pobres, "pisca pisca" árvore de Natal.

* Ao invés de comprar cabo splitter, HUB PWM, HUB ARGB... compre uma controladora ARGB com HUB integrado, por exemplo a Coolmoon (não é o modelo com conector de 6 pinos) que tem:

• 9 conectores PWM para fans
  • 9 conectores ARGB 5V 3 pinos para os LEDs de 9 fans
  • 2 conectores  para fitas de LEDs ARGV 5V.
  • Controle pelo controle remoto IR e ou botão LED/Reset no I/O do gabinete ou por software de placa-mãe ou open source.

Mas se acha fan como a Cooler Master Sickleflow 120 cara, e vai comprar genéricas "de enfeite" opte por este kit da Acegeek: 

Acegeek Prime - R$ 159,99

• Controladora com conectores de 6 pinos - tipo barato, cujo conector não é compatível com fans de qualidade como o Sickleflow 120.
  • Controle remoto IR.
  • Cabo ARGB 5V para sincronia com conector ARGB 5V de placa-mãe para controle por software.
  • 5 fans 120mm com LED ARGB 5V que prometem:

Velocidade da ventoinha:1200±10% RPM *

Ruído da ventoinha: 26,4 dBA *

Fluxo de ar: 55,92 CFM

Pressão do ar:1,56mm H2

* A RPM e o nível de ruído baixo indicam que esses "55,92 CFM" é "P.M.P.O.", "para Inglês ver".

Consideração:

AceGeek Striker A411 - R$ 219,99

Kit AceGeek Prime - R$ 159,99 - tem com 3 fans por 109,99

Total: R$ 379,99 ou R$ 339,99

Montech Air 903 Base (branco)-  R$ 299,99

3 fans 140mm, PWM, CFM 85, pressão 2.5  - nos comparativos do Rockm Gamer - link acima, as fans Montech ficam próximo do anunciado.

O "Gersinho, jogador de CS" pode argumentar: "Ain, mais só vein 3 fã cem LED". De fato, o "enfeite" é pouco, mas fazem bonito na refrigeração: 😉 

Air-903-CPU.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, AndersonCamposs disse:

No caso da Cooler Master Sickleflow 120mm, precisarei comprar a controladora separadamente, correto? 

Sim, ou o cabo splitter, algum dos dois que eu coloquei naquele link.

Postado
4 horas atrás, Pedroou disse:

algum dos dois que eu coloquei naquele link

Encontrei as fans SickleFlow por um preço agradável na Kabum, na oportunidade procurei uma controladora, para pagar um único frete pela mercadoria, e não fretes separados em lojas diferentes. Encontrei esta da Rise Mode , possui nove portas PWM, mais do que suficiente para as quatro fans SickleFlow que irei adquirir. É uma boa escolha?

Postado
4 horas atrás, AndersonCamposs disse:

Encontrei esta da Rise Mode , possui nove portas PWM

Apesar da etiqueta Rise Mode pelo preço pode comprar, não vai achar nada mais barato.

A propósito, a fan Sickleflow 120 "frufru'less" que tem na Kabum por R$ 44,00 é vendida pela Gigantec, que vende no seu site por R$ 38,61.https://www.gigantec.com.br/cooler-sickleflow-cooler-master-120mm-1800-rpm-preto.html?srsltid=AfmBOooKDP_3UVMUR9WhYtp_oSkUJ0VrQSpawRqP_Pp4uNuOwlb5RqRQ

O frente da Gigantec é R$ 1,81 mais caro que o da  Kabum - pelo menos para o meu CEP (MG).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!